julho 10, 2007

Lombos de Pescada com Molho de Coentros



Os coentros no molho foram ideia minha. Na receita que utilizei, de um livro da Vaqueiro, não havia tal. Utiliza-los ou não fica pois ao critério de cada um...

Começar por escalfar rápida e suavemente os lombinhos de pescada num caldo feito com 1.25 dl de água, um pouco de vinho branco, uma colher de chá de sumo de limão, um fio de azeite, um ramo de salsa e sal.

Retirar os lombinhos do tacho e mantê-los quentes. Coar o líquido da cozedura.

Para preparar o molho:
Derreter 20g de manteiga, polvilhar com 20g de farinha e deixar cozer sem ganhar cor. Regar com 1 dl do caldo de cozer o peixe, mexendo sempre. Juntar 1 dl de vinho branco e deixar cozer durante mais 10 minutos.

Em seguida bate-se uma gema com 2 colheres de sopa de natas e adiciona-se a mistura ao molho, já fora do lume. Foi também por esta altura que entraram os meus coentros...

Cobre-se o peixe com o molho e serve-se o restante na molheira.

Da próxima vez que os fizer vou experimentar com uns raminhos de funcho.

6 comentários:

Joaninha disse...

Paula, eu por acaso não aprecioespecialmente oscoentros, mas ando a tentar habituar-me a eles :) e vou colocando bocadinhos. Esta receita éóptima para isso.Obg :)!

Eli disse...

Eu já gosto muito de coentros, então seu pratinho está pra mim!! :)

Elvira disse...

Os coentros combinam sempre lindamente com qualquer peixe.

Beijinhos.

Isabel Salvador disse...

esta é uma receitinha de rapar mesmo o tacho

parabéns

bjokas

Pimponices disse...

Não resisto a receitas com coentros! Nhami!!!

***

Clara Gomes disse...

Eu nao gosto de coentro
mas em compenssação, adorei conhecer este site português.
Faz tempo que de lá sai,vivo hoje no Brasil.
Mas apezar de tudo gusto das iguarias de meu pais.Portugal
beijinhos a todos

Clara.santista@gmail.com.br