julho 14, 2006

Polvo à moda de São Miguel


Há quem o coza com uma rolha de cortiça, quem o bata com um maço de madeira... Para mim a melhor forma de amaciar o polvo é congelá-lo antes de o cozinhar. Não perde nada.
Para um polvo com 2 quilos:

Cortar o bicho em pedaços pequenos e fazer um refogado com 3 cebolas, 3 dentes de alho, 1,5 dl de azeite, uma folha de louro, um ramo de salsa (inteiro), um pouco de massa de malagueta, sal, pimenta preta e cravinho. Pode-se juntar o polvo logo no início ou um pouco depois, com a cebola já loura.

Deixar reduzir um pouco a água que o polvo larga e cobrir com vinho de cheiro açoreano, se tiverem (é o chamado morangueiro). Se não, o mais apropriado será um vinho verde tinto. Deixar apurar bem, juntando um pouco de água se necessário.

Vigiem o fogo, porque muitas vezes o que torna o polvo duro é o excesso de cozedura. 45 minutos devem bastar para o cozer. Se acharem que este tempo é insuficiente para apurar o molho, retirem o polvo e deixem apurar, voltando a juntá-lo no final.

Há quem junte batatas aos cubos e a guise no molho, mas pessoalmente acho que fica muito melhor com as batatas cozidas à parte.
Faz sempre sucesso este prato, que também pode ser servido como entrada.

*Mais uma excelente receita do prof. João vasconcelos Costa

7 comentários:

jp diniz disse...

se o polvo estiver congelado , é assim que vai para a panela ou não ?

avental disse...

Normalmente não sou eu quem coze o polvo, mas sei que o congelam. Umas vezes sai bem, de outras, menos bem. Deve mesmo ter a ver com o tempo de cozedura. como refere.

Mónica disse...

Olá Paula!

excelente receita! ;-)

eu também congelo primeiro e só depois cozo na panela de pressão

Paula disse...

Chalabi, eu costumo deixá-lo descongelar primeiro na parte de baixo do frigorífico.Isso também faz com que perca logo alguma água que tenha em excesso. Nunca experimentei introduzi-lo no tacho congelado...
Quando saio de manhã normalmente trato logo de deixar a descongelar os ingredientes do jantar.
Talvez algum(a) leitor(a) possa falar de uma experiência diferente.

Paula disse...

Olá Mónica, já tinha saudades da menina por aqui!

Mónica disse...

oi Paula!

apesar de não comentar venho cá todos os diazinhos! ;-)

**

quanto ao polvo eu introduzo-o na panela de pressão vindo directamente do congelador, cozo-o durante 30 minutos (isto para 4-5 polvos pequenos)

Elvira disse...

Sou uma fã dos Açores onde já estive muitas vezes. Este prato é simplesmente divinal!