outubro 30, 2007

Almôndegas de Peixe em Fricassé



Estas almôndegas, propostas pelo João Vasconcelos Costa no se livro "O Gosto de Bem Comer", foram muito apreciadas, embora tenham sido preparadas com uma certa pressa... A refazer muitas vezes, com todo o tempo e cuidado que merecem.

Como se tratava de um simples jantar do dia-a-dia usei para as confeccionar o caldo onde cozi as postas de peixe.

Foi assim:

Cozi 4 postas de peixe num caldo aromático a que juntei 1 cenoura cortada em pedaços, 1 cebola, algumas rodelas de limão, 1 raminho de salsa, sal, pimenta e 1/2 copo de vinho branco.

Depois de cozido, o peixe foi limpo de peles e espinhas e desmanchado em lascas. Misturei-o com 1 cebola picada, 1 ovo batido e 1 colher de sopa de manteiga. Como tinha usado vinho branco no caldo, não juntei o meio cálice de Porto indicado na receita. Juntei dois pãezinhos da véspera demolhados e espremidos para dar consistência ao preparado.

Depois foi rectificar o sal e a pimenta e moldar as bolinhas, passá-las por clara de ovo - as gemas utilizam-se no molho - e pão ralado. Fritá-las ligeiramente.

Coei e pûs ao lume o caldo onde o peixe tinha sido cozido e juntei as almôndegas, para acabarem de cozer.

O molho:
Bati 3 gemas com o sumo de 1/2 limão, 1/2 pacote de natas e uma pitada de noz moscada. Rejeitei parte do caldo da cozedura e ao restante juntei esta mistura, e um pouco de salsa picada. Voltou tudo a lume brando, mexendo sempre, para engrossar.
No final juntei de novo as almôndegas, deixei aquecer bem e levei para a mesa. Acompanhamento: um puré de batata.

Nota: para evitar que o molho talhe, juntar um pouco de caldo quente à mistura de gemas e natas e só depois devolver tudo ao tacho.

4 comentários:

anna disse...

Só podem ser muito boas estas almondegas...
Gostei!

risonha disse...

achei a receita super requintada.. quando comecei a ler pensei que fosse mais difícil de preparar mas afinal é bem fácil. gostei muito.

Marizé disse...

Vou de certeza experimentar essa receita, não sou fã de almondegas de carne.

Beijocas

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.