outubro 29, 2014

Bolo de Azeite e Mel da Beira Baixa ou.... uma boa sugestão para este Natal!


Eu sei que a fotografia não faz jus à DELÍCIA que é este bolo, hímido e de sabor intenso, mas foi o que sobrou para fotografar!... I'm sorry...

A receita veio direitinha do novo Sabores Com Histórias - Alimentos, Preceitos e Mais de 60 Receitas, de D. Maria de Lourdes Modesto.


Li-o todo, de enfiada, como se de um romance se tratasse... É o que faço com todos os livros dela, a que não resisto, e que nunca me desiludem. Parabéns à D. Mª de Lourdes Modesto por mais este!

Vamos então à receita do também chamado Bolo Podre da Beira Baixa. Nunca percebi porque se dá um nome tão feio a uma coisa tão boa; o mesmo acontece no Alentejo, que também tem a sua versão do bolo de azeite e mel. A receita alentejana também vem neste livro, eu escolhi a da minha terra por razões óbvias, embora adore tudo o que é alentejano...

Aqueça o forno a 160ºC. Unte muito bem uma forma grande, de buraco, com manteiga.

Peneire 200g de farinha com 1 colher de chá de fermento e 1/2 colher de chá de canela e reserve.

Bata 8 gemas  com 200g de açucar até obter um preparado fofo e volumoso.

Junte 1 chávena de chá mal cheia de mel (usei uma de 2,5dl), 1 chávena de chá de azeite virgem extra e raspa da casca de 1/2 limão.

Por fim junte as 8 claras batidas em castelo, alternando com a mistura de farinha.

Leve a cozer; o meu levou uma hora. Verificar com um fio de esparguete ou um palito, antes de retirar do forno.

Deixar arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

Podem juntar algumas nozes em pedacinhos à massa, se gostarem.

outubro 18, 2014

Já experimentaram?... Baba de Camelo cozida


Já fiz muitas vezes baba de camelo, mas nunca tinha experimentado cozida... A sugestão veio do livro lindo da Clara de Sousa, "A Minha Cozinha".

Prepara- se a baba de camelo como habitualmente e reparte-se por pequenos ramequins bem untados com manteiga (os meus são brancos como a neve, mas nesta foto ficaram azuis, vá-se lá saber porquê!...). Levam-se ao forno até subirem e dourarem, como os soufflés. E é natural que, tal como os soufflés, depois de sairem do forno desçam um pouco. Atenção, porque cozem muito rapidamente!

Se os gostos se dividirem aí em casa entre a mousse crua ou cozida, optem por fazer as duas, isto é, cozam apenas metade!

1 lata de leite condensado cozido
4 ovos, claras batidas em castelo

Batem-se as gemas com o leite condensado e envolvem-se depois as claras cuidadosamente nesta mistura. Serve-se tal qual, polvilhada com algumas amêndoas laminadas ou bolacha ralada, se gostarem, ou leva-se ao forno em tacinhas resistentes ao calor, como na foto.

Bom apetite!