Mostrar mensagens com a etiqueta risotto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta risotto. Mostrar todas as mensagens

maio 10, 2012

Risotto de camarão



Sem inspiração para o jantar, passei no Cinco Quartos de Laranja e deparei-me com um risotto de camarão de fazer crescer água na boca!

Simplifiquei um pouco a receita, e saiu lá em casa este risotto delicioso. Só faltou salpicar com coentros antes de tirar a fotografia.

Fiz assim:

Retirei a cabeça e descasquei os camarões em crú. Pûs as cascas e as cabeças ao lume, com água e uma pitada de sal, afim de obter o caldo para o risotto. Mantive sempre em fervura lenta.

Piquei uma cebola pequena e dois dentes de alho que estalei em azeite e uma noz de manteiga, sem deixar ganhar cor. Juntei um talo de aipo cortado em pedacinhos muito miúdos.

Juntei um copo de 200ml de arroz para risotto e envolvi bem na gordura. Quando ficou translúcido juntei um copo pequeno de vinho branco e deixei evaporar. Depois fui juntando conchas do caldo de camarão, segundo a táctica habitual para os risottos: absorveu a primeira, junta-se a segunda... O processo levou cerca de 20 pacientes minutos, até esgotar o caldo e o risotto ficar no ponto. Verifiquei o sal e juntei uma pitada de pimenta fresca.

Entretanto, enquanto ia mexendo o  risotto, salteei os camarões descascados numa frigideira com um fio de azeite, um dente de alho esmagado e uma pequena malagueta picada.

Dispensámos o  queijo da ilha e a manteiga, e comemos o risotto assim, com os camarões salteados, apenas polvilhado com um punhado de coentros picados.

Obrigada, Laranjinha, pela inspiração!



junho 17, 2011

Receita precisa-se...

A minha filha Margarida esteve em Milão e trouxe-me uma prenda:


Ora, o que eu quero é que os meus leitores me dêem sugestões para cozinhar esta massa tão bonita. Pode ser?
Fico à espera...
O(a) autor(a) da receita escolhida vai ter uma prenda! 

Entretanto vejam só algumas delícias com que a pequena se regalou:


Um vero capuccino...


Coppa la Castellan...


Coppa l'ortolano...


Risotto trevisana...


Não ficaram com fome? Eu fiquei :)



junho 14, 2008

Risotto de cogumelos porcini



Sem grande inspiração para o jantar de ontem, lembrei-me de uma embalagem de cogumelos porcini que andava esquecida no armário e saiu este risotto, talvez o mais bem sucedido e cremoso que fiz até hoje.

Usei arroz arborio, mas da próxima vez hei-de tentar com um bom carolino português e depois dou conta do resultado...

Comecei então por passar os cogumelos por água fria corrente e pû-los a demolhar em duas chávenas de água morna, durante meia hora.

Entretanto piquei uma cebola e refoguei-a em manteiga até ficar lourinha. Nessa altura juntei o arroz e envolvi tudo. Acrescentei os cogumelos demolhados e, já sabem, com os risottos continuamos a mexer... Juntei um golo de vinho branco e deixei evaporar. Depois foi acrescentar o líquido onde demolharam os cogumelos, coado e a fervilhar, em pequenas porções, à medida que o arroz o ia absorvendo, e temperar de sal e pimenta. Esta operação leva um bom quarto de hora, sempre a mexer...

Pode usar-se também um bom caldo de galinha, mas achei uma pena deitar fora aquele líquido perfumado dos cogumelos.

Quando achei que estava no ponto, juntei ao arroz uma colher de sopa de manteiga, mexi bem e apaguei o lume.

Cada um juntou ao seu prato parmesão ralado a gosto e comêmo-lo assim, bem quente!