maio 04, 2006

A fruta... e a publicidade

Ando muito desgostosa com a publicidade que se faz actualmente a determinados produtos que visam, sobretudo, as crianças. E com o sucesso que alcançam...
Por certo já ouviram, relativamente a uns certos iogurtes:
"-Fruta?
- Sim!!!
- Pedaços?
-Não!!!"

Não, porquê?! Para que é que os meninos querem os dentinhos, senão para fazer uso deles e trincar? Diga-se de passagem que o iogurte não é o produto mais difícil de mastigar...
Como é sabido, certas crianças têm alguma aversão pela fruta e pelos legumes; que fazer? Incentivá-los e ajudá-los a aprender a gostar, ou conservá-los na preguiça, consumindo produtos industrializados e cada vez com menor valor nutricional?
Por certo este relato já lhes fez lembrar a ultima novidade lançada no mercado...
Para quê lavar e /ou descascar uma peça de fruta e trincá-la, se se pode beber?
Pois eu digo-lhes:
Para aproveitar todos os nutrientes, as fibras, as vitaminas, e para exercitar os maxilares e dar uso aos dentes! Além do que fica certamente mais económico e mais bonito na fruteira.
Se hoje em dia nos questionamos sobre a qualidade e o valor daquilo que comemos, para quê diminui-los cada vez mais? Toda a gente sabe como são efémeras as vitaminas...
Que comparação poderá haver entre colher e comer uma maçã madura e beber um sumo (com polpa ou não) industralizado e produzido há semanas (?) atrás?
Se muito raramente temos já o prazer de colher, pelo menos trinquemos com prazer!

Sem comentários: