setembro 04, 2011

Arroz de Atum ou comida de aconchego...


Muito poucas vezes caí na tentação de comprar comida pré-preparada ou ultra-congelada para aqueles momentos de aflição em que ficamos em cima da hora para preparar o jantar, depois de um dia cansativo de trabalho. E quando o fiz fiquei sempre desiludida... Ná, aquilo não é para mim!

Este arrozinho tão simples é prova disso. No dia em que o preparei cheguei a casa às 19H25 e às 20H10 o jantar estava pronto! É o tempo que leva a aquecer e cozinhar no forno uma lasanha congelada de qualidade duvidosa...

Um exemplo da comidinha agora chamada confort food ou, como  gosto de lhe chamar, comida de aconchego, que nos faz lembrar da mãe ou da avó...

Preparação:

Num tacho refogar uma boa cebola e dois dentes de alho em azeite. Eu tenho o hábito de pôr primeiro o alho esmagado a estalar, e juntar depois a cebola (atenção para não deixar alourar o alho!).

Quando a cebola estiver macia e a dar sinais de começar a alourar, juntar dois belos tomates maduros sem pele nem sementes, cortados em pedacinhos. Podem usar tomate enlatado, mas agora, que é verão e abunda o bom tomate madurinho, seria uma pena... temperar com sal.

Para retirar as sementes basta abrir os tomates ao meio na horizontal e espremer ligeiramente.
Deixar cozinhar bem o tomate e juntar um gole de vinho branco. Deixar evaporar o alcool, juntar a água necessária à confecção do arroz: eu usei 3 medidas de água para uma de arroz, para um arroz malandrinho (medida de 220ml).

Deixar levantar fervura, rectificar o sal, juntar uma pitada de pimenta, orégãos, salsa ou coentros. O que gostarem...
Juntar o arroz e o conteúdo de três ou quatro  latas de atum. Após levantar fervuradeixar cozer tapado, em lume brando, durante 10 minutos.

Sirvam sem demora, polvilhado com mais salsa picada ou coentros.

Nota: Se usarem atum de conserva em azeite, usem o azeite das latas de atum logo no refogado. Eu junto o atum apenas na fase final do cozinhado para que não se desfaça em demasia. Podem juntá-lo após cozinharem o tomate, se gostarem mais desfeito.



2 comentários:

Isabel Salvador disse...

E que bem que fica amiga...gostei muito...bjokitass

Paula disse...

Para dias de pressa não há melhor Belinha!