setembro 02, 2012

Pudim de Pescada



Preparei um pudim de pescada um dia destes, baseada numa receita de António Maria de Oliveira Belo, do meu livrinho Culinária Portuguesa. Só tive preguiça de preparar o molho de camarão, que deve ser o máximo! Fica para a próxima :) Mas deixo a receita completa, pois acho que deve valer muito a pena!

Eu decorei-o apenas com maionese, cornichons, tiras de pimento vermelho e azeitonas pretas.

Comecem então por cozer 800g de pescada num litro de água com 3g sal. Reservem o líquido da cozedura.

Preparem o molho branco com uma colher de sopa de manteiga, duas de farinha e 4dl de caldo da cozedura do peixe. A este molho juntem 5 gemas de ovo e a pescada picada, depois de limpa de peles e espinhas. Quando estiver bem frio, juntem 7 claras em castelo, verta numa forma de pudim bem untada e leve a cozer em banho-maria durante 15 minutos. Conservar no banho durante mais 10 minutos. Eu cozi o pudim no forno.

Para preparar o molho de camarão:

Cozem-se os camarões no resto do caldo de peixe, a que se adiciona vinho branco, sumo de meio limão e cravinho.

Faz-se um molho com manteiga, farinha, o caldo de cozer o camarão e um  pouco de polpa de tomate para dar cor. Mesmo antes de servir juntam-se os camarões descascados para aquecerem bem no molho, que se serve sobre o pudim desenformado.






1 comentário:

Renato disse...

Olá Paula,

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 120.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal. No site criamos a secção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook!

Estamos à sua disposição!
Renato
Tudoreceita.pt