Mostrar mensagens com a etiqueta Queijos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Queijos. Mostrar todas as mensagens

janeiro 17, 2016

Bolinhos de Fava e Courgette




Cá em casa todos gostamos muito de legumes, confeccionados de toda a maneira, por isso não é preciso disfarçá-los  nem escondê-los, como fazemos tantas vezes quando temos filhos pequenos renitentes a comer coisas verdes...
Mas para quem tem que fazê-lo, aqui fica uma boa sugestão, que também serve para quem quiser apresentar coisas verdes de uma forma diferente :)

A receita é, salvo erro, da Laranjinha :)

Cá vai então:

2 c. sopa de farinha
2 c. sopa de maizena
1 c. chá fermento
2 c. sopa de azeite
2 c. sopa de queijo ralado
1 c. sopa de coentros picados
2 ovos
2 queijos frescos pequenos
1 c. chá de sla
1 courgette pequena ralada
100g de favas descascadas ou ervilhas cozidas

Misturar as farinhas com o sal, o fermento e o queijo. Juntar o azeite e os ovos e misturar bem. Juntar os legumes e os coentros picados e envolver bem na massa.
Cozer em forminhas untadas e enfarinhadas, por cerca de 20 minutos, a 180ºC. Verificar com um palito antes de retirar do forno.




setembro 09, 2013

Fondue dos Pobres


Vi esta receita no blog Cinco Sentidos na Cozinha (link aqui ao lado) há mais de 3 anos, imaginem! Fiquei com imensa vontade de experimentar, e só agora o fiz.
Não imaginam a quantidade de receitas que eu anoto para experimentar!... Se as cozinhasse as todas acho que nunca mais repetiria um prato durante o resto da minha vida.

O pãozinho rústico da foto acima também contribuiu em muito para me relembrar desta receita: foi vê-lo para logo desejar aplicá-lo em qualquer coisa nova. O facto de não ser redondo ainda me aguçou mais o apetite; achei que o recheio ficaria espalhado numa superfície maior e mais estaliça. E ficou.

Nesta primeira foto o pãozinho ainda não tinha dado entrada no forno. Depois de por lá passar ficou assim: 



Apetitoso, verdade?

Então, faz-se assim:
Mistura-se um frasco pequeno de maionese (eu cá usei da que eu faço!) com meio chouriço corrente picado (usei chouriço de carne picante, da Guarda), 1/2 cebola, igualmente picada, e 100g de queijo ralado (aqui usei fatias de flamengo cortado em tirinhas, era o que havia).

Corta-se uma tampa ao pão e reserva-se; retira-se o miolo à outra parte, para obter uma espécie de recipiente, que se recheia com o preparado acima.

E leva-se ao forno, a "taça" e a "tampa". Quando o recheio fica douradinho, está pronto a servir. A crosta tostada é a primeira a desaparecer, barrada com o recheio suculento ;)

Cá em casa todos adorámos esta guloseima calórica, que já correu blogs, inventada não se sabe por quem! É uma entrada muito dada a convívios, e muito adequada aos dias mais frescos que se avizinham.




junho 17, 2012

Macarrão com queijo

Ontem para o jantar fiz esta massa. Ficou uma delícia, as minhas meninas comeram com gosto e repuseram forças para continuarem a estudar para os exames de final do ano!

A receita vem neste livro lindo do Jamie Oliver, que eu tenho em francês, mas que também está editado em português.


agosto 17, 2010

Semi-frio de queijo ou cheesecake, se quiserem...


No Rap'ó Tacho podem encontrar uma outra receita de cheesecake, na versão "cozido no forno" de que gosto muito.
Mas agora, durante o Verão, para evitar o forno, podemos sempre recorrer à versão fria, com a cobertura de que gostarmos mais ou que esteja mais à mão...


A base é a clássica: 200g biscoitos triturados (podem ser bolachas digestivas, de amêndoa, de chocolate...), 125g de manteiga. Há quem junte um ovo para dar liga, eu não costumo pôr.


Forra-se o fundo de uma tarteira com esta massa e leva-se ao frigorífico enquanto se prepara o recheio com:


2 pacotes de natas para bater
5 folhas de gelatina incolor
1/2 lata de leite condensado
1 colher de café de essência de baunilha
200 grs. de queijo fresco ou mascarpone


Eu vou pelo fresco, mais barato e tão bom quanto o outro... faço isto em quase todos os doces, com óptimo resultado. Não vejo porque não valorizamos mais os nossos próprios produtos, tantas vezes tão bons ou melhores que os estrangeiros.


Bate-se o queijo com o leite condensado, até não apresentar grumos. O truque é começar a bater o queijo e ir juntando o leite condensado aos poucos. 
Junta-se a gelatina previamente demolhada em água fria e dissolvida em duas colheres de sopa de água a ferver, e a essência de baunilha.
Batem-se as natas, que devem estar bem frias, em chantilly e juntam-se ao preparado de queijo.


Verte-se tudo sobre a massa que já está na forma e coloca-se novamente no frigorífico para prender bem.


Para a cobertura pode usar-se compota a gosto, de morango ou framboesa, por exemplo, gelatina de qualquer sabor (foi o que usámos no doce da foto, a nossa era de morango), ou uma calda de frutos vermelhos, para maior requinte... enfim, o que gostarem mais.


Se usarem gelatina tenham o cuidado de roubar um pouco na quantidade de água necessária à preparação, e deixem arrefecer bem, até começar a prender, antes de cobrirem o cheesecake, senão tem tendência a afundar...


Sirvam bem frio!



dezembro 01, 2006

Amarelo da Beira Baixa



Queijo de mistura (ovelha e cabra)curado, de pasta compacta e ligeiramente picante.

novembro 21, 2006

Pãezinhos de Queijo


Enquanto não mostro o feijão arroz, sempre vos digo que fiz pãezinhos de queijo, segundo uma receita da Eliana, e que ficaram muito bons. Uma delícia , para quem gosta muito de queijo, como eu...
Receita textual da Eliana:

"1/2 ql de polvilho (doce ou azedo)
400 g de queijo ralado
1/2 xícara (chá) óleo
3/4 xícara (chá) farinha de milho
200 ml de leite frio
sal a gosto
1/2 xícara (chá) água fria
2 ovos

Preparo:

Coloque o polvilho numa vasilha grande e tempere com o sal, pegue a água e faça uma chuva com ela sobre o polvilho, e comece a sovar, até ficar bem fininho, esquente bastante o óleo e escalde o polvilho e reserve. Em um prato fundo coloque a farinha de milho e vá adicionando o leite até virar um mingau bem molhinho e molhadinho, se sobrar leite reserve você pode precisar dele. Ai você vai juntar ao polvilho reservado o mingau de farinha de milho, o queijo ralado, os ovos e sovar bastante, se perceber que a massa esta um pouco dura vai pingando leite e sovando até ficar macia. Faça as bolinhas e asse em forno 180 graus até dourar. Você pode também fazer as bolinhas e levar ao freezer por até 3 meses".



Obrigada, Eliana! :D

julho 11, 2006

Maroilles

Este post é só para quem realmente gosta de queijo...

De queijos franceses muito se fala do camembert, do brie, do roquefort... Deixem-me dizer que gosto de todos.

Mas há um... não lhes digo nem lhes conto. Este tem um poder mágico: metam um num saco de mão, entrem numa carruagem cheia de gente sem lugar para se sentarem e vão ver: a carruagem esvazia completamente! Ficam com ela toda só para vocês! Percebem o que quero dizer? Ainda chamam ao nosso inocente queijo picante o "queijo chulé"! Um anjo de candura, ao pé deste! Tem ainda a particularidade de ser quadrado.

Bom, brincadeiras à parte, o maroilles, assim se chama, é delicioso para quem goste de queijo.



A foto é daqui.

Se tiverem a sorte de apanhar um, ou que alguém vo-lo traga de França, experimentem fazer assim uma tarte:

Preparem uma simples massa quebrada e forrem com ela uma tarteira. Cubram-na com fatias do queijo pecaminoso. Vertam por cima uma mistura feita com:

2.5 dl de leite
2.5 dl de natas
1 ovo
sal e pimenta

Levem ao forno até ficar douradinha e regalem-se.

Se não conseguirem o maroilles não faz mal: arranjem um amarelo da Beira Baixa, ainda amanteigado e preparem a tarte da mesma forma.

Em Portugal, tão pequenino, em termos de queijo havemos sempre de achar um que substitua qualquer outro, estrangeiro, numa boa receita.

Aceito outras sugestões...

julho 06, 2006

Queijo picante



Queijo picante da Beira Baixa D.O.P.
Também lhe chamamos por lá "queijo queimoso".
Conhecem, claro...