abril 01, 2012

A minha livraria preferida e... um Soufflé de Arroz

Adoro livros. Enquanto vivi em Lisboa trabalhava no centro da cidade, o que me permitia passar as horas de almoço enfiada nas livrarias... Picoas Plaza, Galerias Saldanha, livraria Buchholz, Monumental... a oferta era grande.
Agora, a viver qui no interior, continuo na mesma, com a diferença de o passeio pelas livrarias ser quase sempre virtual... 
A minha livraria on-line preferida é, sem dúvida, a Wook

Conheço-a há anos, desde que as minhas filhas entraram no secundário, pois passei a comprar através do site os manuais escolares (com desconto!).  Já lá vão uns anos, as meninas já são jovens universitárias.
O serviço da  Wook é exemplar: rápido e eficiente, com entrega em mão. Nunca tive qualquer problema com uma encomenda que tenha feito, para além de ter sempre descontos, nunca inferiores a 10%, às vezes portes grátis, e vales de desconto. A minha alegria quando vejo chegar o senhor das entregas é infantil!...

Foi pois num dos mais humildes dos meus livros de culinária, comprado na minha livraria preferida, que encontrei esta receita, num dia em que fui à procura de inspiração para uma refeição simples e saborosa, como são todas as lá apresentadas :

Encontrei um "soufflé de arroz", mesmo a propósito, pois tinha um resto de arroz da véspera guardado no frigorífico. 
Tão simples, tão rápido, servido com uma saladinha verde!

Então, cá vai:

200g de sobras de arroz já cozinhado
4 ovos
50g de queijo da ilha ralado
sal e pimenta q.b.

Mistura-se o arroz com as gemas e junta-se o queijo ralado. Tempera-se com sal e pimenta e, por fim, juntam-se as claras em castelo, envolvendo com cuidado. Leva-se ao forno pré-aquecido, em pirex untado com manteiga. No final aumenta-se um pouco o calor, para terminar a cozedura e dourar ligeiramente.

Simples, não é? Eu, gulosa, polvilhei também um pouco mais de queijo por cima, antes de levar ao forno. E usei emental ralado, que era o que tinha em casa. Afinal tratava-se de aproveitar sobras...

Desta vez não há foto porque, quando me lembrei, já tínhamos acabado o soufflé!


1 comentário:

Batata Frita® disse...

Eu tenho uma verdadeira paixão por livros (para não dizer obsessão/vício) e por livros de culinária... então, é melhor não falar!!!
Aqui em S. Miguel temos 3 livrarias (que se possa chamar de) temos dois hiper que vendem livros e alguns quiosques ou cafés que também vendem!!!
Há a livraria Gil que é a mais antiga, onde a minha mãe comprava os nossos livros escolares, também temos a Livraria Solmar, que já tem 20 anos e temos a Bertrand que tem por volta de 8 anos. Havia também uma que ficava em frente ao mercado a "Livraria 9 Estrelas" que já fechou há algum tempo... Fora isto sou sócia do Círculo dos Leitores e também faço encomentas pela net e a Wook é a minha Livraria Virtual preferida... mas perco-me mesmo é quando vou a Lisboa... deambulando pela baixa e perdendo-me por todas aquelas livrarias... que aos poucos vão fechando :( Também passo tardes na Fnac sentada ao lado de uma pilha de livros...
Para mim ler é como uma necessidade que tenho... é-me tão necessário como o respirar e o comer... faz parte de mim...
Beijocas fofas