janeiro 12, 2009

Brownie

Este brownie tornou-se o bolo de chocolate preferido da minha filha Margarida!
Encontrei a receita no site do açucar RAR, e fiz-lhe algumas (pequenas) alterações, de que dou conta.

















Ingredientes

320g de açúcar branco granulado (depois de o ter feito a 1ª vez passei a pôr só 250g)
1 chávena de chá de farinha de trigo (a que eu uso leva 250ml)
80 g de manteiga
5 colheres de sopa de chocolate em pó
4 ovos médios
1/2 chávena de nozes picadas
1 pitada de sal (não indicado na receita)

Derrete-se, em banho-maria ou no microondas, a manteiga com o chocolate em pó. Reserva-se. Numa vasilha, colocam-se os ovos, o açúcar, a farinha de trigo, as nozes e o sal. Depois, mistura-se a calda derretida, feita com o chocolate e manteiga, até a massa ficar homogénea. Não se bate a massa.
Coze-se num tabuleiro durante 30 minutos em temperatura de 200°C, e corta-se em quadrados. É importante verificar o tempo de cozedura consoante os fornos; deve ficar ligeiramente mal cozido, ou não será um brownie...

É delicioso ainda quente, acompanhado de calda de chocolate.
Pode também servir-se com uma bola de gelado e / ou chantilly.

Notas:
A foto é do primeiro brownie que fiz; a quantidade de açucar indicada na receita era excessiva, e deu origem à crosta crocante que se vê na imagem. No entanto foi precisamente dessa crosta que a Margarida mais gostou!...


Passei também a fazê-lo com 100g de chocolate negro para culinária, que derreto com a manteiga, e gosto mais assim.

10 comentários:

Anónimo disse...

Não admira que a tua filhota tenha gostado, pois tem um aspecto maravilhoso! A filhota gosta do que é bom... :)
Bjcas.

Nysa disse...

pois.. nao admira nada ;-) anotei!!! beijocas

Anónimo disse...

Quando andava por aqui, este era o meu blogue preferido dos que estão ligados no meu não sei se morto, se hibernante Avental do Gourmet.

Paula disse...

Olá Nuno! Há quanto tempo... Aguardamos novidades no Avental! :)

BETO disse...

Paula, que delícia de brownie. Sabe que eu nunca fiz brownie, acho que pelo fato de trabalhar com bolos acabo ficando meio enjoado deles, mas esse é bem diferente, pra comer na hora do café. Vou copiar a receita. Ah, e obrigado por me visitar, assim pude conhecê-la e seu blog já está linkado no meu. Bjs.

bio_geo_esds@ disse...

Pois brawnies também é comigo, provavelmente a minha próxima receita é de brownies. Realmente sou como a Margarida, adoro brownies. Impossível comer um quadrado só.

José Carrilho (Go Detail) disse...

Olá,

Parece mesmo bom.
O de laranja da receita posterior também deve ser de comer e chorar por mais; eu não punha côco, pois não aprecio.
E que tal rechear o bolo de laranja com uma pequena camada de chocolate ?
Mais ou menos amargo é uma questão de ensaiar.

Cumprimentos,

José

Paula disse...

Boa ideia, José! :)

Janinha disse...

Esta receita tenho mesmo que provar :)

Talita disse...

Humm! Brownie é tão gostoso! Faz tempinho que não faço. Vendo sua receita fiquei com vontade!