Mostrar mensagens com a etiqueta bolachas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bolachas. Mostrar todas as mensagens

junho 20, 2012

Perrunillas Extremeñas



Aqui ao lado há uma lista de blogs de que faz parte o Asopaipas, um blog espanhol de que eu gosto muito.
Foi de lá que veio a receita destas bolachas deliciosas. Segundo o José Manuel, as perrunillas são uma especialidade natalícia.

Fiz apenas metade da receita original, dividi a massa em porções muito mais pequenas (na receita indicam-se 100g de massa por peça) e obtive 18 bolachas muito friáveis e saborosas. 

Deixo aqui a receita na íntegra, tal como foi publicada. A tradução é minha e é livre, claro!


750 g de farinha
350 g de banha de porco
200 g de açúcar
4 g de anis em grão
5 g de raspa de limão
2 gemas de ovo
25 g de aguardente
3 g de canela
2 claras de ovo e açucar para polvilhar as bolachas.

Separamos as gemas das claras e reservamos as segundas. 

Misturam-se todos os outros ingredientes menos a farinha, que deixamos para o final. Vamos incorporando a farinha pouco a pouco e amassamos bem, aproximadamente uns 10 minutos.

Formamos bolinhas de 100 g e colocamos no tabuleiro do forno, esmagando-as um pouco. Pintamos com as claras de ovo e polvilhamos generosamente com açucar. Levamos ao forno a 200ºC durante uns 20 minutos, ou até que se apresentem douradinhas.



setembro 13, 2011

Bolachas (cookies?) de chocolate das Joanas...


 Estas bolachas foram feitas pela minha filha Joana, a partir de uma receita de outra Joana...
São absolutamente deliciosas e viciantes! Cuidado, chocoólatras, porque é muito difícil parar sem as comer todas!
Em casa não as voltamos a fazer sem dobrar as quantidades, mas aqui fica a receita original:

100g de manteiga sem sal
100g de açucar mascavado
100g de açucar branco, normal
1 ovo batido
1/4 café de essência de baunilha
150g de farinha sem fermento
1 pitada de fermento em pó
50g de cacau
100g de chocolate de culinária partido em pedacinhos










Aquecer o forno a 180ºC e forrar 2 tabuleiros com papel vegetal.

Bater a manteiga com os açucares, em creme. Juntar o ovo e a baunilha.
Peneirar juntos a farinha, o cacau e o fermento; juntar à mistura anterior.
Por fim adicionar os pedacinhos de chocolate (eu bati a tablete, ainda na embalagem, com o martelo dos bifes e resultou em pedaços pequeninos e apropriados).

Com a ajuda de uma pequena colher colocar porções de massa, espaçadas, nos tabuleiros.
Levar ao forno - vigiando, porque cada forno é um forno! - durante 10 a 15 minutos.

Descolar com cuidado, porque as bolachas saem ainda moles do forno, e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Assim que arrefecem ficam na consistência ideal. Guardem numa caixa hermética, se sobrarem algumas!


P.S. Um grande obrigado à Joana Roque pela receita destas delícias.


abril 30, 2009

Fiz os sablées da Leonor...



















Conhecem a Leonor, não conhecem?!

Fiz os sablées de vinho branco e óleo que ela publicou há dias, para nosso gáudio.

Não tinha açucar em pó, moí açucar vulgar no moinho do café... Não ficaram tão branquinhos como os dela, mas eram deliciosos!

Digo "eram" porque já não há nenhum...

abril 20, 2009

Enfarinhados de chocolate



















Estes bolinhos conservam-se muito bem durante vários dias, e mais, ganham em sabor com o passar do tempo! Óptimos para acompanhar uma chávena de café, não são excessivamente doces.

São lindos e fáceis de confeccionar.
A receita foi publicada na revista "Vaqueiro" nº 62, de 1999.

Para os fazer precisam de:

200g de chocolate para culinária
100g de margarina
100g de açucar amarelo
3 ovos
200g de farinha
20g de cacau em pó
1 colher sobremesa de fermento em pó
açucar em pó q.b.

Num tachinho derrete-se o chocolate com a manteiga em lume brando. Retira-se o tacho do lume e junta-se o açucar, mexendo até dissolver.

Transfere-se o preparado para uma tigela e juntam-se os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.

Finalmente envolve-se com uma colher de pau a farinha, previamente peneirada com o cacau e o fermento. Cobre-se a tigela e leva-se ao frigorífico durante 2 horas.

Se quiserem abreviar o tempo de espera guardem no congelador durante meia hora.
Aproveitem para pré-aquecer o forno a 170ºC.

Passado o tempo de repouso moldam-se bolinhas do tamanho de nozes, que se envolvem muito bem em açucar em pó.

Levam-se a cozer num tabuleiro de forno previamente untado, durante 10 1 15 minutos.
Atenção! Perdem muito se os deixarem cozer excessivamente...

Depois de frios, guardar em caixa hermética.

junho 10, 2008

Meias-Luas de Côco


Não tenho tido tanto tempo como gostaria para retribuir os comentários que por aqui deixam, nem para comentar as delícias que vão aparecendo nos vossos blogs, mas, sempre que posso, dou uma espreitadela!

Esta comunidade tem crescido a olhos vistos, o que torna ainda mais difícil acompanhar e comentar assiduamente.

A receita que se segue foi publicada pela Céline, do blog "Palais des Délices", de que já por aqui falei.
É de origem marroquina, e, tal como aconteceu com outras receitas dela que já testei, estes biscoitinhos revelaram-se deliciosos! Perfeitos para acompanhar uma chávena de chá ou café, e muito fáceis de fazer. Não mudei uma vírgula...

Depois de cozidos, os mais gulosos podem ainda mergulhar uma das extremidades dos biscoitos em chocolate derretido e deixá-los secar.

Então, para conseguir um belo prato de biscoitos são precisos:

250g de manteiga sem sal, amolecida
200g de açucar
20 cl de óleo alimentar
Algumas gotas de extracto de baunilha
100g côco ralado
2 colheres de café de fermento em pó
+ ou - 900g de farinha
2 ovos

Para envolver os biscoitos : 120g de côco ralado, misturado com 100g de açucar.


A preparação:

Num recipiente misturar bem a manteiga com o açucar, até obter uma mistura cremosa. Juntar o extracto de baunilha, o óleo, os ovos, o côco e o fermento. Juntar a farinha gradualmente, de forma a obter uma massa maleável e fácil de trabalhar.

Pré-aquecer o forno a 180°C. Preparar um tabuleiro para dispôr e cozer os biscoitos.
Moldar a massa em forma de pequenos dedos (crescem um pouco durante o preocesso de cozedura, mas não muito) e passá-los na mistura de côco e açucar. Arqueá-los ligeiramente, para lhes dar a forma de meias-luas.


Cozer durante 10 a 15 minutos, até que fiquem ligeiramente dourados.
A Céline adverte que não devem deixar-se corar em demasia... Pela minha parte acho que os deixei dourar um pouco mais que ela... Uma questão de gosto pessoal.
Também não resisti a "brincar" com as formas e fazê-los noutros formatos, nomeadamente luas-cheias :D

novembro 26, 2007

Bolachinhas com corintos



Faz por cá muito frio, e à noite, um chá bem quentinho com bolachinhas é sempre bem vindo. Mais ainda se forem caseiras, como estas!

As quantidades indicadas só pecam por pequenas; para encher uma bela caixa de folha com elas, há que dobrar a receita.

Cá vai:

100g de manteiga
150g de açucar
raspa de 1 laranja
2 ovos
250g de farinha com fermento
50g de corintos

Amassar primeiro a manteiga com o açucar, a raspa de laranja e os ovos. Em seguida juntar a farinha, e por fim as passas.

Dispor colheradas da massa num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Levar ao forno (180ºC) já quente, até ficarem douradinhas. Descolar as bolachinhas assim que sairem do forno, deixar arrefecer e... guardar algumas, se sobrarem.

setembro 10, 2007

Bolachinhas coloridas

Esta é a reportagem de uma tarde bem passada, em que as minhas filhas e a minha sobrinha muito se divertiram, e todos nos regalámos com as bolachas, que são mesmo muito boas.

Miúdos gostam de amassar, cortar e decorar, não é?

Foram as mais velhas que prepararam a massa:


Os ingredientes:
300g de farinha
5 colheres de açucar
2 gemas
200g de manteiga fria
2 a 3 colheres de sopa de água
1 pitada de sal

Colocam-se os elementos secos em monte, abre-se uma covinha e deitam-se aí as gemas e a manteiga, cortada em pedacinhos. Amassa-se tudo à mão e vai-se juntando a água, aos poucos, até se obter massa lisa. Forma-se uma bola, cobre-se com película aderente e leva-se ao frio durante pelo menos 1/2 hora.

Depois começa a parte divertida:
Estende-se a massa com o rolo sobre uma superfície enfarinhada até ficar com uma espessura de 1,5 cm.


Isto feito, convidam-se as mãozinhas sapudas para cortar as bolachinhas:















Ficam bonitas, não ficam?




Em seguida colocam-se num tabuleiro untado e enfarinhado e levam-se ao forno (previamente aquecido) por 10 a 15 minutos.


Saem de lá assim (entretanto já estão todas cheias de fome, porque cheira muito bem na cozinha):
















Depois fornecemos açucar em pó, corantes, gomas, chocolate granulado e drageias. E a miudagem decora as bolachinhas a seu gosto:



Dignas de uma festa, não ficaram? Têm talento, as miúdas... E sempre fizeram a festa, enquanto as comiam!