junho 13, 2006

Salame de Chocolate na forma



Gosto muito de salame de chocolate, mas às vezes tenho preguiça de o enrolar no papel de alumínio... empurra daqui, enrola dali... bah.

Resolvi metê-lo na forma do bolo inglês, e não me dei mal!

À receita base fiz algumas alterações: achei que levava manteiga a mais e, como está calor e não queria usar ovos em cru, substituí os dois ovos indicados por 4 colheres de sopa de leite condensado e não pûs açucar.

Foi assim:
Desfiz 2 pacotes de bolacha maria para uma tijela, deixando alguns pedaços de bolacha inteiros, como habitualmente. Derreti 100g de chocolate em tablette com 100 g de manteiga (a receita dizia 250g!!) e misturei nas bolachas. Pûs uma pitada de canela e o leite condensado. Misturei tudo muito bem até ficar homogéneo e o chocolate ter sido absorvido pela bolacha.

Transferi o preparado para a forma, untada com manteiga, e calquei bem com as mãos, para não deixar espaços vazios; levei ao frigorífico. Ao fim de alguma horas foi possível cortá-lo às fatias, como vêem na foto.
Acho que forrando a forma com papel vegetal, filme ou alumínio, será mais fácil desmoldá-lo. Da próxima vez experimento.

No salame podemos sempre usar outras bolachas: de manteiga, petit lu, de chocolate...
É bom para aproveitar os "fundos de pacote" e quanto maior a variedade mais rico o sabor.

7 comentários:

Anónimo disse...

Que boa ideia ...aki por casa gostam muito de salame mas eu ODEIO o enrola enrola do papel...e as tuas alteraçoes são muito boas...para próxima se tiveres uns pedacinhos nozes junta fica muito bom...

Li disse...

Lá se vai a linha...
Mais um post delicioso!
Adoro este blog!

Anónimo disse...

Se o problema é enformar, para quê enformar?! Ele é bom de qualquer maneira! =D Jinhos

Anónimo disse...

Se o problema é enformar, para quê enformar?! Ele é bom de qualquer maneira! =D Jinhos

Paula disse...

Kati, pois é, nozes, algumas passas... ficam muito bem.

Marie, ai a linha! o meu eterno problema... comemos só um bocadinho ;)


Joaninha, querias dizer para quê desenformar, não era?...

Li disse...

Pronto, já desgracei a linha!
Ontem fui convidada para um churrasco, um BBQ, como lhe chamam por aqui. Não consegui resistir... Experimentei fazer esta delícia e lá fui eu com a forma de bolo inglês atrás. Foi um verdadeiro 'sucesso internacional', isto porque levou largos elogios de pessoas oriundas de Portugal, Chile, Mexico, Escócia,Taiwan, México, Perú e Inglaterra!
Não há nada como a qualidade dos ingredientes e a simplicidade de uma boa receita!
Um GRANDE obrigada!
=)

Paula disse...

Marie, fico muito feliz por si, e por lhe ter sido útil!