setembro 14, 2008

Os bolinhos de arroz da Eliana



Tinha esta receita da Eliana na manga, e como me tinha sobrado uma certa quantidade de arroz branco, e achei a ocasião perfeita para experimentar.


São uns simpáticos e saborosos bolinhos de arroz.

Na minha cozinha desperdiçar as sobras está fora de questão, e estas receitinhas vêm mesmo a calhar!

Transcrevo a receita da Eliana, que fiz tal qual, mas da próxima vez vou retirar uma das farinhas indicadas: ou o amido, ou a farinha de trigo, pois pela consistência dos bolinhos parece-me desnecessário usar ambas...

3 xícaras (chá) de sobras de arroz cozido
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colherinha de fermento em pó,
1 ovo
salsinha (bastante), pimenta de cheiro, sal

Passar tudo pelo processador (aqui reside a principal diferença em relação aos meus bolinhos de arroz habituais, onde a mistura é feita manualmente e o arroz se mantém inteirinho), moldar os bolinhos e fritar em óleo quente.

Outros bolinhos de arroz que postei.

setembro 04, 2008

Prenúncios do Outono...














Scones...
Não são pão, não são biscoitos... Confesso que não os comeria todos os dias, mas de vez em quando lembro-me deles, sobretudo quando o tempo fica um pouco mais fresco e começa a lembrar o Outono.

Gosto das versões com passas, mas da última vez testei uma receita que vi no blog "Le Pétrin", um dos meus favoritos, e que tem a particularidade de incluir maçã. Gostei, e as minhas filhas também.

Os ingredientes :

400g farinha T55
22g de fermento em pó
90g de açucar
50g de manteiga fria
1 ovo
150ml de leite
1 maçã ácida
(eu juntei também uma pitada de sal)

Num recipiente misturar a farinha com o fermento,o açucar e o sal. Juntar a manteiga fria cortada em pequenos pedaços e incorporá-la, esfregando-a entre as mãos com a farinha,de forma a obter uma massa areada. Juntar o ovo e mexer com uma colher de pau. Depois juntar o leite e incorporá-lo na massa sem a trabalhar demasiado: basta que seja absorvido.

Juntar à massa a maçã, descascada e cortada aos pedacinhos.

Refrigerar durante uma hora e depois estender a massa com o rolo, utilizando um pouco de farinha para a não deixar colar, com a espessura de 3cm. Cortar os scones com um corta-massa de cerca de 4,5 cm de diâmetro, ou outra forma à escolha.
Colocar os bolinhos sobre um tabuleiro de ir ao forno (eu forro os meus com papel vegetal) e pincelá-los com uma gema diluída com um pouco de água ou leite.

levar ao forno pré-aquecido a 240ºC, até ficarem dourados, mas sem os deixar cozer excessivamente.

Para comer com manteiga e doce, acompanhados por um cházinho acabado de fazer.