novembro 06, 2011

"Bollos de Aceite" do Asopaipas


Logo a seguir aos "bollos de leche suizos" fiz estes, de azeite, seguindo escrupulosamente a receita do José Manuel, que transcrevo a seguir.
Ficaram formidáveis, com uma casquinha crocante por fora e muito macios por dentro. Não são tão adocicados como os bolos de leite, apesar de os ter polvilhado por cima com açucar, o que não fiz com os anteriores.

Comêmo-los no feriado de Todos os Santos, ao lanche, com marmelada e doce de abóbora. Em nada ficam atrás do nosso tradicional bolo de azeite da Beira Baixa, que também figurou na mesa na mesma ocasião.

A receita:

500 g de farinha
250 g de água morna
50 g de leite
20 g de leite em pó
15 g de fermento de padeiro
10 g de sal

Depois da 1ª fermentação:
120 g de azeite
Acúcar para polvilhar

Preparação:

Amassar em conjunto todos os ingredientes da massa e deixar dobrar de volume em local abrigado.

Depois desta primeira fermentação juntar o azeite, com paciência, porque ao princípio é um pouco difícil incorporá-lo na massa. 

Dividir a massa en peças pequenas de 80-100g e dar forma aos bolos. Deixamos repousar novamente até que dupliquem de volume. Antes de os introduzir no forno polvilham-se generosamente com açucar.

Pré-aquecer o forno a 250ºC e depois cozer os bolos a 200ºC, durante 15 ou 20 minutos.


Nota: Apesar de serem chamados "bolos" trata-se na realidade de pequenos pãezinhos.




2 comentários:

são33 disse...

QUANDO OS VI TAMBÉM FIQUEI DE OLHOS NELES.
OS TEUS FICARAM LINDOS .
BOM DOMINGO
BJS

paula MARIANA disse...

Parecem deliciosas mesmo e a inspitação veio-te de um blogue cheio de coisas boas feitas pelo Miguel e onde também já trouxe algumas receitas para fazer. Obrigada pela partilha Paula

beijinhos!!