Mostrar mensagens com a etiqueta Sopas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sopas. Mostrar todas as mensagens

fevereiro 05, 2013

Afrodite

Este livro, o primeiro que li de Isabel Allende, foi uma agradável surpresa: leve, divertido, cheio de histórias, muita cultura geral e sentido de humor e, melhor de tudo, RECEITAS! E não são umas receitas quaisquer, são receitas afrodisíacas!
Não percam este livro, vão divertir-se um bocado, é garantido :)

Deixo-vos com a Sopa da Reconciliação, pois o mais importante é estar de bem com o ser amado, se não não há afrodisíaco que valha, não é verdade?

"E como estamos a falar de azeite trufado, chegou o momento de oferecer a minha receita para as emergências. Desde que fiz dezanove anos tenho estado casada todos os dias da minha vida, excepto três meses de borga entre um divórcio e o segundo marido. Isto significa que tive aproximadamente 16.425 ocasiões de fazer perder o juízo a um homem. A criação desta sopa não foi coisa do acaso, mas sim da necessidade. É um afrodisíaco praticamente infalível que faço depois de uma zanga forte, como uma bandeira de tréguas que me permite fazer as pazes sem me humilhar demasiado. Ao meu adversário basta-lhe cheirá-la para perceber a mensagem".

Isabel Allende, Afrodite

Nota: Para quem estiver interessado, o livro está com 50% de desconto, na Wook!



SOPA DA RECONCILIAÇÃO
2 chávenas de caldo de carne, frango ou legumes
1 chávena de cogumelos frescos
1/2 chávena de cogumelos Portobello picados
(ou 1/4 chávena de cogumelos secos)
1/2 chávena de  cogumelos Porcini picados
(ou 1/4 chávena de cogumelos secos)
1 dente de alho
3 colheres de azeite trufado
1/4 chávena de natas azedas
sal e pimenta

Se os cogumelos forem secos, colocar de molho em meia taça de bom vinho tinto (Porto), até ficarem esponjosos.
Fritar o dente de alho picado com os cogumelos no azeite, mexendo, durante cinco minutos.
Acrescentar o caldo, o Porto e o azeite trufado (a autora guarda algumas gotas para se perfumar atrás das orelhas ;).
Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se em lume brando até os cogumelos amolecerem e "a casa cheirar a paraíso".
No final tritura-se tudo. Deve ficar com consistência um pouco grossa.
Serve-se decorada com as natas azedas, em pratos quentes.



julho 13, 2011

Sopa de Tomate à moda da mãe


Esta é uma especialidade da minha mãe. É muito simples e saborosa, como quase tudo que ela cozinha.
Deixo aqui a receita, porque em breve vai chegar a época forte dos tomates dos quintais, bem vermelhinhos e saborosos, sem nada a ver com os desenxabidos tomates de estufa de inverno.

Sabem como é, para as mães as quantidades são a olho, fruto da experiência de muitos anos! :)

Apenas como orientação:

azeite e sal q.b.
1 kg de tomate maduro
400g de batatas
2 cenouras 
1 nabo
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 punhado de arroz
1 pitada de pimenta branca

croutons para servir (facultativo)


Comecem então por tratar dos tomates: um corte na base e um escaldão em água a ferver facilitam a tarefa de os pelar. Retirem-lhe também as sementes e cortem em pedacinhos miúdos. Reservem.

Numa panela coloquem um fundo de azeite. Juntem a cebola às rodelas e o alho picado. Levem ao lume e deixem murchar sem alourar a cebola. Juntem os restantes legumes cortados em pedaços e cubram com água suficiente para cozer. Temperem com sal. Quando estiverem tenros, passem a sopa com a varinha ou passe-vite e juntem o tomate. 
Deixem apurar até o tomate estar bem cozido e desfeito. Verifiquem a consistência da sopa e rectifiquem o sal; juntem um pouco de água se necessário, mais um fio de azeite e uma pitada de pimenta.

Um pouco antes de retirar a sopa do lume a minha mãe costuma juntar-lhe um bom punhado de arroz; acho que é o que lhe dá aquele toque materno...
Se o juntarem, deixem cozer mais uns cinco minutinhos. Depois desliguem o fogão e tapem a panela. 
O arroz continua a cozer e "abre" apenas com o calor da sopa.

Serviam simples ou com croutons.

Também gosto desta sopa fria, nos dias de calor intenso.


agosto 14, 2010

Sopa de ervilhas com presunto estaladiço


Cá em casa nunca pode faltar a sopa.... Curiosamente aqui no blog só postei quatro, entre as quais a sopa de salsa, tradicional nesta zona.

Esta de que hoje vos falo foi feita com o que havia no frigorífico: uma vista de olhos rápida e verifiquei que tinha com que fazer um purezinho de legumes, mas nada de folhagem verde para acrescentar... Resolvi juntar à base algumas ervilhas congeladas.

A sopa foi então feita com:

4 batatas grandes
3 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
a parte branca de um alho francês que andava perdida
1 pedaço de abóbora "moganga"
2 chávenas de ervilhas congeladas
azeite e sal q.b.

Comecei por levar a panela ao lume com um fundo de azeite, juntei a cebola, o alho francês e os dentes de alho laminados. Deixei suar, juntei as cenouras, a abóbora e as batatas, tudo cortado aos cubos, e acrescentei água a ferver e sal "a olho".
Quando tudo ficou cozido, reduzi a puré e rectifiquei os temperos. Foi então que me lembrei de umas fatias de presunto pouco curadas (e por isso por mim pouco apreciadas) que ainda havia, e resolvi pô-las a fritar na frigideira sem gordura alguma. O que resultou numa espécie de "telhas" de presunto que quebrei sobre os pratos ao servir. E não é que combinou lindamente com a sopinha?

E agora que falo nisto, acho que umas folhinhas de coentros também não ficariam mal...

fevereiro 26, 2007

Sopas

As sopas são fáceis de preparar e nunca nos deixam desprevenidos. E durante o Inverno são aconchegantes e fazem-nos sentir realmente em casa.

Aqui todos gostamos de sopa, mesmo as meninas. As crianças só não gostam da sopinha (como a famosa Mafalda!) se não forem habituadas a comê-la desde pequeninas, e é um valioso contributo para uma boa alimentação.

Às vezes são feitas ao sabor do conteúdo do frigorífico, outras vezes são mais "clássicas", como estas, com um ou outro toque que faça a diferença.



À sopa de agrião costumo juntar rodelas de ovo cozido;



Na de feijão verde, quando o puré fica pronto e está na hora de juntar o feijão verde, para além do dito, cortado fininho, junto também uma cebolinha pequena bem picadinha e algumas folhinhas de serpão, uma erva aromática muito vulgar por aqui. Há falta de serpão um pouco de segurelha dará à sopinha um sabor muito especial.

As batatas, cenouras, cebolas e abóbora podem servir de base a quase todas as sopas; e pode-se brincar indefinidamente com os ingredientes, usando favas, lentilhas, couve-flor ou bróculos, ervilhas... Passadas, aos cubinhos, cremosas ou caldinhos, com ou sem carne ou peixe, vivam as sopas!

junho 08, 2006

Sopa de Alho e Courgettes (Itália)


1 cebola
azeite q.b.
2 cabeças de alho
2 courgettes
2 batatas
2 litros de caldo de aves
manjericão fresco

Saltear o alho e a cebola picados finos no azeite; juntar a batata, cortada às rodelas, e mexer durante 2 minutos. Juntar o caldo (de preferência feito em casa), sal e pimenta, e deixar cozer.
Passar a sopa e juntar as courgettes cortadas aos pedaços. Deixar cozer até ficarem macias.
Servir com manjericão fresco.

maio 17, 2006

Sopa de Salsa


Aqui em casa há sempre sopa, não passo sem ela, tenho que comer sopa pelo menos uma vez ao dia, senão falta-me qualquer coisa!
(Uma piscadela de olho à Laranja com Canela, que tem sempre umas sopinhas deliciosas!)
Além disso, quando temos sopa nunca estamos desprevenidos...
E se estivermos desprevenidos com os ingredientes para a fazer?
Se tiverem os poucos que vou mencionar, e com os quais os covilhanenses preparam uma saborosa sopa de salsa, têm o problema resolvido!

Quanto às quantidades, cada um conhece o tamanho da sua panela, por isso adaptem à vontade... Estas são as quantidades para a minha panela mais pequena.

Precisam de :
7 batatas médias
2 cebolas
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
4 colheres de sopa de azeite
2 ovos
quadrados de pão frito q.b. (facultativo)

Cozem-se as batatas, a cebola e os alhos numa panela com água e sal. Cinco minutos antes do final da cozedura, junta-se o azeite. Passa-se a sopa com a varinha mágica. Junta-se um ramo de salsa muito picadinha, e deixa-se levantar fervura.
Por fim misturam-se na sopa os ovos batidos ou, como eu prefiro, cozidos e cortados às rodelas.
Pode ainda servir-se com quadradinhos de pão frito, mas é facultativo.

Hão-de aparecer por aqui mais receitas da minha terra.

Entretanto, sempre vos digo que a salsa é rica em vitaminas A e C e oligo-elementos, e tem propriedades depurativas e diuréticas. Para além do papel que habitualmente desempenha no clássico ramo de cheiros, dá cor e enriquece saladas e omeletes.