Mostrar mensagens com a etiqueta Maionese. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Maionese. Mostrar todas as mensagens

setembro 09, 2013

Fondue dos Pobres


Vi esta receita no blog Cinco Sentidos na Cozinha (link aqui ao lado) há mais de 3 anos, imaginem! Fiquei com imensa vontade de experimentar, e só agora o fiz.
Não imaginam a quantidade de receitas que eu anoto para experimentar!... Se as cozinhasse as todas acho que nunca mais repetiria um prato durante o resto da minha vida.

O pãozinho rústico da foto acima também contribuiu em muito para me relembrar desta receita: foi vê-lo para logo desejar aplicá-lo em qualquer coisa nova. O facto de não ser redondo ainda me aguçou mais o apetite; achei que o recheio ficaria espalhado numa superfície maior e mais estaliça. E ficou.

Nesta primeira foto o pãozinho ainda não tinha dado entrada no forno. Depois de por lá passar ficou assim: 



Apetitoso, verdade?

Então, faz-se assim:
Mistura-se um frasco pequeno de maionese (eu cá usei da que eu faço!) com meio chouriço corrente picado (usei chouriço de carne picante, da Guarda), 1/2 cebola, igualmente picada, e 100g de queijo ralado (aqui usei fatias de flamengo cortado em tirinhas, era o que havia).

Corta-se uma tampa ao pão e reserva-se; retira-se o miolo à outra parte, para obter uma espécie de recipiente, que se recheia com o preparado acima.

E leva-se ao forno, a "taça" e a "tampa". Quando o recheio fica douradinho, está pronto a servir. A crosta tostada é a primeira a desaparecer, barrada com o recheio suculento ;)

Cá em casa todos adorámos esta guloseima calórica, que já correu blogs, inventada não se sabe por quem! É uma entrada muito dada a convívios, e muito adequada aos dias mais frescos que se avizinham.




setembro 02, 2012

Pudim de Pescada



Preparei um pudim de pescada um dia destes, baseada numa receita de António Maria de Oliveira Belo, do meu livrinho Culinária Portuguesa. Só tive preguiça de preparar o molho de camarão, que deve ser o máximo! Fica para a próxima :) Mas deixo a receita completa, pois acho que deve valer muito a pena!

Eu decorei-o apenas com maionese, cornichons, tiras de pimento vermelho e azeitonas pretas.

Comecem então por cozer 800g de pescada num litro de água com 3g sal. Reservem o líquido da cozedura.

Preparem o molho branco com uma colher de sopa de manteiga, duas de farinha e 4dl de caldo da cozedura do peixe. A este molho juntem 5 gemas de ovo e a pescada picada, depois de limpa de peles e espinhas. Quando estiver bem frio, juntem 7 claras em castelo, verta numa forma de pudim bem untada e leve a cozer em banho-maria durante 15 minutos. Conservar no banho durante mais 10 minutos. Eu cozi o pudim no forno.

Para preparar o molho de camarão:

Cozem-se os camarões no resto do caldo de peixe, a que se adiciona vinho branco, sumo de meio limão e cravinho.

Faz-se um molho com manteiga, farinha, o caldo de cozer o camarão e um  pouco de polpa de tomate para dar cor. Mesmo antes de servir juntam-se os camarões descascados para aquecerem bem no molho, que se serve sobre o pudim desenformado.






março 08, 2012

Faça você mesmo....

O grupo dos maluquinhos pela cozinha, em que me incluo, têm a mania de comprar poucas coisas prontas, e perder tempo a confeccionar coisas que os outros se limitam a retirar da prateleira do supermercado... 


 

É por isso que faço maionese em casa, com ovos caseiros e azeite, uma delícia! 
Está bem, há boas maioneses à venda, mas quem nunca preparou maionese em casa, não sabe o que perde! E é mesmo fácil de fazer; não se deixem desmotivar pelos relatos de maioneses talhadas, porque, usando todos os ingredientes à temperatura ambiente, isso não vai acontecer!

No recipiente onde vai bater a maionese, junte 1 gema de ovo (fresquíssima), 1 colher de chá de mostarda (usei de Dijon) e 1 colher de sopa de sumo de limão ou vinagre. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Há quem diga que se deixar repousar esta mistura por 5 minutos evita que a maionese talhe... Eu sou das apressadinhas (que às vezes estragam tudo com a impaciência) e não espero, começo logo a adicionar 1,5dl de azeite. Primeiro gota a gota, e depois, quando a mistura começa a dar sinais de encorpar, em fio. Se não se sentem muito confiantes, usem apenas óleo da primeira vez, assim evitam deitar fora bom azeite, se a coisa der para o torto...
No final juntem um pouco mais de sumo de limão ou vinagre - eu fiz a minha usando exclusivamente sumo de limão - e uma colher de sopa de água a ferver, que ajuda a preservar a maionese por mais alguns dias e a fluidifica um pouco.

Com peixinho, com saladas, apenas barrada num pedaço de pão...