fevereiro 13, 2012

"Petiscos e Granitos"

... é o nome do pequeno restaurante onde almoçámos no passado Domingo, em Monsanto.

Das especialidades da casa:

Gratinado de polvo com queijo de ovelha
Perdiz estufada com quatro pimentas
Costeleta de borrego na brasa
Javali no barro com lombardo
Cabrito à beirão
Sopa do barrocal

apenas nos foi proposta a primeira., que não escolhemos.

Dos pratos do dia ficámo-nos pelo polvo à lagareiro:


Bacalhau à lagareiro :


e bochechas de porco ibérico grelhadas :


Para além das batatas a murro havia para acompanhamento esparregado, feito com pão, que eu andava com vontade de experimentar, e de que gostei muito.

Para sobremesa pedimos toucinho do céu, tarte de amêndoa e bolo brigadeiro, tendo declinado as tradicionais papas de carolo,de que gostamos muito, mas que são corriqueiras aqui por estes lados. Mas recomendo a quem as não conhece. A receita está publicada aqui no Rap'ó Tacho.
É pena que não incluam outros doces regionais portugueses em lugar do brigadeiro (brasileiro?)
Comemos bem, embora pessoalmente ache o preço por dose (individual) um pouco excessivo. Mas o que de facto estranhámos foi o preço do vinho de casa: cobraram-nos 9€ por meio litro, servido no jarro!! Teria sido engano? O vinho era bom, é verdade, mas o preço é perfeitamente injustificado!...

Depois de Monsanto visitámos ainda a velhíssima Sé Catedral de Idanha-a-Velha e ficámos com pena que o Lagar de Azeite estivesse fechado ao público, apesar de, a fazer fé no horário afixado, dever estar aberto...

Estava muito, muito frio, mas o passeio valeu muito a pena :)

3 comentários:

Anónimo disse...

Minha terra do coração! A meio caminho entre o castelo e a Torre de Lucano (na foto, porque, na realidade, é bem perto do miradouro), a minha casa de família.
Gosto do Petiscos e Granitos. Gosto de comer ao ar livre, num dos sucalcos. Gosto do Polvo à Lagareiro, do Cabrito Assado no forno acompanhado com uns grelos salteados misturados com feijão vermelho, das Bochechas de Porco, e de outros pratos que, por vezes, eles fazem, mas que não estão na lista: a Mão de Vaca com grão, a Dobrada,...
Cozinham bem (ou não fosse o dono um cozinheiro da marinha já aposentado!...), mas partilho a opinião: os doces são, apenas, normais.
Ah, e gosto deste blogue. É o único que está na minha barra de favoritos. Parabéns!

Paula disse...

Obrigada pelo seu comentário!
Também gostei muito da sua terra, granítica e imponente, como a minha.
É uma honra saber que o Rap'ó Tacho figura na sua barra de favoritos :)
Volte sempre!

Anónimo disse...

É só "terra do coração", como eu referi. Terra do pai. Eu, não tive essa sorte! :) Sou mesmo de Lisboa (mais uma dos "anónimos".
Obrigada... e continue. Eu vou sempre voltando ;)
Ah, amanhã vou fazer as "suas" pataniscas de bacalhau, para uma reunião de amigos. Já costumo fazê-las com cerveja, mas ter as quantidades certas, acredito que vai ajudar.