julho 30, 2007

Mais pão caseiro...



Este foi o último pãozinho que fiz com a ajuda da minha máquina. O corte denota que foi cortado ainda muito quente, porque o cheirinho a pão acabado de cozer era tal na cozinha que, assim que saiu do forno, não resisti à tentação de o provar!

A receita tirei-a da net, muito antes de ter o blog, por isso não tive a preocupação de anotar a origem, pelo que peço desculpas ao autor (desconhecido)...

Para três pãezinhos:

1 colher de café de levedura desidratada
500g de farinha
250 ml de água morna
2,5 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de sal fino

Coloquei os ingredientes na máquina pela ordem preconizada pelo fabricante; no caso da minha máquina colocam-se primeiro os líquidos e depois os sólidos.
É facultativo, mas eu junto sempre uma pitada de açucar às massas lêvedas, para ajudar o trabalho do fermento.

Escolhi o programa "massa" : estava com vontade de moldar os pãezinhos à mão.
Quando o programa acabou, retirei a massa para uma superfície enfarinhada e amassei ligeiramente, para retirar o ar à massa. Formei três pães e dei-lhes uns golpes com a lâmina da faca. Deixei-os levedar de novo.

Entretanto, aqueci o forno à temperatura máxima e introduzi os pães, que já tinham duplicado de volume. Coloquei um recipiente com água no forno, porque o vapor durante a cozedura favorece a formação de uma crosta estaladiça.

Após 20 minutos retirei-os do forno e deixei-os sobre uma grelha, para arrefecerem, mas acabei por provar um naco antes disso, generosamente barrado com manteiga!...

O Bolo do Dia dos Avós



Qualquer ocasião é boa para preparar uma gulodice! O dia dos avós foi o pretexto para nos regalarmos em família com este bolo, e as minhas filhas colaboraram activamente na sua preparação.

A receita é de um velho livro da Biblioteca Vida : "Aprenda a fazer bolos para festas infantis". Não dizem que de velhinho se torna a menino?...

A receita:

Batemos 4 claras em castelo com uma pitada de sal; sem parar de bater, juntámos as 4 gemas e uma chávena de chá de açucar. Em seguida juntámos uma chávena de leite quente, e 2 chávenas de farinha que já tinhamos peneirado com uma colher de sobremesa rasa de fermento em pó. Esta última operação faz-se sem bater muito a massa, envolvendo apenas a farinha cuidadosamente.

Vertemos num tabuleiro (37x25) untado com manteiga e polvilhado com farinha. Cozeu em forno médio (180ºC) durante cerca de 40 minutos.

Enauanto o bolo cozia preparámos o doce de ovos moles para o recheio, e o glacé para a cobertura.

Penso que já por aqui expliquei a confecção dos ovos moles...
Quanto ao glacé, batemos uma clara em castelo com umas gotas de sumo de limão e fomos juntando açucar em pó, até obter a consistência desejada.

Depois de frio cortámos o bolo ao meio na vertical, e depois cada metade na horizontal, por forma a obtermos 4 fatias iguias.
Sobrepusemo-las intercalando com o doce de ovos e obtivemos um bolo bastante alto!
Por fim barrámos o conjunto com o glacé.

A massa do bolo é muito fofa e leve. Os avós, que são gulosos, gostaram do presente.

Nota: A chávena que uso como medida para os bolos é grande: tem a capacidade de 350 ml.

julho 25, 2007

De regresso



Ausentei-me da cozinha por alguns dias, mas já regressei...

julho 10, 2007

Lombos de Pescada com Molho de Coentros



Os coentros no molho foram ideia minha. Na receita que utilizei, de um livro da Vaqueiro, não havia tal. Utiliza-los ou não fica pois ao critério de cada um...

Começar por escalfar rápida e suavemente os lombinhos de pescada num caldo feito com 1.25 dl de água, um pouco de vinho branco, uma colher de chá de sumo de limão, um fio de azeite, um ramo de salsa e sal.

Retirar os lombinhos do tacho e mantê-los quentes. Coar o líquido da cozedura.

Para preparar o molho:
Derreter 20g de manteiga, polvilhar com 20g de farinha e deixar cozer sem ganhar cor. Regar com 1 dl do caldo de cozer o peixe, mexendo sempre. Juntar 1 dl de vinho branco e deixar cozer durante mais 10 minutos.

Em seguida bate-se uma gema com 2 colheres de sopa de natas e adiciona-se a mistura ao molho, já fora do lume. Foi também por esta altura que entraram os meus coentros...

Cobre-se o peixe com o molho e serve-se o restante na molheira.

Da próxima vez que os fizer vou experimentar com uns raminhos de funcho.

julho 03, 2007

Bolinhos de Arroz


Que fazer quando sobrou um pouco de arroz de cenoura e um pouco de carne à bolonhesa?
Bolinhos de arroz!




300g de arroz já cozinhado
quatro colheradas de carne guisada com tomate
um pouco de pão duro ralado
dois ovos batidos
cinquenta gramas de queijo macio, ralado
sal e pimenta

Se necessário, pisar bem a carne (no caso esta operação foi dispensada, visto que se tratava de carne picada). Colocar o arroz numa terrina, juntar os outros ingredientes e temperar de sal e pimenta. Com a mistura formar bolinhas pouco maiores que almôndegas e passa-las no pão ralado.
















Eu optei por fazer um buraquinho em cada bolinha e colocar uma colherita (das de café) de carne; depois fechava de novo a bolinha...

Fritar em óleo ou, melhor ainda, azeite bem quente e colocá-los sobre papel absorvente.

Podem ainda levar-se ao forno previamente aquecido por cinco minutos, coisa que não fiz...

Servi-os bem quentes, com uma salada verde. Parecia tudo novo! :)