fevereiro 28, 2007

Ovos Mexidos Com Espargos

Óptimos como entrada ou refeição ligeira, ficam muito melhores se forem preparados com espargos bravos mas, na falta, os de cultura ou mesmo de conserva também os podem substituir, que remédio...

1/2 Kg de espargos
100 g
de manteiga
1,5 dl de natas
10 ovos
sal e pimenta q.b.

Preparar primeiro os espargos: rejeitar a parte fibrosa e raspar-lhes o pé. lavar muito bem e cozer em água com sal durante alguns minutos (deixar estaladiços). Escorrer bem os espargos, cortá-los às rodelinhas e reservar as pontas.
Saltear numa frigideira com 2 terços da manteiga para a quecerem bem e alourarem ligeiramente. Adicionar os ovos batidos, temperados com sal e pimenta, e misturados com as natas.
Juntar o resto da manteiga e deixar prender os ovos a gosto, mexendo sempre, para que fiquem cremosos. Quando prontos, guarnecer com as pontas dos espargos que se reservaram.











E a famosa açorda de espargos, conhecem?

8 comentários:

Unknown disse...

Ali, no Cano (bem... se dissesse isto lá era deportado! Eles insistem que deve dizer-se "em Cano") no largo do Rossio há dois "restaurantes" modestos. Um, "O Hélder" não conheço que nunca lá entrei mas no outro, "Planicíe" de seu nome, regido pela D. Margarida, serve honesta comida, sem grandes apuros de técnica e/ou de apresentação. Mas tem um prato que me deixa absolutamente extasiado. É isso mesmo! Açordinha de espargos. Acompanhada por uns trocitos de entrecosto e umas fatias de laranja. Ah! Que belo jantar. Ou que belo almoço.

Daqui lá são 100 km! Ora 100 + 100 são 200! Chau, pessoal que tenho que me despachar!

Paula disse...

Pois não me importava nada de provar a açorda da D. Margarida, porque é de comida honesta que eu gosto! Obrigado pela dica do restaurante, fica anotada.

E para quem não a conhece, amanhã publico a receita da açorda...

Laranjinha disse...

nham ...nham...devem ser óptimos.

colher-de-pau disse...

HUMMM!!!
Ovos mexidos com espargos... Gosto tanto...
Obrigada pela sugestão! Há-de ser o meu jantar um dia de destes!

Anónimo disse...

gostei tanto duma receita de bolo de chocolate que aqui tens...delicioso mesmo..
bjnho

Anónimo disse...

Bom, hoje o meu jantar foi callos con garbanzos, e o meu almoço, um iogurte líquido e uma empada. Tenho andado um pouco ao contrário. Devia comer os garbanzos ao almoço, e ao jantar, estes seus ovos mexidos.

Anónimo disse...

Paula o teu blog anda sempre ao sabor da estação! Os Espargos....a minha mãe já me enviou,como de costume, um molhinho cortado e cozido pronto a mexer com os ovos!Experimentem comer estes espargos mexidos com ovos juntamente com chouriça ou alheira asssadas.....
Mas tenho uma dúvida quanto à preparação. Quando são trigueiros (silvestres), não cozes os espargos várias vezes para tirar o sabor amargo? Eu faço sempre assim, no mínimo 3 vezes, se não ficam intragáveis.

um abraço.

jp diniz disse...

ai as migas e os ovos mexidos com espargos bravos ... Eu escaldo-os primeiro e deito fora a agua por causa do sabor amargo como referiu a Idanhense. E normalmente não os corto , parto-os à mão.