dezembro 21, 2010

Sonhos...


Divirto-me imenso a fritar sonhos! Uma colherzinha de chá de massa no óleo quente e é vê-los inchar, rebolar, crescer a olhos vistos! É verdade que é precisa alguma paciência, porque o óleo não pode estar muito quente, de contrário fritam depressa demais e ficam crús por dentro.

Com a mesma massa com que fiz estes fiz também uma dúzia de profiteroles no forno. Ficaram perfeitas, por isso, a partir de agora, sempre que fizer sonhos vou aproveitar para cozer uma parte da massa no forno.

Obtenho assim "material" para uma sobremesa extra: congelo-as, e no dia é só bater o creme chantilly e fazer o molho de chocolate para as regar :).

Mas voltando aos sonhos:

Levam-se  2 chávenas de água e 1 de leite ao lume com 80g de manteiga ou margarina e uma pitada generosa de sal. Depois de levantar fervura, logo que a gordura esteja derretida juntam-se 250g de farinha (podem utilizar uma mistura de 200g de farinha normal e 50g de maisena) e mexe-se muito bem com a colher de pau, até obter uma bola de massa que se descola das paredes do tacho.

Transfere-se a massa para outro recipiente, deixa-se amornar, e vão-se juntando 6 ovos, um a um, até a massa formar um pico que se sustenta, ao levantar a colher (ou a batedeira). Os primeiros ovos são os mais difíceis de incorporar. Se forem ovos pequenos pode haver necessidade de acrescentar mais um, a massa deve ficar assim:

(fotos do site do Chef Simon, onde, quem dominar o francês, poderá aprender a técnica)

Depois é só fritar em pequenas porções (eu uso uma colher de chá) e escorrem-se sobre papel absorvente.

Como disse antes, com a mesma massa podem fazer-se choux, profiteroles, etc, cozendo-a no forno.

Quanto aos sonhos podem comer-se envoltos em açucar e canela, recheados com creme, ou mergulhados em calda de açucar aromatizada com casca de limão e pau de canela, regados com chocolate quente... ai , ai...




8 comentários:

Catarina disse...

Eu adoro fritos de natal, e os teus sonhos estão um mimo!

Aproveito para desejar um Feliz Natal!

Paula disse...

Obrigada, feliz Natal para si e todos os que lhe são queridos, Catarina! Bjs.

moranguita disse...

tao bonitos que estoa
ai tao bem que sabiam agora depois de tanto trabalho na limpeza hehe
beijinhos e um bom natal

Paula disse...

Bom Natal, Moranguita! =)

Baú da Conceição disse...

Paula, este ano aventurei-me e fiz sonhos, uma adaptação da sua receita com um pouquinho de açucar e raspa de limão e ficaram muito bons, fiz com calda e sem e adorei das duas formas.

Um dia destes coloco no blog.
Beijinhos.

Paula disse...

Fez muito bem Conceição;) Eu também lhe ponho quase sempre uma casquinha de limão. Afinal não é assim tão difícil fazê-los e sabem tão bem!... Bom Ano para si, bjs.

Katy disse...

Olá,

Não conhecia o seu blog, vim aqui ter por mero acaso atrás desta receita maravilhosa. Fiz e sairam uma maravilha, muito fofinhos. Marcharam quase todos enquanto estavam quentes lol.

Beijinhos

Paula disse...

Olá Katy, bem vinda e Boas Festas! Ainda bem que gostei da receita, volte sempre!