maio 10, 2012

Risotto de camarão



Sem inspiração para o jantar, passei no Cinco Quartos de Laranja e deparei-me com um risotto de camarão de fazer crescer água na boca!

Simplifiquei um pouco a receita, e saiu lá em casa este risotto delicioso. Só faltou salpicar com coentros antes de tirar a fotografia.

Fiz assim:

Retirei a cabeça e descasquei os camarões em crú. Pûs as cascas e as cabeças ao lume, com água e uma pitada de sal, afim de obter o caldo para o risotto. Mantive sempre em fervura lenta.

Piquei uma cebola pequena e dois dentes de alho que estalei em azeite e uma noz de manteiga, sem deixar ganhar cor. Juntei um talo de aipo cortado em pedacinhos muito miúdos.

Juntei um copo de 200ml de arroz para risotto e envolvi bem na gordura. Quando ficou translúcido juntei um copo pequeno de vinho branco e deixei evaporar. Depois fui juntando conchas do caldo de camarão, segundo a táctica habitual para os risottos: absorveu a primeira, junta-se a segunda... O processo levou cerca de 20 pacientes minutos, até esgotar o caldo e o risotto ficar no ponto. Verifiquei o sal e juntei uma pitada de pimenta fresca.

Entretanto, enquanto ia mexendo o  risotto, salteei os camarões descascados numa frigideira com um fio de azeite, um dente de alho esmagado e uma pequena malagueta picada.

Dispensámos o  queijo da ilha e a manteiga, e comemos o risotto assim, com os camarões salteados, apenas polvilhado com um punhado de coentros picados.

Obrigada, Laranjinha, pela inspiração!



1 comentário:

Susana disse...

Está com um aspecto divinal.

Bjocas

As Papinhas dos Babinhos