fevereiro 06, 2009

Pão de Deus

Fiz em versão FAMILIAR, mas pode moldar-se em pãezinhos individuais.
Gostamos dele ao pequeno almoço, quentinho, com manteiga. Hummm...

Não há foto da fatia, e já foi uma sorte dar tempo para tirar esta...

A receita veio do Gastronomias.

Preparei a massa na máquina do pão, mas pode fazer-se à mão, claro.














Ingredientes para a massa:

500 grs de farinha
150 grs de açúcar
2 ovos
30 grs de fermento de padeiro
100 grs de manteiga
1 dl de leite morno
raspa e sumo de 1/2 laranja
1 colher de chá de sal fino (acrecentei eu)

Para cobrir:

1 ovo
80 grs de coco ralado
2 colheres de sopa de açúcar
açúcar em pó a gosto

Escolhi o programa 7 da Biffinet (massa)e coloquei os ingredientes no recipiente da máquina pela ordem indicada pelo fabricante, ou seja, primeiro os líquidos e depois os sólidos.

Usei apenas 15g de fermento biológico fresco, desfeito no leite morno. Juntei logo uma colher de chá de açucar, para ajudar o trabalho das leveduras, e foi suficiente...

Quando o ciclo terminou amassei um pouco mais, formei uma bola com a massa e coloquei-a num tabuleiro enfarinhado. Deixei crescer novamente, velando para que não apanhasse nenhuma corrente de ar. Acho que já por aqui referi que as correntes de ar são fatais ao fermento... Convém encontrar um canto quentinho e abrigado!

Antes de levar ao forno misturei os ingredientes da cobertura, fiz um corte em cruz no topo do pão e espalhei a mistura. Levei a cozer em forno pré-aquecido, regulado para os 180ºC.

Não me lembro quanto tempo levou a cozer... penso que cerca de 45 minutos, mas como o tempo de cozedura depende sempre do forno de cada um, vigiem e retirem quando um palito inserido no centro do pão sair enxuto.

Depois de cozido polvilhei com açucar em pó.

Não o deixem tostar tanto como eu! ;)

Para fazer à mão, sugiro que usem a técnica da esponja, ou seja, amassem o fermento com um pouco de leite e farinha retirados da quantidade total da receita, deixem levedar, e juntem depois à massa preparada com os restantes ingredientes.

11 comentários:

Manuela © disse...

Tenho de voltar cá mais tarde para explorar este seu blog. Tem coisas maravilhosas :)

Baú da Conceição disse...

eu adoro pão de deus, o seu está lindo.
beijinhos

AndreaDomingas disse...

O pão é lindo, assim como o nome. Já copei a receita!
Bjs

Anónimo disse...

Ficou com muito bom aspecto, não haja dúvida! Eu gosto muito desse pãozinho também. :)
Bjcas.

risonha disse...

ficou com um aspecto delicioso.
posso roubar um bocadinho para o lanche?

Unknown disse...

já comia um pouquinho. beijinhos

O blog... disse...

Já tentei várias vezes fazer pão de deus mas ficam sempre muito secos, não sei se deixo cozer de mais ou se é a receita que tenho que não é das melhores. Vou tentar esta pois adoro pães de deus.

janeca disse...

Que bem me sabia com um pouco de manteiga!!!Adorei esta receitinha nunca fiz, vou anotar para experimentar...

Deixei um miminho na minha cozinha Paula passe por lá.

bjocas
Janeca!

Catarina Santos disse...

Pão de Deus é das melhores coisas que há... seja simples, com fiambre e queijo ou mesmo com manteiga derretida, de nos lambermos! E se o pudermos fazer em casa, é uma maravilha! Tenho mesmo de experimentar, por isso vou já copiar a receita :)

Deixei-te um desafio lá no meu cantinho :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Paula disse...

Obrigada a todas pelos simpáticos comentários :) desculpem ausência...


Janeca e Mamã Catarina, obrigadas pelos miminhos!

Rico disse...

que óptimo aspecto esse pão de Deus tem ...brigada por partilhares. :D xxx