Mostrar mensagens com a etiqueta Sonhos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sonhos. Mostrar todas as mensagens

dezembro 09, 2013

Sonhos de Abóbora - uma receita para o Natal que se avizinha!



O mal de termos 200.000 livros de culinária, 100.000 blocos e 50.000 cadernos de receitas é que, quando precisamos de uma receita específica, às vezes não nos lembramos em que livro, bloco ou caderno está... 
Com parte de uma linda abóbora mogango cozida e escorrida desde a véspera, eu queria a receita dos sonhos (ou velhoses) de abóbora que fiz no ano passado, e que foram tão apreciados por todos! Mas não a encontrei... e então improvisei. O resultado foram aquelas coisinhas fofas da foto acima :)

Às vezes improvisar compensa... Aventurem-se!

250g de abóbora cozida e muito bem escorrida, desfeita (deixei a minha a escorrer na véspera à noite)
270g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento seco granulado (para pão)
3 colheres de sopa de açúcar
raspa de 1/2 limão
1 colher de sopa de aguardente ou vinho do Porto
sal q.b.
3 ovos

Juntei e misturei todos os ingredientes com a batedeira eléctrica, cobri a tigela com película aderente e reservei na cozinha, em local ameno, até que duplicou de volume.
Depois foi só pôr óleo abundante a aquecer e, quando atingiu a temperatura ideal, fritar a massa às colheradas. 

Não se deve aquecer excessivamente o óleo, para dar tempo aos sonhos de crescerem e cozerem bem por dentro. A massa deve ser colocada na frigideira com cuidado, para que fiquem redondinhos e sem aquelas pontas inestéticas provocadas pelos pingos de massa.

À saída passam-se por açúcar misturado com canela a gosto, ou mergulham-se numa calda de açúcar fraca, aromatizada a gosto, com pau de canela ou casca de limão ou laranja, por exemplo.

Nota: Já encontrei a receita do ano passado, também muito prática, por ser feita apenas com fermento em pó e não necessitar de tempo de repouso. 

dezembro 21, 2010

Sonhos...


Divirto-me imenso a fritar sonhos! Uma colherzinha de chá de massa no óleo quente e é vê-los inchar, rebolar, crescer a olhos vistos! É verdade que é precisa alguma paciência, porque o óleo não pode estar muito quente, de contrário fritam depressa demais e ficam crús por dentro.

Com a mesma massa com que fiz estes fiz também uma dúzia de profiteroles no forno. Ficaram perfeitas, por isso, a partir de agora, sempre que fizer sonhos vou aproveitar para cozer uma parte da massa no forno.

Obtenho assim "material" para uma sobremesa extra: congelo-as, e no dia é só bater o creme chantilly e fazer o molho de chocolate para as regar :).

Mas voltando aos sonhos:

Levam-se  2 chávenas de água e 1 de leite ao lume com 80g de manteiga ou margarina e uma pitada generosa de sal. Depois de levantar fervura, logo que a gordura esteja derretida juntam-se 250g de farinha (podem utilizar uma mistura de 200g de farinha normal e 50g de maisena) e mexe-se muito bem com a colher de pau, até obter uma bola de massa que se descola das paredes do tacho.

Transfere-se a massa para outro recipiente, deixa-se amornar, e vão-se juntando 6 ovos, um a um, até a massa formar um pico que se sustenta, ao levantar a colher (ou a batedeira). Os primeiros ovos são os mais difíceis de incorporar. Se forem ovos pequenos pode haver necessidade de acrescentar mais um, a massa deve ficar assim:

(fotos do site do Chef Simon, onde, quem dominar o francês, poderá aprender a técnica)

Depois é só fritar em pequenas porções (eu uso uma colher de chá) e escorrem-se sobre papel absorvente.

Como disse antes, com a mesma massa podem fazer-se choux, profiteroles, etc, cozendo-a no forno.

Quanto aos sonhos podem comer-se envoltos em açucar e canela, recheados com creme, ou mergulhados em calda de açucar aromatizada com casca de limão e pau de canela, regados com chocolate quente... ai , ai...