dezembro 04, 2008

Broas de Mel



Andei à procura de receitas de broas de mel. O objectivo era fazer uma broinhas compactas, escurinhas... enfim as broas de mel da minha infância, que nunca mais encontrei à venda.

Seleccionei duas receitas e fiz as duas no mesmo dia, mas nenhuma correpondeu ao que pretendia.


Porém as duas resultaram nuns bolinhos muito simpáticos e saborosos. Por isso as posto aqui.

Estas que vêem na foto ficaram leves, tipo biscoito, e são pouco doces. Os gulosos que as fizerem têm que aumentar a quantidade de açucar.

Os ingredientes:

5 ovos
1/4 l de mel
1/4 l de azeite
+ ou - 700g de farinha
2 colheres de sopa de açucar amarelo
1 colher de chá de fermento em pó

Muito fáceis de fazer: bate-se o mel com os ovos e o açucar, junta-se o azeite morno, bate-se de novo. Depois mistura-se aos poucos a farinha com o fermento, até a massa dar "ponto" para tender as broinhas.
A quantidade de farinha pode ser maior ou menor, dependendo do tamanho dos ovos, da taxa de humidade...
Na verdade a receita indicava apenas 400g, o que se revelou claramente insuficiente.

Por outro lado acho que uma pitada de canela ou erva-doce as pode tornar ainda mais saborosas.

Se tiverem outras receitas de broas de mel partilhem comigo...

9 comentários:

MJ disse...

Aqui vão umas broas de Mel
BROAS DE MEL FERVIDO» Abrantes

Ingredientes:
- 1 l de água
- 0,5 l de mel
- 0,5 l de azeite
- 250 gr de açúcar amarelo
- 1 Kg de farinha de trigo
- 100 gr de erva-doce
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de nozes
Num tacho, deitam-se a água, o mel, o açúcar, a erva-doce, a canela, o sal e as nozes. Leva-se ao lume e deixa-se ferver durante aproximadamente 15 minutos. Fora do lume junta-se a farinha e leva-se novamente a ferver, mexendo sempre, até que a massa despegue do fundo do tacho. Deixe arrefecer a massa um pouco e tenda as broinhas em tabuleiros untados com margarina. Golpeiam-se com uma faca à superfície e levam-se ao forno.
Depois de cozidas, polvilham-se com açúcar.
bjs
MJoão

risonha disse...

eu acho que as tuas broas ficaram lindas... ás vezes é difícil recuperarmos os sabores da nossa infância.

Paula disse...

MJ, já fiz essas...
São as que vou postar a seguir; verdade que ficaram um pouco mais parecidas com o que procurava.

Obrigada.

Gourmandisebrasil disse...

As suas ficaram bonitonas! Vou anotar a receita! bjo

Priscila Beneducci disse...

Valeu a pena entrar aqui hoje. Aqui em Minas Gerais fazemos broinhas. Tem uma casa biblioteca de gastronomia na Savassi, que aos domingos serve um Café da Manhã pago só para visitas com hora marcada. Você toma um cafézinho e olha Livros e mais livros a manhã inteira, podendo folhear o que quiser, ter acesso o que desejar. Um deleite. Principalmente aqueles que na livraria estão fechados com plástico e vc quer ver o conteudo, lá eles serviram uma Broinha de Mel, tipo as Broinhas de Mel. Procurei na Web não encontrei, nada. Vou testar a receita da sua amiga que citou no comentarios. Aquele Pão de Água é otimo mesmo, No K-Bread, eu já assei ele antes de ter o meu blogue, está merecendo fazer de novo. Um beijão do Brasil - Minas Gerais. Priscila

Paula disse...

Querida Priscila, quem dera ter por aqui uma casa igual a essa!
Vale a pena experimentar a receita do comentário anterior, eu já fiz e as broinhas são uma delícia. Vou postar já!
Beijo.

Unknown disse...

Eu penso que procuras as broas de mel da madeira :)

Paula disse...

Andreia, se me quiseres dar a receita fico muito feliz!...
Beijinhos :)

Unknown disse...

Paula eu até te dava com muito gosto mas só tenho uma que está num livro Chamado gastronomia regional portuguesa da editora impala. Eu por acaso ando para experimentar
150 gr de farinha, 50 gr de manteiga, 50 gr de banha, 100 gr de açucar amarelo, 2 colheres de sopa de melaço, 1 colher de cha de canela, 1 colher de cha de fermento em pó, manteiga q.b.

Amasse todos os ingredientes até obter um preparado homogéneo, molde pequenas bolinhas do tamanho de nozes e coloque em tabuleiros, untados com manteiga. leve a cozer em forno bem quente, cerca de 10 minutos.

Se por acaso fizeres, ou se eu fizer primeiro dize-mos uma à outra :)

fica aqui um link da imagem das broas, que são identicas a foto do livro

https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&docid=D_Dsd59sYHkdkM&tbnid=D7mGk_4-IrhUrM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fascenden.blogspot.com%2F2009%2F12%2Fbroas.html&ei=QKwDU4yTEqGu0QWzvYHgDA&bvm=bv.61535280,d.bGQ&psig=AFQjCNHY5Qu0T6bqq6RgbrlDTb3531-ySg&ust=1392836022152077