novembro 06, 2006

Tarte à Florentina

Chama-se "à florentina" como tantas outras preparações, porque leva espinafres.
Segundo Mª de Lurdes Modesto, parece que a razão da denominação tem alguma coisa a ver com Catarina de Médicis, que foi rainha de França mas era natural de Florença, e gostava muito de espinafres... E ela merece todo o crédito.

Preparei esta tarte num daqueles dias em que o frigorífico não tinha muito para me inspirar e eu estava com pressa. Não fiquei desiludida!

Usei uma base de massa folhada comprada pronta e preparei assim o recheio:

Alourei 125 g de bacon cortado em tirinhas num pouquinho de azeite, retirei o bacon e salteei 350g de espinafres até amolecerem.
Juntei-os ao bacon e misturei tudo com um requeijão batido, 1 dente de alho espremido, um pouco de queijo parmesão ralado, 2 ovos inteiros e coentros picados.
Tudo temperado com sal, pimenta e uma raspa de noz-moscada.

verti na forma, previamente forrada com a massa:



Pûs-lhe as aparas da massa por cima do recheio e levei ao forno até solidificar, sem deixar cozer demasiado.





Gostei muito, e vou fazê-la mais vezes, também para alegria das minhas filhas, que gostam quase tanto de espinafres como Catarina de Médicis!

5 comentários:

o avental disse...

E como o Popeye :) Deve ser bem boa essa tarte.

Joana disse...

Muito obrigada Mãezinha! xD

Elvira disse...

Espinafres são deliciosos e cheios de vitaminas e de coisas boas. Também gosto muito deles.

PS: estive sábado passado num restaurante da Beira Alta, em Paços de Vilharigues (Vouzela). E sabe o que me foi servido como entrada...? feijocas guisadas com chouriço! Obviamente, tive logo um pensamento a dirigir-se para a Covilhã... :-)

beijinhos.

Paula disse...

Uma entrada substancial! E então, Elvira, gostou?...

Beijinhos.

Anónimo disse...

Hey,nice blog!!! I found a place where you can make an extra $800 or more a month. I do it part time and make a lot more than that. It is definitely worth a visit! You can do it in your spare time and make good cash. Make Extra Cash