Deixei de lamentar a expulsão de Adão e Eva do Paraíso quando descobri que eles não tinham presunto nem ovos mexidos! (Dorothy Sayers)
setembro 02, 2012
Pudim de Pescada
Preparei um pudim de pescada um dia destes, baseada numa receita de António Maria de Oliveira Belo, do meu livrinho Culinária Portuguesa. Só tive preguiça de preparar o molho de camarão, que deve ser o máximo! Fica para a próxima :) Mas deixo a receita completa, pois acho que deve valer muito a pena!
Eu decorei-o apenas com maionese, cornichons, tiras de pimento vermelho e azeitonas pretas.
Comecem então por cozer 800g de pescada num litro de água com 3g sal. Reservem o líquido da cozedura.
Preparem o molho branco com uma colher de sopa de manteiga, duas de farinha e 4dl de caldo da cozedura do peixe. A este molho juntem 5 gemas de ovo e a pescada picada, depois de limpa de peles e espinhas. Quando estiver bem frio, juntem 7 claras em castelo, verta numa forma de pudim bem untada e leve a cozer em banho-maria durante 15 minutos. Conservar no banho durante mais 10 minutos. Eu cozi o pudim no forno.
Para preparar o molho de camarão:
Cozem-se os camarões no resto do caldo de peixe, a que se adiciona vinho branco, sumo de meio limão e cravinho.
Faz-se um molho com manteiga, farinha, o caldo de cozer o camarão e um pouco de polpa de tomate para dar cor. Mesmo antes de servir juntam-se os camarões descascados para aquecerem bem no molho, que se serve sobre o pudim desenformado.
abril 01, 2012
A minha livraria preferida e... um Soufflé de Arroz
Conheço-a há anos, desde que as minhas filhas entraram no secundário, pois passei a comprar através do site os manuais escolares (com desconto!). Já lá vão uns anos, as meninas já são jovens universitárias.
Foi pois num dos mais humildes dos meus livros de culinária, comprado na minha livraria preferida, que encontrei esta receita, num dia em que fui à procura de inspiração para uma refeição simples e saborosa, como são todas as lá apresentadas :
Então, cá vai:
200g de sobras de arroz já cozinhado
4 ovos
50g de queijo da ilha ralado
sal e pimenta q.b.
Mistura-se o arroz com as gemas e junta-se o queijo ralado. Tempera-se com sal e pimenta e, por fim, juntam-se as claras em castelo, envolvendo com cuidado. Leva-se ao forno pré-aquecido, em pirex untado com manteiga. No final aumenta-se um pouco o calor, para terminar a cozedura e dourar ligeiramente.
Simples, não é? Eu, gulosa, polvilhei também um pouco mais de queijo por cima, antes de levar ao forno. E usei emental ralado, que era o que tinha em casa. Afinal tratava-se de aproveitar sobras...
setembro 19, 2010
Dias... felizes
A minha primeira experiência foi uma esparguete com bacon e cogumelos, simples, rápida e muito saborosa.
Deixo as quantidades por vossa conta...
Comecem por cozinhar a massa como habitualmente. Entretanto, numa frigideira, aqueçam um pouco de azeite e juntem-lhe o bacon cortado aos cubinhos e o alho esmagado, e a mistura de cogumelos. Eu usei pleurotos e cogumelos de Paris frescos, era o que havia em casa.
Escorram a massa e devolvam-na à panela. Juntem-lhe os ovos batidos e a mistura de cogumelos. Temperam com pimenta, sal e salsa picada. Aqueçam bem antes de servir, deixando o ovo cremoso. Polvilhem com queijo parmesão, melhor se ralado na hora.
Delícia!
agosto 25, 2010
Ratatouille
Quando por aqui digo que sou fanática por legumes estou certamente a repetir-me... Mas é mesmo assim! E acho que ultimamente esta minha tendência para os "verdes" se tem acentuado e muito.
Em pleno Verão, com a abundância de ingredientes próprios deste prato não podia deixar de fazer a clássica ratatouille, muito mediterrânica, colorida, vitaminada e deliciosa!
Juntei-lhe um ovinho muito fresco, escalfado (outra das minhas paixões...) e comi assim, simplesmente, com uma boa fatia de pão caseiro. Que bom!
O que sobra ainda sabe melhor ao outro dia, reaquecido, e se quiserem uma sugestão original para aproveitar as sobras, espreitem aqui... Omelete recheada com ratatouille ;)
Receitas de ratatouille há muitas e com variantes; para fazerem uma igual à minha precisam de:
2 cebolas grandes
2 ou 3 pimentos, se tiverem de várias cores mais bonito fica
2 beringelas
3 courgettes
bons tomates, maduros, pelo menos 4 grandes
alho, louro
Coentros frescos, para juntar no final, picadinhos, ou outras ervas aromáticas a gosto
azeite, sal e pimenta
Aquecer o azeite num tacho e juntar o alho e a cebolas, picados. Pessoalmente, neste prato, gosto da cebola aos cubinhos, pouco picada.
Deixar a amolecer sem ganhar cor e juntar os pimentos às tirinhas ou aos quadradinhos, depois de limpos de peles e sementes.
Quando os pimentos estiverem tenros chegou a altura de juntar os tomates, cortados miúdo,também sem sementes.
Aqui deixo apurar longamente, até o tomate se desfazer quase todo e o molho se apresentar grosso e apurado. Nessa altura junto as beringelas e as courgettes, também cortadas os cubos, bem lavadas e com casca.
Agora é só temperar e deixar cozer em lume muito brando para apurar bem. Perto do final junto os coentros picados.
Aqui encontram uma versão muito diferente deste prato, que hei-de experimentar brevemente, embora estranhe a ausência do tomate ...
março 14, 2009
Tortilha
Outro dia sobraram-me umas (poucas) batatas cozidas e uns raminhos de bróculos, que guardei no frigorífico, porque não gosto nada de deitar comida fora... Além disso fazer alguma coisa de jeito com os restos é um desafio para mim.
Chegada a hora do jantar, deu-me para fazer uma tortilha...
Pûs uma frigideira ao lume, juntei-lhe azeite, um dente de alho esmagado e uma cebola cortada às rodelas finas.
Deixei amolecer a cebola, juntei uma rodelas de chouriço de carne beirão e um pimento morrone em tiras.
Cortei as batatas às rodelas e os bróculos em pedacinhos e juntei à mistura anterior. Bati 5 ovos, temperei com sal e pimenta e juntei à mistura de legumes e chouriço. (Os bróculos deixaram um "sarapintado" engraçado na tortilha).
Tendo antecipado que me seria difícil virar uma tortilha daquele tamanho (virar omeletes é uma tarefa que me não costuma correr bem,nem recorrendo ao truque do "passa para o prato, devolve à frigideira") já tinha o forno ligado e quente.
Untei ligeiramente uma forma pequena de tarte com manteiga e deitei lá dentro o preparado da frigideira. Coloquei por cima mais umas tiritas de morrone e levei ao forno para acabar de cozer, sem deixar secar demasiado os ovos.
Comêmo-la com uma salada mista, e soube muito bem!
<
fevereiro 28, 2007
Ovos Mexidos Com Espargos
1/2 Kg de espargos
100 g
de manteiga
1,5 dl de natas
10 ovos
sal e pimenta q.b.
Preparar primeiro os espargos: rejeitar a parte fibrosa e raspar-lhes o pé. lavar muito bem e cozer em água com sal durante alguns minutos (deixar estaladiços). Escorrer bem os espargos, cortá-los às rodelinhas e reservar as pontas.
Saltear numa frigideira com 2 terços da manteiga para a quecerem bem e alourarem ligeiramente. Adicionar os ovos batidos, temperados com sal e pimenta, e misturados com as natas.
Juntar o resto da manteiga e deixar prender os ovos a gosto, mexendo sempre, para que fiquem cremosos. Quando prontos, guarnecer com as pontas dos espargos que se reservaram.

E a famosa açorda de espargos, conhecem?
fevereiro 13, 2007
Ovos em Tomatada
.jpg)
Não estamos em tempo de encontrar belos tomates maduros e saborosos, mas que querem, deu-me vontade de preparar estes ovos...
Sem outra alternativa que recorrer ao tomate pelado, baseei-me na receita tradicional da tomatada à portuguesa e cá vai disto...
A receita da tomatada:
1/2 kilo de tomates
250g de cebola às rodelas finas
1/2 dl de azeite
1 folha de louro
1 dente de alho
1 ramo de salsa
sal e pimenta q.b.
Limpam-se os tomates de peles e sementes e cortam-se em pedaços.
A cebola é cortada em rodelas finas e vai a refogar no azeite, com o alho picado. Deixar estufar bem, sem alourar demasiado. A meio da cozedura juntam-se os tomates, o louro e a salsa picadinha. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se apurar bem.
Para a tomatada com ovos:
Dispõe-se a tomatada de preferência em frigideiras de barro individuais que possam ir ao lume. Logo que ferva, abrem-se nela orifícios onde se introduzem os ovos. Temperam-se com sal e pimenta e deixam-se escalfar em lume brando, até a clara se tornar opaca. Servem-se na própria frigideira.
Como os escalfei todos juntos numa única frigideira, tive de servi-los no prato, mas ficam muito mais bonitos se os servirem como indiquei acima. Já o gosto não sofreu nada com isso.
Podem servi-los com fatias ou triângulos de pão frito : a fritura do pão deve ser feita em duas partes de óleo e uma de manteiga.
Tendo em vista a redução de calorias servi apenas com pão caseiro, torrado.
Como eram ovos do dia, não tive dúvidas em deixá-los com o aspecto abaixo, mas se não confiarem nos ovos (sobretudo nos tempos que correm...) podem sempre deixá-los cozer bem.
junho 30, 2006
Uma receita fora de moda

Ovos à la tripe
Já por cá falei de ovos e citei esta receita, sem a postar.
É uma receita clássica.
Deixo-a aqui, para quem quiser experimentar. Eu gosto muito.
Então, primeiro cozem 6 os ovos em água a que juntaram um pouco de sal grosso ou vinagre. Eu uso sempre água fria à partida, para não rebentarem. Se estalarem, o sal ou o vinagre evita que se esvaziem, porque aceleram a coagulação.
Quando começarem a ferver, contem 7 a 10 minutos e passem-nos por água fria, para os descascar.
Cortem duas cebolas macias às rodelas finas e estufem suavemente em manteiga, em lume brando, com o tacho tapado. Não se pretende que corem nem refoguem; só que cozam.
Quando estiverem translúcidas, polvilhem com uma colher de sopa de farinha e deixem cozer um bocadinho. Reguem com 6 dl de leite quente e deixem cozer o creme em lume brando durante pelo menos 1/4 de hora.
A meio desse tempo temperem com sal, pimenta, noz moscada. Quando retirarem do lume juntem uma colher de sobremesa de boa mostarda e um fio de sumo de limão.
Cortam-se os ovos em gomos e introduzem-se no molho (na foto deixei-os à superfície). Servem-se com triângulos de pão torrado.
Podem polvilhar-se com queijo gruyère ou parmigiano e levar a gratinar em forno quente.
Eu guardo esta última versão para o inverno; no Verão sirvo-os com uma salada verde (alface, rúcula, agrião...).
Espero que gostem.
Receita de Mª Lurdes Modesto
junho 02, 2006
Ovos Verdes

8 ovos cozidos
1 colher de sopa de manteiga (há quem utilize maionese para ligar)
2 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta
1 ovo inteiro
farinha e óleo q.b.
Cozem-se os ovos como expliquei na receita anterior. Depois de frios cortam-se ao meio no sentido do comprimento, e com a ajuda de uma colher de chá retiram-se as gemas, tendo o cuidado de deixar as claras intactas. Deitam-se as gemas numa tigela, esmagam-se com um garfo e misturam-se com a salsa e a margarina, ou a maionese.Temperam-se com sal e pimenta.
Enchem-se as claras com o preparado, passam-se os ovos assim recheados por farinha e depois pelo ovo batido; fritam-se em óleo bem quente.
Aqui as salmonelas estão fritas... ;)
junho 01, 2006
Ovos cozidos recheados
Os ovos... às vezes esquecemo-nos deles, e há tantas formas e oportunidades de os consumir. Tornaram-se quase proscritos, coitados, são apontados como responsáveis pelos níveis de colesterol, e depois enchemo-nos de carnes vermelhas, batatas fritas e afins, muito piores para a saúde.Eu gosto muito de ovos, principalmente todos os que são preparados de forma a deixar a gema líquida: estrelados, mollets, gemada...
Já as minhas filhas são muito reticentes a comê-los assim, o que eu acho uma pena. Que coisa boa molhar um pedaço de pão na gema de um ovo estrelado a preceito! Sim, que isto de se dizer "nem sabe estrelar um ovo" ...
E agora ralham comigo quando me vêem comê-los assim, quase crus, por causa da gripe aviária!
Mas garanto-vos que, com gripe ou sem gripe, tenho comido a minha parte. Tenho é sempre muito cuidado a comprá-los e submeto-os ao teste do costume, para verificar se são mesmo frescos: um ovo imerso num recipiente com água só é irrepreensivelmente fresco se permanecer no fundo. Se fizer menção de boiar já teve melhores dias, e se flutuar vai para o lixo.
Para elas faço ovos verdes, recheados, em omelete...
Para os rechear:
Cozo-os primeiro em água com sal grosso e vinagre. À partida a água deve estar fria, para não racharem. Se acontecer, o vinagre acelera a coagulação e não vazam. Assim que ficam cozidos (cerca de 15 minutos após a água levantar fervura) arrefecem-se em água fria. Isto evita a película acizentada à volta da gema...
Cortam-se ao meio no sentido longitudinal e retiram-se cuidadosamente as gemas para uma tijela. Temperam-se com maionese, mostarda, cornichons e cebolinho picados e uma lata de atum esmagado. Quem estiver de mal com a mionese pode sempre usar queijo fresco.
Põe-se a mistura no saco de pasteleiro e recheiam-se as claras. Enfeitam-se com cebolinho, tiras de morrone ou tomates cereja, e servem-se fresquinhos, sobre folhas de alface.
E uns ovinhos verdes com salada de feijão frade? E os ovos à la tripe?
Continuação nos próximos episódios...
maio 30, 2006
Míscaros com ovos
Dos coelhos e das perdizes tratava a minha mãe como ninguém e, desculpem lá os vegetarianos, mas regalava-me com os petiscos!
Os míscaros, sobretudo os amarelinhos, dão uma entrada fantástica, que também pode ser feita com os pleurotos que há agora à venda nos supermercados. Não é a mesma coisa que feita com os cogumelos selvagens, mas dá para matar saudades de vez em quando. Por curiosidade, aos pleurotos selvagens chama-se por lá tartulhos.
Não estamos na época deles, mas como temos os de cultura, cá vai a receita:
Descascam-se os míscaros (tarefa ingrata... desnecessária com os pleurotos), lavam-se muito bem e cortam-se aos pedaços.
Num tacho, faz-se um refogado com azeite e cebola picada, mistura-se chouriço de carne beirão cortado às rodelas, e os míscaros.
Tapa-se e deixa-se cozer; os cogumelos largam a água necessária a esta operação.
Quando tudo estiver tenro, misturam-se os ovos batidos com sal e pimenta.
Mistura-se tudo muito bem e deixam-se cozer os ovos suavemente, sem os deixar secar.

Não é linda, a minha Serra?
maio 13, 2006
Molho Mousseline... à la minute!
A receita é da Maria de Lurdes Modesto, por isso podem confiar!
Precisam de:
2 gemas de ovo
1/2 dl de natas
1/2 limão
sal
50 g de manteiga
1/2 colher de chá de mostarda
Misturam-se as duas gemas com as natas, o sumo de meio limão e sal. Junta-se a este preparado a manteiga, derretida.
Leva-se ao microondas durante 1 minuto, interrompendo a cozedura por três vezes, para mexer (o único perigo é deixar aquecer demais, por isso respeitem mesmo as interrupções).
Adicionar a mostarda e levar ao microondas mais 25 segundos. Mexer, e está pronto!
Fácil não é?
