agosto 29, 2011

Bolo de Chocolate sem leite nem ovos...



Andei à procura desta receita para satisfazer o desejo de bolo de chocolate de dois amigos vegan, que como é sabido, não comem carne nem peixe nem quaisquer produtos de origem animal. Sabia que a tinha guardado algures, mas nunca tinha experimentado fazê-la. Se soubessem a quantidade de receitas que eu tenho para experimentar... nem que eu tivesse outra vida depois desta!...

Mas dar uma receita a alguém sem saber se resulta não me parece boa política. Então lá tivemos que testar o bolinho. Ui, que sacrifício ... ;) Foi a minha filha Joana que o preparou mas, confesso, fui eu quem comeu a maior parte!

Foi uma boa surpresa, é mesmo muito bom e a quem não é vegan também não faz mal nenhum poupar no colesterol. É um bolo relativamente pequeno, por isso escolham a forma de acordo com a quantidade de massa.

A receita é do Blog "From Our Home To Yours", onde é chamado 6 Minute Chocolate Cake.

Para o fazer precisam de:


1 1/2 Chávena de farinha
1/3 chávena de chocolate em pó
1 colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de sal
1 chávena de açucar
1/2 chávena de óleo
1 chávena de água ou café
2 colheres de chá de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de vinagre


Preparação:
Pré-aqueçam o forno a 190ºC.
Numa tigela misturam-se primeiro todos os ingredientes secos; noutro recipiente juntam-se os ingredientes líquidos, menos o vinagre. Misturar os ingredientes líquidos à tigela e mexer até a mistura ficar cremosa. Adicionar o vinagre e envolver rapidamente. A mistura vai fazer espuma: é a reacção do vinagre com o bicarbonato; é normal e só vai ajudar o bolinho a crescer.
Verta na forma escolhida, previamente untada e enfarinhada, e leve ao ao forno durante 25 a 30 minutos.
Sirva com a sua calda preferida.



9 comentários:

Teresa disse...

Que delícia!!!! E que prático para aqueles dias que você tem de fazer uma sobremesa ou um bolo meio à pressa e faltam ingredientes.

Amei!

Grata,

Teresa

Paula disse...

É mesmo Teresa! Bjs

Isabel Salvador disse...

Uma maravilha perfeito este bolo...bjokitas

Estudante disse...

Um dia, quero ver-te a fazer um bolo sem nada! x)

Paula disse...

Experimenta Belinha! Bjs


Estudante: já estive mais longe!... ;)

Piteca disse...

Amiga, que delicia!!! Esta receitinha vou levar comigo, pois também tenho um amigo vegan que de certeza que vai amar e eu também!!! Hi Hi Hi!!!!
Beijinhos doces.

Receitas para a Felicidade disse...

Olá Paula vim conhecer o teu blogue e já vi tanta coisa boa que não resisto a ficar seguidora,

beijinhos e bom fim de semana!

Paula disse...

Obrigada, Paula Mariana, fico muito feliz de a ter por cá! ;)

Marta Neves disse...

Muito bom aspecto, sem dúvida!

Com chocolate sugiro uma tarte de pêras e chocolate, aqui do meu pequeno cantinho:
http://canela-chocolate.blogspot.com

Felicidades,
Marta Neves