maio 29, 2006

Bolo de chocolate no microondas




No domingo à noite uma das minhas filhas teve uma súbita vontade de comer bolo de chocolate...
Temos lá em casa uma receita que ela própria descobriu e pôs em prática, e que tem servido muitas vezes para colmatar estes desejos.
Mesmo os cépticos podem acreditar que é muito bom, este bolinho. Já devem ter reparado que também sou adepta das preparações longas e cuidadas, mas nem por isso deixo de aproveitar as vantagens da tecnologia!

Cá em casa as quantidades da receita dão para dois bolos, porque não tenho forma que comporte a totalidade da massa e caiba no aparelho (faço-o numa forma de soufflé). Também se pode preparar só metade da massa, dividindo as quantidades por 2.

Cá vai:

4 ovos
2 chávenas de açucar
2 chávenas de leite
100 g de manteiga
1 chávena de chocolate em pó
2 chávenas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
1 pitada de sal

Nota: a chávena usada é de chá; como usamos sempre a mesma em todos os bolos, da próxima vez vou indicar a capacidade dela em ml.

Juntam-se todos os ingredientes numa tijela, bate-se durante um minuto com a batedeira e leva-se ao microondas, durante 8 minutos na potência máxima, em forma untada com manteiga (pouca manteiga, porque no microondas as gorduras têm grande influência sobre os resultados). Passado o tempo indicado, deixar descansar ainda durante 5 minutos antes de desenformar o bolo.

Cobrir com leite condensado achocolatado e pepitas de chocolate - nós não pusemos, já não havia...
Também se pode utilizar qualquer outra cobertura de chocolate, ou nehuma...

E pronto, desejo satisfeito.

Pesquisando, encontrei outra versão de bolo de chocolate no microondas super interessante, porque descreve todo o processo químico que nos permite obter este resultado, mas ainda não experimentei. Se quiserem dar uma olhadela, está aqui.

6 comentários:

Elvira disse...

Uma receita assim é bem útil para aqueles dias onde apetece mesmo chocolate e pronto!

Anónimo disse...

adorei esta receita! simples e deliciosa! acho que a vou divulgar no meu blog também. obrigado!

Anónimo disse...

Parabéns!!! a receita é mesmo deliciosa.Confesso que inicialmente estava um pouco céptica mas depois de prova o bolo fiquei rendida.Como não tinha leite condensado resolvi cortar em cubos o bolo polvilhá-lo com açúcar fica como sugestão

Anónimo disse...

uma delícia
adorei!!!

celizinha disse...

Uma delícia. Aprovado, ficou realmente fantástico! O meu ficou com a calda natural dele, nem precisei fazer outra à parte
Adorei, parabéns e super obrigada!
Celi-Rio de Janeiro

Paula disse...

Fico muito contente por ter gostado, Celizinha! Um beijo.