Tenho um livrinho pequeno da Anne Wilson, dedicado às batatas. Chama-se "Receitas Populares de Batata" e é bem simpático.
Há dias dei-lhe uma vista de olhos e fiz as batatas assadas recheadas que se vêem na foto abaixo.
A autora dá várias sugestões de recheios: cogumelos e alho, espinafres e feta, camarões picantes...
Fiquei-me pelo soufflé de batata:
Primeiro aquece-se o forno a 210ºC. Espetam-se as batatas várias vezes com um garfo e levam-se ao forno, até que estejam cozidas (se as batatas forem grandes, cerca de uma hora). Para reduzirem o tempo de cozedura, podem introduzi-las um espeto de metal; como o metal é um bom condutor de calor, assam mais depressa...
Depois de assadas, dá-se-lhe um golpe em cruz, extrai-se a polpa com uma colher (com cuidado, para deixar a "caixa" intacta) e mistura-se numa tigela com queijo, sal, noz moscada, pimenta, e uma gema de ovo por cada batata assada.
Batem-se as claras dos ovos em castelo e acrescenta-se a mistura anterior.
Introduz-se a mistura nas cascas e levam-se as batatas ao forno, até que fiquem inchadas e alouradas. Decoram-se com salsa.
As próximas serão de cogumelos e alho...
Nota 1: as minhas não parecem muito louras, porque tive a ideia peregrina de as cobrir com mais queijo mesmo antes de as retirar para servir...
Nota 2: diz a Anne Wilson que para cozer as batatas com casca no microondas, se furam com o garfo, embrulham-se em papel de cozinha e levam-se a cozer durante 10 minutos na potência máxima. Deixam-se repousar durante 2 minutos, antes de abrir o forno. Uma grande poupança de tempo!
4 comentários:
Uma excelente ideia! Parecem deliciosas, assim, as batatas. :-)
Adorei! Concordo com a Elvira, parece mesmo uma delícia.
Humm, mais uma receita a experimentar agora que tenho andado numa de batatas...
Farei estas batatas.
Enviar um comentário