abril 20, 2007

Os muffins de alperce



Uma receita da Scally, do livrinho "Cookies, Muffins And Co.", que se vê na imagem... Deliciosa e infalível, para seguir de olhos fechados, como todas as receitas dela!
Uns bolinhos excelentes, sem serem excessivamente doces.



Preparam-se com:
200g de farinha
3 colheres de café de fermento em pó (pûs um pouco menos)
50g de amêndoas em pó
100g de açucar
1 pitada de sal
30 g de amêndoas lascadas - não tinha :(
150g de alperces secos cortados em seis partes
125 ml de leite gordo
2 ovos
75g de manteiga derretida

Ponham o forno a aquecer a 200ºC. Untem e polvilhem as forminhas ou, como eu fiz, usem caixinhas de papel. Numa tigela misturem todos os elementos secos: farinha, açucar, amêndoas em pó, sal, fermento, e os pedaços de alperce. Em outra tigel misturem o leite com os ovos e a manteiga derretida.

Juntem esta mistura líquida à primeira tigela e misturem tudo, mas apenas o suficiente para incorporar a farinha. Resistam à tentação de bater "bem batido"... os grumos aqui não são importantes.

Vertam nas forminhas e disponham por cima as amêndoas lascadas; levem ao forno durante cerca de 25 minutos. Deixem arrefecer ligeiramente os bolinhos antes de os desenformar sobre uma grelha.

Este livrinho, tão pequenino, tem feito as nossas delícias!

4 comentários:

Elvira disse...

De facto, esse livrinho da Pascale é imperdível! :-)

Eli disse...

Ficaram lindos e bem douradinhos! Esses bolinhos são ótimos para um lanche.

Anónimo disse...

Devem ser divinos! Vou fazê-los, ai isso é que vou. A ligação dos sabores da manteiga (37,5% da farinha! Só isso promete), dos alperces e da amêndoa devem fazer deles uma refinada delícia. Esta receita quantos dará? Na imagem calculo 10,mas não terão comido nenhum antes da foto? :)

Paula disse...

Amigo Avental, quantos eram já não me lembro... mas não estavam todos na foto, porque, pelo menos eu, já tinha comido um!