junho 06, 2006

Antecipando o jantar...



Não pude postar a brioche, vou dizer o que vai ser hoje o jantar:

Carne guisada com sumo de laranja e especiarias, que vou acompanhar com couscous simples.

(Olá filhas, se cá vierem ficam já a saber o que vai ser o jantar!... É sempre o grande suspense do dia)

A carninha:

Vai ser de novilho, mas podia ser de porco, cortada aos cubos. Aloura-se bem em manteiga ou margarina e retira-se da panela.
Na gordura que ficar aloura-se cebola picada, junta-se a carne e vinho branco e deixa-se cozer, temperando com sal, pimenta preta do moinho, gengibre, noz-moscada, cravinho, uma pitada de canela e outra de ras-el-hanout. Quando estiver bem tenra, junta-se o sumo de uma laranja e 2 colheres de sopa de natas misturadas com uma colher de chá de maizena. Se quiserem fazer a preceito, juntem um pouco de aveludado de carne, em vez da maisena, para engrossar o molho... Por mim vou deixar essa opção para um dia em que o jantar deva ser mais requintado.

2 comentários:

jp diniz disse...

Apesar do ras-el-hanout ser uma mistura fundamental na cozinha do norte de áfrica , nunca o encontrei por cá . O que tenho em casa trouxe-o de Espanha . Quantos leitores saberão o que é ?

Paula disse...

Para quem não saiba, como eu não sabia até à pouco tempo atrás (fui elucidada pela Elvira), a explicação pode ser encontrada
aqui: http://oquefazerprojantar.blogspot.com/2006/05/couscous-royal.html

Penso que talvez seja possível encontrá-lo no El Corte Inglés, mas ainda não verifiquei, porque o que tenho foi-me gentilmente oferecido.

Viva o intercâmbio inter-blogs!...