Mostrar mensagens com a etiqueta Batatas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Batatas. Mostrar todas as mensagens

novembro 15, 2011

Bacalhau Com Broa, à moda da Lena...

O bacalhau com broa não é segredo para ninguém; todos temos alguma receita do fiel amigo acompanhado pela broa. 
Esta receita em particular, embora nada tenha de original, é-me muito querida por outros motivos: foi-me dada por uma grande amiga minha, que a idealizou a partir de um prato que lhe foi servido num restaurante.
Os bons garfos somos quase todos assim, quando comemos fora de casa algum prato que nos agrada, tentamos reproduzi-lo na nossa cozinha... Do nome do restaurante não me lembro.



O ideal será encontrar pequenas broas individuais, pois são elas que vão servir de "prato" ao nosso  bacalhau.
Recorta-se uma pequena tampa e escavam-se as broas, reservando, claro está, o miolo.
Obtemos assim umas lindas caixinhas, como a da foto.

O bacalhau deve ser assado à lagareiro, de preferência na brasa, e temperado com alho e muito azeite. Na impossibilidade de assá-lo na brasa, faça-se no forno.

Na mesma ocasião assar também batatinhas pequeninas a murro, envoltas em sal, embrulhadas em papel de alumínio e enterradas nas cinzas, ou, como indicado atrás e na ausência das brasas, no forno.

Cozer e saltear em azeite e alho um molho de grelos, de couve ou nabo, ou então um olho de couve portuguesa.

Depois do bacalhau assado, preparar as migas com o miolo das broas antes reservado*, juntar alguns grelos ou couve cortados aos pedacinhos, e as aparas das postas de bacalhau, reservando apenas os lombos.
encher as cavidades das broas com este preparado, como abaixo, e juntar algumas azeitonas pretas.



Colocar os lombos do bacalhau sobre as migas, regar tudo com um bom  fio de azeite e levar ao forno, para aquecer bem e gratinar um pouco.
Servir uma broa por pessoa, rodeada de algumas batatinhas a murro e os grelos ou couve restantes.


* Para as migas de broa: descascar e picar alguns dente de alho, levá-los ao lume em bastante azeite; cozer o alho sem deixar alourar. Juntar o miolo da broa, esfarelado, e se necessário um gole da água de cozer os grelos ou a couve. Juntar alguns grelos cozidos, escorridos e cortados em pedacinhos, e as aparas de bacalhau.

outubro 16, 2011

Um passeio à serra e ... uns rojões à transmontana

No último feriado fizemos um passeio e passámos o dia na serra, perto de Manteigas, num sítio que adoramos:  o Covão da Ponte, à beira do Mondeguinho, ainda juvenil.
É um local fresco e aprazível, daqueles de que gostam os amigos da natureza e da paz. Sempre que podemos escapamo-nos para lá, para esquecer a rotina e o bulício da vida diária. Voltamos sempre mais leves e felizes.

http://farm3.static.flickr.com/2427/3904960020_24632cef96_z.jpg 

Já cozinhei um bocado em cima da mesa de pedra que se vê na imagem abaixo, num fogãozito de campismo  :)
No parque há também vários locais para fazer churrascos, que como é sabido são os petiscos predilectos de quem vai passar um dia ao campo.

Desta vez comemos um bacalhau à lagareiro ao almoço e um entrecosto grelhado ao lanche-ajantarado, mesmo antes do lusco-fusco...

http://4.bp.blogspot.com/_VsGNNhqNmnc/R8lxdTI3GII/AAAAAAAAARE/_KNEbYZhFO8/s400/Covao-da-Ponte-3.jpg


E então de onde vêm os rojões? Bom, é que no parque há um castanheiro que nos brindou com uns 3 quilos de castanhas. Foram as primeiras que vi este ano: cada vez que passavámos debaixo do castanheiro enchiamos os bolsos de castanhas e, grão a grão, encheu a galinha o papo! Ora do que me havia de lembrar? Apesar do tempo continuar muito quente lembrei-me de uns rojões à transmontana... E, com calor ou sem ele pûs a ideia em prática.



Num recipiente mistura-se vinho branco,  louro,  pimentão, dentes de alho cortados em fatias, salsa picada, sal e pimenta.

Junta-se carne de porco cortada em cubos pequenos (de preferência do lombo) e mistura-se tudo. Guarda-se no frigorífico, coberto, durante pelo menos um dia.

Depois deita-se a carne e marinada num tacho e deixa-se cozinhar até que a carne esteja tenra. Se necessário  retira-se a carne e deixa-se reduzir um pouco o molho, conservando-a quente. Há quem a salteie em banha, e suspeito que ficará ainda mais saborosa, mas eu omito este passo, por razões óbvias...

Juntam-se-lhe as castanhas e as batatinhas cortadas aos cubos, previamente cozidas e descascadas, e rega-se tudo com o molho. Serve-se com a salsa picada polvilhada por cima.

Nota: receita adaptada daqui

setembro 16, 2011

Batatinhas Dauphine


Todos conhecemos aquelas batatinhas em bolinhas, pré-fritas, a que se chama "noisette" (pelo menos as do Pingo Doce). São feitas de puré de batata e, apesar de serem fritas e eu andar sempre a fugir dos fritos, gosto muito delas. Mas é raro comprá-las, porque eu e a comida pré-cozinhada não nos damos bem.
Solução? Cozinhar eu própria as ditas batatinhas.

Não sei se foi sorte de principiante, mas ficaram mesmo muito boas. Congelei algumas, para ver como se comportariam se as fritasse congeladas e o resultado não podia ser melhor.
Assim, logo que tenha tempo disponível, pretendo preparar uma quantidade considerável destas pequenas pérolas e fazer stock delas no congelador, para emergências.

A receita que usei, do chef Simon chama-lhes "pommes dauphine", e é pois com esse nome que aqui ficam batizadas.

A receita:
1 kg de puré de batata, temperado apenas com sal, pimenta, manteiga e noz moscada (a última é facultativa, as minhas filhas não gostam...)

NB: Não se põe leite neste puré de batata! Deve ficar seco.

300g de massa de choux ou profiteroles,  feita com:
250ml de água
60g de manteiga
2 ou 3 ovos
125g de farinha
sal q.b.

Penso que todos sabem como se prepara esta massa básica de pastelaria ou massa cozida.
Quem não souber pode espreitar aqui, e seguir o método, usando os ingredientes agora indicados.

Logo que estejam prontos o puré e a massa cozida, há que misturá-los muito, muito bem.
Depois é deixar descansar até o preparado ficar frio e moldar as bolinhas, do tamanho de avelãs grandes. Levam-se a fritar em óleo bem quente, escorrem-se sobre papel de cozinha e servem-se como acompanhamento.

Fazê-las em casa foi uma experiência muito gratificante :)



março 18, 2009

Polvo no forno, à lagareiro



O sucesso que fez este polvo cá em casa ficou a dever-se não tanto à receita, que é muito simples, mas à qualidade do polvo, que era excelente. Ao contrário do que sucede tantas vezes, este não encolheu excessivamente e ficou cozido no ponto, muito tenro e suculento.


Depois de cozido, cortei o polvo em pedaços grandes e coloquei-o num tabuleiro do forno. Em volta dele arrumei batatinhas previamente cozidas com a pele, já descascadas e cortadas ao meio, e reguei com muito azeite e alhos picados. Polvilhei com um pouco de pimenta. Não pûs sal, porque o polvo e as batatas já tinham sido cozidos com sal. Levei ao forno até o polvo alourar, e antes de servir polvilhei com coentros picados.

Vai bem com uma saladinha de folhas verdes.

outubro 02, 2007

Batatas gratinadas com alho francês e cogumelos



Gostámos muito destas batatinhas, inspiradas numa receita do chefe Hernâni Ermida a que fiz pequenas alterações, de que vou dar conta. Ele chamou-lhe "flan de batata".
As minhas filhas, que são assim meio vegetarianas, ficaram encantadas com o jantar, que não carecia de proteínas, dado ter sido preparado com ovos e natas :)

Primeiro cozem-se as batatas, com casca. Cozi cinco batatas médias. Depois de cozidas pelam-se e cortam-se às rodelas. Lava-se e corta-se também em rodelas finas a parte branca do alho francês (eu usei três alhos).
Salteiam-se os cogumelos (300g) num pouco de manteiga, até largarem a água e ficarem douradinhos.
Unta-se com manteiga um recipiente que possa ir ao forno e colocam-se camadas alternadas de rodelas de batata, alho francês e cogumelos. A última camada deve ser de batatas.

Eu passei previamente o alho francês num pouco de manteiga, mas fica ao vosso critério fazê-lo ou usá-lo em crú, como indica a receita.

Numa tigela batem-se seis a oito ovos com dois pacotes de natas (aqui substituí um pacote de natas pelo equivalente em leite) e tempera-se com sal e pimenta, tendo em conta que as batatas foram cozidas com sal.

Regam-se as batatas com esta mistura e polvilha-se a superfície com queijo ralado.

Levam-se ao forno, pré-aquecido, até a superfície ficar bem douradinha.

Servi com uma salada verde.

abril 17, 2007

Batatas recheadas

Tenho um livrinho pequeno da Anne Wilson, dedicado às batatas. Chama-se "Receitas Populares de Batata" e é bem simpático.

Há dias dei-lhe uma vista de olhos e fiz as batatas assadas recheadas que se vêem na foto abaixo.

A autora dá várias sugestões de recheios: cogumelos e alho, espinafres e feta, camarões picantes...

Fiquei-me pelo soufflé de batata:

Primeiro aquece-se o forno a 210ºC. Espetam-se as batatas várias vezes com um garfo e levam-se ao forno, até que estejam cozidas (se as batatas forem grandes, cerca de uma hora). Para reduzirem o tempo de cozedura, podem introduzi-las um espeto de metal; como o metal é um bom condutor de calor, assam mais depressa...

Depois de assadas, dá-se-lhe um golpe em cruz, extrai-se a polpa com uma colher (com cuidado, para deixar a "caixa" intacta) e mistura-se numa tigela com queijo, sal, noz moscada, pimenta, e uma gema de ovo por cada batata assada.
Batem-se as claras dos ovos em castelo e acrescenta-se a mistura anterior.

Introduz-se a mistura nas cascas e levam-se as batatas ao forno, até que fiquem inchadas e alouradas. Decoram-se com salsa.

As próximas serão de cogumelos e alho...

Nota 1: as minhas não parecem muito louras, porque tive a ideia peregrina de as cobrir com mais queijo mesmo antes de as retirar para servir...

Nota 2: diz a Anne Wilson que para cozer as batatas com casca no microondas, se furam com o garfo, embrulham-se em papel de cozinha e levam-se a cozer durante 10 minutos na potência máxima. Deixam-se repousar durante 2 minutos, antes de abrir o forno. Uma grande poupança de tempo!

agosto 10, 2006

Crepes de batata moscovitas



São uma maneira de usar as batatas de forma diferente.

Primeiro convidamos os amigos, depois para os fazer usamos:

1 batata cozida com pele
1 cebola
1 ovo
2 colheres de sobremesa de natas
sal q.b.; pimenta (facultativo)
750 g de batatas (de preferência farinhentas)

Descascar a batata cozida e reduzi-la a puré. Juntar a cebola moída, misturar o ovo, as natas e o sal.
Descascar as batatas restantes e ralá-las. Misturar com o puré.

Colocar uma frigideira ao lume com duas colheres de sopa de óleo e deixar aquecer moderadamente, para não fazer fumo... Deitar 3 porções de massa na frigideira de cada vez e achatar (ficam + ou- com o tamanho da palma da mão). Deixar cozer em lume brando durante 3 a 4 minutos e virar os crepes. Repetir até esgotar a massa.

Servem-se quentes com fatias finas de salmão fumado ou marinado, e vão bem com um bom espumante português.

junho 19, 2006

Batatas

Uma coisa boa que têm os blogs é que nos dão muitas ideias!
Quando chega a hora do jantar e não há nada definido para preparar, basta relembrar as visitas do dia à blogolândia que logo nos ocorre qualquer coisa.

Foi o que fiz um dia destes, lembrei-me das receitas de batatas publicadas em Ardeu a Padaria, e eis o que saiu:



Croquetes de batata com queijo e "hamburgueres" de batata com atum.
Ficaram todos bons, e ainda não decidi de quais gosto mais.

Quanto ao tamanho das bolinhas com queijo, acho que fui um pouco generosa ...

As minha filhas gostaram muito e ficaram felizes por o jantar não incluir carne, porque andam assim "meio" vegetarianas!

Obrigado por ter partilhado estas receitas.