março 08, 2012

Faça você mesmo....

O grupo dos maluquinhos pela cozinha, em que me incluo, têm a mania de comprar poucas coisas prontas, e perder tempo a confeccionar coisas que os outros se limitam a retirar da prateleira do supermercado... 


 

É por isso que faço maionese em casa, com ovos caseiros e azeite, uma delícia! 
Está bem, há boas maioneses à venda, mas quem nunca preparou maionese em casa, não sabe o que perde! E é mesmo fácil de fazer; não se deixem desmotivar pelos relatos de maioneses talhadas, porque, usando todos os ingredientes à temperatura ambiente, isso não vai acontecer!

No recipiente onde vai bater a maionese, junte 1 gema de ovo (fresquíssima), 1 colher de chá de mostarda (usei de Dijon) e 1 colher de sopa de sumo de limão ou vinagre. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Há quem diga que se deixar repousar esta mistura por 5 minutos evita que a maionese talhe... Eu sou das apressadinhas (que às vezes estragam tudo com a impaciência) e não espero, começo logo a adicionar 1,5dl de azeite. Primeiro gota a gota, e depois, quando a mistura começa a dar sinais de encorpar, em fio. Se não se sentem muito confiantes, usem apenas óleo da primeira vez, assim evitam deitar fora bom azeite, se a coisa der para o torto...
No final juntem um pouco mais de sumo de limão ou vinagre - eu fiz a minha usando exclusivamente sumo de limão - e uma colher de sopa de água a ferver, que ajuda a preservar a maionese por mais alguns dias e a fluidifica um pouco.

Com peixinho, com saladas, apenas barrada num pedaço de pão...




7 comentários:

Felismina disse...

Ficou com uma consistencia optima!

Bj.

MissB disse...

Sou sincera, eu faço parte do grupo que vai ao supermercado e tira da prateleira :P nunca fiz com receio, receio que corra mal, receio que fique a saber excessivamente a azeite ou óleo, enfim... sou uma cobardolas para fazer maionese! E confesso, sou louca por maionese!

Beijinhos MissB
http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

Paula disse...

Ficou mesmo Felismina :) Bjs.



Miss B, não há como experimentar! Se continuar a gostar mais da maionese que compra, continua a usá-la e pronto. Bjs.

Catarina Reis disse...

Tem muito bom aspecto Paula. Tudo aqui parece estar muito bem confecionado. Beijos

Luís Pontes disse...

De acordo com quase tudo, excepto numa coisa: Não! Não há boas maioneses à venda... nem uma só!

Cristina disse...

Maionese de compra? Sei que é prático, mas... Nem pensar :) Em 5 minutos está pronta... Sem ingredientes manhosos e um gosto incomparável!

Paula disse...

Cristina há quanto tempo! Um beijito