agosto 12, 2012

Lombos de Pescada com Molho de Azeitonas Pretas


Receita adaptada do lindo Cozinhar Com Jamie Oliver!

O que me interessou mais na receita foi o molho de azeitonas pretas, pois a meu ver são pequenos pormenores como um bom molho que fazem um prato diferente.

O Jamie utiliza filetes de tamboril na receita; eu limitei-me a confeccionar lombos de pescada. Ele propõe que o peixe seja assado no forno ou grelhado, fica ao gosto e critério de cada um. Eu optei por usar o forno.

Começamos então por temperar o peixe com sal grosso esmagado no almofariz com raspa de limão. Deixamos tomar gosto durante uma hora. Pomos o forno a aquecer.  Entretanto preparamos o molho de azeitonas:

2 mãos-cheias de boas azeitonas pretas, descaroçadas e picadas grosseiramente
1/2 malagueta vermelha fresca sem sementes, também picada
ervas frescas picadas finas (podem usar manjericão, salsa, mangerona...)
1 coração de aipo com as folhas amarelas, picados
1 dente de alho picado fino (eu usei o espremedor de alhos)
Sumo de limão e pimenta preta do moinho
Azeite virgem
Vinagre balsâmico

Misturam-se todos os ingredientes excepto o vinagre, que se adiciona aos poucos até equilibrar os sabores.

Retiramos o excesso de sal e secamos o peixe.

Colocamos ao lume uma frigideira que possamos levar ao forno, juntamos um fio de azeite e fritamos o peixe durante dois minutos. Viramos os filetes e levamos a frigideira ao forno pré-aquecido durante mais 6 a 8 minutos, conforme a espessura do peixe.

Serve-se com puré de batata, o molho de azeitonas e uma salada - o Jamie propõe rúcula temperada com azeite, sumo de limão, sal e pimenta. 





4 comentários:

pimentinhas na cozinha disse...

uerida amiga, estou voltando aos poucos. Embora ainda com poucas forças, mas começo a fazer pela vida.

A morte do meu pai tem sido muito dolorosa, estou com dificuldade em recompor-me, mas a vida tem de continuar, e vou fazer por isso se DEUS quiser. Tenho passado por aqui embora se deixar rasto, mas não passo sem vos visitar, sinto saudades de ver as maravilhas que faz.

Bjs

Paula disse...

Toda a minha solidariedade neste momento difícil. Um grande abraço para si.

Xs disse...

Esse molho deixou-me tentada a experimentar!
Sei que o XL não aprecia muito azeitonas, mas quem sabe se não gostará dessa receita?
A experimentar.... :)

Paula disse...

Xs, suprima as azeitonas, substitua por alcaparras... ;)