fevereiro 13, 2007

Ovos em Tomatada


Não estamos em tempo de encontrar belos tomates maduros e saborosos, mas que querem, deu-me vontade de preparar estes ovos...

Sem outra alternativa que recorrer ao tomate pelado, baseei-me na receita tradicional da tomatada à portuguesa e cá vai disto...


A receita da tomatada:

1/2 kilo de tomates
250g de cebola às rodelas finas
1/2 dl de azeite
1 folha de louro
1 dente de alho
1 ramo de salsa
sal e pimenta q.b.

Limpam-se os tomates de peles e sementes e cortam-se em pedaços.

A cebola é cortada em rodelas finas e vai a refogar no azeite, com o alho picado. Deixar estufar bem, sem alourar demasiado. A meio da cozedura juntam-se os tomates, o louro e a salsa picadinha. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se apurar bem.

Para a tomatada com ovos:

Dispõe-se a tomatada de preferência em frigideiras de barro individuais que possam ir ao lume. Logo que ferva, abrem-se nela orifícios onde se introduzem os ovos. Temperam-se com sal e pimenta e deixam-se escalfar em lume brando, até a clara se tornar opaca. Servem-se na própria frigideira.

Como os escalfei todos juntos numa única frigideira, tive de servi-los no prato, mas ficam muito mais bonitos se os servirem como indiquei acima. Já o gosto não sofreu nada com isso.

Podem servi-los com fatias ou triângulos de pão frito : a fritura do pão deve ser feita em duas partes de óleo e uma de manteiga.

Tendo em vista a redução de calorias servi apenas com pão caseiro, torrado.

Como eram ovos do dia, não tive dúvidas em deixá-los com o aspecto abaixo, mas se não confiarem nos ovos (sobretudo nos tempos que correm...) podem sempre deixá-los cozer bem.

3 comentários:

Culinária Arte Brasileira disse...

Olá tudo bem com vc?
estava eu navegando e encontrei seu blog.. achei ele muito lindo...
Eu tambem tenho um blog de receitas..
Venha me fazer uma visita..
Um braço

Paula disse...

Tudo bem Lucinha, obrigada pela visita. Claro que vou visitar o seu blog! Volte sempre.

Anónimo disse...

O que eu chamo a boa cozinha de família. Talvez seja o meu jantar de hoje. Às vezes, faço uns parecidos sobre uma fatia de pão frito, só que a cebola é picada e, o que me parece menos bem, os ovos escalfados à parte.