Deixei de lamentar a expulsão de Adão e Eva do Paraíso quando descobri que eles não tinham presunto nem ovos mexidos! (Dorothy Sayers)
maio 03, 2006
Um bolo de Aniversário...
Após várias desilusões com os bolos de aniversário de compra, muito bonitos por fora mas insípidos por dentro, e após o pedido insistente de uma das minhas gémeas, resolvi ser eu a confeccionar o bolo comemorativo das dezasseis primaveras delas... Tanto mais que a confiança que depositavam em mim merecia recompensa! Qual seria, qual não seria, como boa apreciadora da doçaria portuguesa, resolvi-me pelo "Bolo Rançoso", do livro "Doçaria Tradicional do Chefe Silva". Não fujam, a despeito do nome é uma verdadeira delícia... como todos os doces conventuais portugueses. E não me venham com essas do colesterol e do excesso de açucar... Dias não são dias!
Cá vai a receita:
5o0 grs de açucar
2,5 dl de água
50 grs de manteiga
500 grs de miolo de amêndoa moído
250 grs de doce de gila, sem líquido
20 gemas e 1 clara(!)
2 colheres de sopa bem cheias de farinha
manteiga para untar
papel vegetal
Para a cobertura:
2,5 dl de água
500 grs de açucar
sumo de 1/4 limão
O bolo:
Unte com manteiga uma forma redonda grande, forre-lhe o fundo com papel vegetal e volte a untar.
Num tachinho, misture o açucar com a água, leve ao lume e deixe ferver cerca de 5 minutos. Retire do lume, junte a manteiga, mexa e deixe arrefecer.
Misture-lhe então a amêndoa moída, o doce de gila, as gemas, as claras e a farinha; Bata um pouco (não muito), deite na forma, polvilhe com um pouco de farinha para não queimar e deixe cozer em forno a 160º um pouco menos que uma hora (verificar, em função do forno).
Depois de cozido deixe arrefecer, desenforme e cubra com o açucar de cobertura. Decore com fios de ovos.
A cobertura:
Leve a ferver a água com o açucar durante 5 minutos, retire do lume, junte o sumo de limão e vá mexendo com a colher de pau, contra as paredes do tacho, até tomar cor branca translúcida. Nesta altura cubra o bolo. Se endurecer, junte-lhes umas gotas de sumo de limão e leve ao lume para aquecer. Quanto mais alto for o ponto, mais difícil será trabalhar a cobertura.
Nota: Na foto a calda dos fios de ovos levou o "birthday", mas ninguém se ralou com isso!
Bons cozinhados! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Seja bem vinda à blogosfera, querida Paula! Parabéns! Este blogue promete. Vou já linká-lo para visitá-lo muitas vezes.
Beijinhos.
Obrigada! :)
De facto este bolo tem um ÓPTIMO aspecto! Obrigada por me ter dado a oportunidade de prová-lo! =D
Enviar um comentário