abril 17, 2007

Batatas recheadas

Tenho um livrinho pequeno da Anne Wilson, dedicado às batatas. Chama-se "Receitas Populares de Batata" e é bem simpático.

Há dias dei-lhe uma vista de olhos e fiz as batatas assadas recheadas que se vêem na foto abaixo.

A autora dá várias sugestões de recheios: cogumelos e alho, espinafres e feta, camarões picantes...

Fiquei-me pelo soufflé de batata:

Primeiro aquece-se o forno a 210ºC. Espetam-se as batatas várias vezes com um garfo e levam-se ao forno, até que estejam cozidas (se as batatas forem grandes, cerca de uma hora). Para reduzirem o tempo de cozedura, podem introduzi-las um espeto de metal; como o metal é um bom condutor de calor, assam mais depressa...

Depois de assadas, dá-se-lhe um golpe em cruz, extrai-se a polpa com uma colher (com cuidado, para deixar a "caixa" intacta) e mistura-se numa tigela com queijo, sal, noz moscada, pimenta, e uma gema de ovo por cada batata assada.
Batem-se as claras dos ovos em castelo e acrescenta-se a mistura anterior.

Introduz-se a mistura nas cascas e levam-se as batatas ao forno, até que fiquem inchadas e alouradas. Decoram-se com salsa.

As próximas serão de cogumelos e alho...

Nota 1: as minhas não parecem muito louras, porque tive a ideia peregrina de as cobrir com mais queijo mesmo antes de as retirar para servir...

Nota 2: diz a Anne Wilson que para cozer as batatas com casca no microondas, se furam com o garfo, embrulham-se em papel de cozinha e levam-se a cozer durante 10 minutos na potência máxima. Deixam-se repousar durante 2 minutos, antes de abrir o forno. Uma grande poupança de tempo!

4 comentários:

Elvira disse...

Uma excelente ideia! Parecem deliciosas, assim, as batatas. :-)

Eli disse...

Adorei! Concordo com a Elvira, parece mesmo uma delícia.

Smas disse...

Humm, mais uma receita a experimentar agora que tenho andado numa de batatas...

kuka disse...

Farei estas batatas.