Deixei de lamentar a expulsão de Adão e Eva do Paraíso quando descobri que eles não tinham presunto nem ovos mexidos! (Dorothy Sayers)
outubro 19, 2008
O Crumble
Ao que parece este prato foi criado pelos nossos fleumáticos amigos ingleses no tempo da 2ª Grande Guerra, dado que a preparação das tartes exigia maior quantidade de ingredientes, que eram escassos nessa altura...
Certo é que a minha primeira experiência com o crumble de pêras me deixou encantada e até já fiz outro, desta feita de maçã. Igualmente delicioso!
Como não podia deixar de ser alterei um pouco a receita base...
Foi assim:
Descasquei as pêras (eram 6, não muito grandes), retirei-lhes o caroço e cortei-as em pedaços; coloquei-os numa caçarola com um pouco de açucar (as pêras eram doces) e uma colher de sobremesa de manteiga. Deixei-as suar um pouco, mexendo de vez em quando. Atenção! O objectivo não é cozer a fruta até obter puré... Deve-se deixar rijinha, pois ainda vai ao forno. Quem gostar pode ainda juntar um pouco de canela.
A fruta ficou a arrefecer num pirex enquanto preparei as "migalhas" com:
150g de farinha
75 g de manteiga (a recita indicava 150g)
100 g de açucar amarelo (a receita indicava 150g)
4 nozes picadinhas (esta adição foi da minha autoria)
1 ovo (o crumble tradicional não leva, mas eu juntei e acho que ficou muito bem)
1 pitada de sal
A manteiga corta-se em cubinhos e mistura-se numa tigela com os restantes ingredientes. Desfaz-se tudo com a ponta dos dedos e esfregando a massa entre as mãos, de forma a obter uma areia grossa. E é só. Esta mistura espalha-se por cima da fruta e leva-se o pirex ao forno(previamente aquecido), até a cobertura ficar douradinha, coisa de uns 20 minutos...
Faz-se em menos tempo do que se diz, e vale muito a pena! O aspecto final desta sobremesa não faz justiça ao seu excelente sabor, e à combinação do sabor da fruta com o crocante da massa... hummm!
É bem verdade que quem vê caras não vê corações :D
Já estou a pensar em juntar ao próximo algumas passas previamente demolhadas, mnisturar a pêra e a maçã, juntar nozes ... ...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
é realmente uma sobremesa muito boa. já comi uma vez, mas nunca fiz. beijocas
Ai o crumble.....
experimentei a receita para uma festinha de malta amiga,
fez sucesso e não demorou nada a fazer.
Acompanhei com bolas de gelado de nata com noz... hummmm, mto bom
Juntei passas às maças e em vez de regar com vinho do porto dei-lhes um pouco de sumo de limão a juntar à essencial pitada de canela.
Fiquei fã :)
Bom, não é?... ;)
Enviar um comentário