janeiro 25, 2009

Mini-cakes de laranja



As últimas postagens têm sido muito doces...
Obviamente tenho cozinhado muita sopa, muitos pratos salgados, triviais, que não fotografo. Nos fins de semana saem os bolinhos, e como há mais tempo, as fotografias.

Esta receita é um clássico cá em casa. Há anos que a faço, mas já não me lembro de onde veio... Normalmente cozo o bolo numa forma normal, redonda ou de bolo inglês, mas há dias comprei uma de alvéolos, para mini-cakes, e resolvi cozer lá a massa.

O bolo é leve e macio, com um óptimo sabor a laranja, apreciado por todos.

Faço assim:

Bato 120g de manteiga com 200g de açucar até obter um creme. Junto 3 gemas, uma a uma, sumo e raspa de uma laranja, e 150g de farinha peneirada com uma colher de chá de fermento em pó, alternada com as 3 claras, batidas em castelo. Junto 3 colheres de sopa de leite e uma pitada de sal e temos a massa pronta.

Levo-a a cozer em forno médio até que um palito inserido no meio do bolo saia enxuto.

Depois de desenformar costumo polvilhar com côco ou açucar em pó, como na fotografia.


7 comentários:

Isabel Salvador disse...

que lindos ficaram,tão fofinhos,jinhossssss

Anónimo disse...

Hummm...nota-se que estão bem fôfinhos! Que delícia!
Bjcas.

Anónimo disse...

Voltei para te dizer que tens um prémio lá no meu cantinho! :)
Bjcas.

Catarina Santos disse...

Venham as receitas de doces que eu cá agradeço! Ampliei a fotografia para ver melhor o interior do bolo e fiquei de olho arregalado, tão húmido e tão apetecível! Quando fizer vou utilizar um tabuleiro rectangular e depois corto em quadrados de igual tamanho! Já que não tenho forma para mini-cakes, desenrasco-me assim :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Paula disse...

Obrigada Piteca! :) Desculpe ainda não ter agradecido... Fico muito contente com essa gentileza! Bjs

Paula disse...

Boa ideia mamã Catarina! Vai resultar lindamente! Acho que pode dobrar a receita...Bj

Louca por Doces disse...

Obrigada por partilhar as suas receitas. Fiz esta receita ontem e o bolo já vai a mais de meio...