maio 26, 2006

Torricado

Gosto muito de aprender coisas novas e, há dois dias atrás, recebi uma informação preciosa. Sabem o que é um torricado? Pois eu não sabia, mas fiquei a saber.Devo a informação a uma amiga, que me autorizou a publicá-la aqui, o que vou já fazer!

Vejam só que petisco, mesmo a calhar para pôr em prática este Verão (melhor: este fim de semana)!

Usam-se bons pães saloios, pequenos, para serem mais fáceis de comer. Abrem-se ao meio, dão-se uns golpes no miolo de forma a fazer um quadriculado, regam-se com azeite, alho e sal grosso e levam-se às brasas. Depois, segundo a minha amiga, "pranta-se-lhe" em cima o que quisermos: febras, lascas de bacalhau, sardinhas... igualmente cozinhados no braseiro.
Diz ela que quase ninguém conhece, e que os torricados que fazem com os amigos lá em Valadas são sempre um enorme sucesso; mesmo os "esquisitinhos" que não gostam de nada adoram o petisco... Pudera!

Ah, e usem alhos a sério, não destes muito bonitos que não sabem a nada... O conselho é do pai dela, a quem aproveito para desejar uma rápida recuperação e muitos torricados, já nos próximos tempos!

Obrigada, Carmo! Isto é que é ser amiga! ;)

9 comentários:

Elvira disse...

Já me estou a imaginar a comer torricados no jardim! :-)

Paula disse...

E eu!...

(Elvira, o bolo de azeite de Barrancos é... maravilhoso!)

kuka disse...

Estes não conhecia.Os que conheço e costumo fazer,levam os mesmos cortes são esfregados com alho,levam um fio de azeite e mais nada.Era tipico dos campinos.Assim deve ser melhor,enche mais.lol!

jp diniz disse...

Otorricado não é assim tão desconhecido, pois aparece em bastantes livros sobre a alimentação nacional . Se me lembrar vou verificar isso . É a nossa bruschetta , que tb existe em Espanha nas versões "Pan amb tomaquet" , ou nas variantes da Andaluzia com presunto ou fatias finas de lombo assado sobre o pão torrado esfregado com tomate e alho e temperado com um fio de azeite . Ai a fome

Paula disse...

Aparecerá, mas eu não conhecia, e ando sempre a "devorar literatura gastronómica"... santa ignorância!
Se encontar algum desses livros, deixe por aqui as referências!

Anónimo disse...

Mamã! Podemos fazê-los amanhã? =D

Paula disse...

Boa ideia, filhota!

Anónimo disse...

Como pessoa originária da terra cujas lezírias deram origem ao torricado, essa grande Azambuja, doi-me a alma :) ver a receita do torricado um tanto ou quanto deturpada, um pequeno lapso de certeza. O segredo tá em ser feito com pão duro (de preferencia com 2 dias) e antes de se esfregar com alho, por o azeite e o sal, o pao tem que ir primeiro ao lume de maneira ate ganhar uma corzinha...so depois vem o alho, azeite e sal e vai ao lume ate se ouvir o azeite a chiar...n tem mta ciencia mas sao os pequenos pormenores que definem a qualidade. Um abraço ribatejano

Anónimo disse...

ola pois tb sou ribatejano ou seja de azambuja terra de origem do famoso torricado é verdade os pormenores fazem a diferença