novembro 18, 2011

Da Covilhã, com amor...

A notícia é do Jornal do Fundão de 7 de Novembro passado,  mas mesmo assim acho que vale a pena deixá-la aqui, para espicaçar a curiosidade de quem não conhece estes produtos...

Nota: os links remetem para "posts" do Rap'ó Tacho sobre estes produtos.

"Confraria promove cherovia e pastel de molho da Covilhã"

O linguista João Malaca Casteleiro e o ex-ministro da cultura Pedro Roseta integram o grupo dos primeiros confrades de honra da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã. Também a reitora da Academia Sénior da Covilhã, o presidente da Casa da Covilhã em Lisboa e o Padre Fernando Brito tomaram posse na cerimónia de entronização de 60 confrades. A iniciativa apadrinhada pelas confrarias da cereja, azeite e feijoca, realizou-se no último sábado, dia 5 de Novembro, no salão nobre da Câmara Municipal da Covilhã.
A cerimónia ficou ainda marcada pela apresentação do traje da confraria que é assinado por Paulo Runa. O momento contou com a presença de oito confrarias de vários pontos do país. Aquelas organizações são embaixadoras dos produtos e gastronomia de várias regiões. O movimento “confrádico” tem como missão “divulgar produtos e tradições milenares”. Assim será com os embaixadores de dois dos produtos típicos da Covilhã: a cherovia que marcou “a tradição agrícola do concelho e o pastel de molho que foi alimento para os operários da Manchester portuguesa”. Agora que a cherovia já integra o cardápio, Eduardo Cavaco- presidente da direcção da confraria, gostaria de ver “as nossas pastelarias a comercializar o nosso pastel”. Com açafrão ou com molho o importante é que o pastel da Covilhã passe a ser “produto oficial” na cafetaria.
Cerca de ano e meio após a constituição da Confraria, que vai divulgar a cherovia e os pastel de molho da Covilhã, realizou-se o primeiro capítulo da irmandade que reúne 110 sócios e que contou com as confrarias da cereja, azeite e feijoca como “madrinhas” numa cerimónia marcada pela entronização de cinco confrades de honra."

Sem comentários: