junho 16, 2006

Arroz de Pimentos



Como já disse por aqui, adoro arroz, o que equivale a dizer que o cozinho muitas vezes. Por isso, procuro variar muito os "arrozes".
Provavelmente vão achar que não valia a pena postar esta receita, mas faço-o porque às vezes há coisas tão simples e boas, e esquecemo-nos delas, não é?

Para o arroz de pimentos:

Fazer um refogado com cebola, alho e azeite. Juntar os pimentos cortados às tirinhas e deixá-los estufar um pouco. Quando estiverem macios, juntar caldo de legumes (no dobro da quantidade do arroz que se vai usar)e deixar levantar fervura. Juntar o arroz lavado e escorrido e rectificar de sal e pimenta. Quando recomeçar a borbulhar, tapar o tacho e deixar cozer em lume brando. Para o meu tachinho, 5 minutos, mais cinco minutos de repouso com o lume já apagado e o tacho tapado.
Antes de servir, soltar o arroz com um garfo, porque entretanto os pimentinhos vieram todos ao de cima...
A este juntei uma pitada de açafrão das índias, para dar cor.

Há agora à venda pimentos verdes, vermelhos, amarelos e laranja: imaginam a combinação num mesmo arroz?!

Ainda por arroz: na Beira é costume juntar ao arroz de grelos, enquanto coze, uma farinheira picada com um garfo. Pormenores regionais... Se gostarem de farinheira, experimentem. Juntem-na antes de tapar o tacho para o arroz cozer e não se esqueçam de a picar, senão rebenta...

4 comentários:

Laranjinha disse...

Também adoro arroz. Às vezes no arroz de tomate tb junto pimento.

Elvira disse...

Claro que vale a pena! Pode inspirar muita gente, esta receita.

Anónimo disse...

Ah, esse arroz com a farinheira fica a matar! Que coisa boa deve ser. Claro que já não me esquece. Em troca; na zona de Lamego onde tenho amigos, fazem um arroz de forno com moiras em cima, também picadas. O arroz leva hortelã. Aconselho-lhe as moiras da Beira-Lamego apenas porque, insustriais, são as mellhores que conheço. Pode encontrá-las no Modelo ou no Continente.

Paula disse...

Obrigada, adoro estes truques!