setembro 07, 2011

Mousse de chocolate da Nigella (sem ovos, com marshmallows)


Eu gosto da Nigella Lawson e das receitas dela. Também gosto do Jamie Oliver e da Mafalda Pinto Leite, e tenho os livros deles. Estou-me pouco ralando se são "tias" e "tios" ou não; eu compro, leio e cozinho o que me apetece, e ninguém tem nada com isso...

Fiquei curiosa com esta receita de mousse de chocolate "instantânea" da Nigella, e há tempos que tinha comprado os marshmellows necessários para a fazer, mas ainda não tinha calhado. Foi desta.

Aqui fica a receita, embora eu goste mais da minha boa velha mousse de chocolate tradicional, com ovos.
O que não quer dizer que esta não seja também muito boa...

Leva:

150g de marshmallows
50g de manteiga macia
250g de chocolate negro 70% cacau
60ml de água acabada de ferver
284g de natas (gordas, diz a Nigella... usei meio gordas)
1 colher de chá de extracto de baunilha

Juntam-se as gomas, o chocolate partido em pedaços, a manteiga e a água a ferver numa caçarola. Leva-se a lume brando para derreter tudo, mexendo de vez em quando. Depois de tudo derretido, deixa-se arrefecer.

Entretanto batem-se as natas  com o extracto de baunilha até engrossarem e envolvem-se na mistura de chocolate já fria, até obter uma mistura homogénea e macia.

Distribui-se por tacinhas (dá 6 de 125ml) e leva-se ao frigorífico até servir.

Nota: Assim que se acaba de preparar, a mousse fica logo com a consistência final. Levá-la ao frigorífico tem apenas como objectivo refrescá-la. Deve ser por isso que a Nigella lhe chama instantânea...


3 comentários:

Felismina disse...

Parece-me optima!

Bjs.

Isabel Salvador disse...

Uma delicia amiga, adoro este aspecto desta tentação....bjokitass

Anónimo disse...

Eu também já fiz e continuo a preferir a minha. Acho-a comparativamente, muito doce e com uma consistência muito forte, talvez porque goste de sentir a mousse mais cremosa e fluida.

Susana Ramalho