dezembro 04, 2006

Licor de Tangerina



Estas são as tangerinas do nosso quintal, mesmo a calhar para preparar o licor, porque não são tratadas com produtos químicos.
Estão agora bem mais maduras do que quando foi tirada a fotografia, e hoje resolvi-me a tentar esta receita, que ainda vai a tempo do Natal.

A primeira fase consiste apenas em lavar as tangerinas, cortar 75 grs de casca dos frutos em tirinhas finas e pô-las a macerar em 1/2 litro de aguardente. Foi o que fiz hoje.

Fica assim durante uma semana e tem de se mexer todos os dias. Depois retiram-se as cascas da aguardente e escorrem-se. Lavam-se em 3 dl de água que se aproveita para a calda.
À água juntam-se 600 grs de açucar, mistura-se tudo e leva-se ao lume até atingir ponto de pérola. Deixa-se arrefecer a calda e mistura-se com a aguardente onde maceraram as cascas; coa-se o licor e guarda-se.
Pelo mesmo processo pode preparar-se licor de laranja: basta que se use casca de laranja em vez de casca de tangerina.

A receita é do chefe Silva. Daqui a uma semana mostro o licor e digo se ficou aprovado.

11 comentários:

avental disse...

Ando há semanas para fazer um licor de casca seca de laranja com chocolate negro (para ver o que dá, imaginei-o eu), laranjas há todo o ano, já comprei vodka de 40º no...Lidl. Levo um ror de tempo a sacudir a preguicite :(

Não sei se emprega aguardente bagaceira. Se a empregar, o melhor mesmo é não o fazer, tem um cheiro intenso. Se usar aguardente vínica ou vodka, que são neutras no cheiro, o cheiro e o sabor do licor serão sem mácula. O Pantagruel refere para os licores álcool farmacêutico.

Paula disse...

De facto utilizei aguardente vínica, mas foi por acaso, pois desconhecia os inconvenientes da bagaceira... Anoto o seu conselho para o futuro.

Elvira disse...

Tenho uma tia que faz um excelente licor de tangerina. Mas a Paula também parece dotada para a coisa! :-)

Anónimo disse...

Olá Paula, boa sorte com o locor. Fiz há tempos or licor 44 do site Petiscos.com e revelou-se a ser interessante. Ontem acabamos com ele e talvez repita a operação. Vou copiar esta receita se fica pronta a tempo do natal... Passe bem os dias de feriado e fim de semana.
Beijinhos do Algarve
Barbara

sissi disse...

Olá Paula.
Vou experimentar fazer o teu licor de tangerina e depois digo alguma coisa...
Beijinhos, Wanda Bogalho

Anónimo disse...

Tenho tentado fazer licor de tangerina. Já fiz da casca, só da polpa porém, ambos ficam ácidos e amargam. Com casca, lavo bem lavada, corto em tiras finas e coloco em fusão na cachaça, permanecendo alí durante 10 dias. Depois é coado, e colocado em uma calda de açúcar. Já da polpa, amasso com as mãos dentro da cachaça e deixo na fusão durante o mesmo período da anterior, depois é coado e temperado com a calda de açúcar. Também fica amargo. Gostaria de uma orientação.

Anónimo disse...

Ouvi dizer que a parte branca da casca (entre a casca e a polpa) amarga o licor.
O problema também poderá ser o facto de a própria tangerina ser muito amarga!

Anónimo disse...

Este licor (como quase todos os outros) são bons mas não é para consumir logo. Fiz licor de tangerina há um ano e só agora estou a distribuir pelos amigos como prenda de Natal. Está uma delicia! Quanto mais tempo estiver na garrafa melhor. Experimentem deixar estar pelo menos 1 ano na garrafa e depois provem... Então se for 2 anos...

Unknown disse...

Sera que deixando curtir por mais tempo o amargo saia?

Paula disse...

E. Nascimento, o meu licor não ficou amargo, apenas um pouco menos límpido que o desejado, mas como pode ver recebi muitas propostas de soluções para resolver esse problema...
Houve alguém que referiu que a parte branca da casca torna o licor amargo, o que é mesmo verdade, pois já tive ocasião de o comprovar noutras preparações culinárias. Será esse o problema?

Anónimo disse...

Tenho uma dúvida...as sementes das tangerinas são retiradas?