junho 01, 2006

Ovos cozidos recheados

Os ovos... às vezes esquecemo-nos deles, e há tantas formas e oportunidades de os consumir. Tornaram-se quase proscritos, coitados, são apontados como responsáveis pelos níveis de colesterol, e depois enchemo-nos de carnes vermelhas, batatas fritas e afins, muito piores para a saúde.

Eu gosto muito de ovos, principalmente todos os que são preparados de forma a deixar a gema líquida: estrelados, mollets, gemada...

Já as minhas filhas são muito reticentes a comê-los assim, o que eu acho uma pena. Que coisa boa molhar um pedaço de pão na gema de um ovo estrelado a preceito! Sim, que isto de se dizer "nem sabe estrelar um ovo" ...

E agora ralham comigo quando me vêem comê-los assim, quase crus, por causa da gripe aviária!

Mas garanto-vos que, com gripe ou sem gripe, tenho comido a minha parte. Tenho é sempre muito cuidado a comprá-los e submeto-os ao teste do costume, para verificar se são mesmo frescos: um ovo imerso num recipiente com água só é irrepreensivelmente fresco se permanecer no fundo. Se fizer menção de boiar já teve melhores dias, e se flutuar vai para o lixo.

Para elas faço ovos verdes, recheados, em omelete...

Para os rechear:

Cozo-os primeiro em água com sal grosso e vinagre. À partida a água deve estar fria, para não racharem. Se acontecer, o vinagre acelera a coagulação e não vazam. Assim que ficam cozidos (cerca de 15 minutos após a água levantar fervura) arrefecem-se em água fria. Isto evita a película acizentada à volta da gema...

Cortam-se ao meio no sentido longitudinal e retiram-se cuidadosamente as gemas para uma tijela. Temperam-se com maionese, mostarda, cornichons e cebolinho picados e uma lata de atum esmagado. Quem estiver de mal com a mionese pode sempre usar queijo fresco.

Põe-se a mistura no saco de pasteleiro e recheiam-se as claras. Enfeitam-se com cebolinho, tiras de morrone ou tomates cereja, e servem-se fresquinhos, sobre folhas de alface.

E uns ovinhos verdes com salada de feijão frade? E os ovos à la tripe?

Continuação nos próximos episódios...

4 comentários:

Elvira disse...

Sou apreciadora de ovos. O tal ovo estrelado com a gema líquida e o pão, que delícia! Infelizmente, desenvolvi uma forte alergia a ovos crus ou quase crus, até ovos do dia. :-( Agora, é preciso estarem bem cozidos...

Paula disse...

Deixe lá, Elvira, ainda sobram mil maneiras de os preparar. Aliás a Elvira é perita nisso ;) Beijinhos.

kuka disse...

O teste da frescura dos ovos,não te livra das salmonelas!Aqui no restaurante,já suprimi os ovos na mousse de chocolate,para evitar que alguém tenha problemas.Pessoalmente,continuo a comer ovos estrelados,é um risco.Mas também,temos de confiar um pouco nas autoridades fiscalizadoras.

Paula disse...

Pois, Kuka, o teste não "detecta" as salmonelas, mas até hoje elas não quiseram nada comigo... Mas concordo plenamente com as tuas precauções.