Deixei de lamentar a expulsão de Adão e Eva do Paraíso quando descobri que eles não tinham presunto nem ovos mexidos! (Dorothy Sayers)
junho 25, 2007
Crepes
Continuo quase sem tempo para actualizar este blog, que já foi objecto de dois posts diários!!...
Crepes faço-os há muito (basta ver o aspecto da crepière, mais velha que o avô do Obélix...), mas andava com vontade de experimentar esta receita, tirada do blog da Caroline, Les Culino-Tests, que infelizmente deixou de nos brindar com o seu invulgar sentido de humor e bom gosto na cozinha.
Mas vamos ao que interessa: todos sabemos que para se fazerem os crepes é preciso deixar repousar a massa no mínimo uma meia hora... Ora, com a minha actual falta de tempo, a sugestão da Caroline vinha mesmo a calhar. Segundo ela, aquecer o leite com a manteiga, antes de o adicionar à massa, evitava este contratempo.
Como a receita provou, cá vai, tal como ela a publicou:
Aquecer 1/4l de leite com 60g de manteiga num tacho.
Assim que a manteiga esteja derretida, retirar o tacho do lume e deixar arrefecer um pouco.
Bater 3 ovos com um garfo.
Colocar 125g de farinha num recipiente, abrir uma covinha e juntar os ovos batidos, 20g de açucar, 1 pitada de sal e bater com o batedor de varas.
Aromatizar com rum, baunilha ou outro ingrediente ditado pela inspiração do momento.
Finalmente incorporar aos poucos a mistura de leite e manteiga, mexendo energicamente.
A massa assim preparada pode utilizar-se de imediato.
Passa-se um papel de cozinha com um pouco de manteiga sobre a crepière, verte-se-lhe dentro uma concha de massa ao mesmo tempo que se roda rapidamente, de forma a cobrir o fundo com uma fina película de massa. Para tirar a foto esta operação foi prejudicada, e o crepe saiu grosso demais :)
Quando começam a aparecer as bolinhas está na altura de os virar...
Depois toda a gente sabe o que fazer com eles, não é?
Apenas polvilhados com açucar, recheados com gelado ou enrolados com compota em forma de charuto, à la suzette... Quem lhes consegue resistir?...
As frigideiras anti-aderentes para crepes não devem ser lavadas; limpam-se o melhor possivel depois da utilização, a seco. Podem ficar feias, mas em compensação os crepes ficam cada vez melhores!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Parecem faceis os crepes mas quando quero uma receita que leve os ditos deixo essa para o meu marido, os seus estão muito bonitos.
Paula,seus crepes ficaram muito bonitos.Aqui em casa ,andam já algum tempo a pedirem crepes com gelado,acho que é desta que os vou fazer.Vou fazer esta receita.
bjs
Estão super bonitos!!
Ficaram perfeitos! Parabéns! :-)
Os crepes ficaram maravilhosos Amei a dica de não lavar a crepeira.
São tantas coisas boas as que há que não se comem sequer 1/1.000 com os olhos. Mas os crepes, que tantas vezes fiz, hei-de tornar a eles. Roubava era já os da imagem de cima. Como o meu tão mal educado cão :(
Que delicia!!! os seus ficam tão bonitos...
Bjinhos ;)
Enviar um comentário