março 16, 2007

Cake de chocolate

Vale a pena passear na blogolândia! As coisas deliciosas que eu tenho confeccionado e comido graças a este intercâmbio. Comparado com muitos dos vossos, o meu bloguito é bem modesto: serve-me como caderno de receitas mas, sobretudo, dá-me o prazer de interagir com outros amigos virtuais que também gostam de cozinhar, e por aqui partilham sucessos e fracassos.

Quem como eu põe a mesa para o almoço e o jantar não publica tudo o que faz, na maioria das vezes muito trivial...

Como sou gulosa e já experimentei, sempre quero dizer que não podem deixar passar o pudim de côco do Chalabi, os muffins de laranja e chocolate da Elvira, o pudim de bolacha da bcorrêa...

Nem este cake de chocolate que tem dado a volta à blogosfera culinária francesa:



Acho que foi a Mercotte quem primeiro o publicou. A foto não está grande coisa (que os olhos também comem) mas é realmente fantástico e desaparece num instantinho...


Para o fazer batem-se 3 ovos com 50g de mel e 80g de açucar. Juntam-se 50g de miolo de amêndoas ou de avelãs em pó, e 80 g de farinha peneirada com 15 g de bom cacau e 5g de fermento. Juntam-se 80g de natas e 50g de manteiga derretida, e por fim 15g de rum e 30g de chocolate negro derretido.

Verte-se a massa numa forma de bolo inglês bem untada e polvilhada com farinha. Coze durante cerca de 45 minutos em forno pré-aquecido a 160ºC.

5 comentários:

Anónimo disse...

Paula, esse bolo parece delicioso!! Vou experimentar a receita. Adoro chocolate!!

Vivianne

avental disse...

Tenho pensado, nos meus dez meses de blogue, que nunca fiz um bolo, nem um pão-de-ló daqueles que se fazem num instante, como o de Alfezeirão. Há não sei quanto tempo, ando a pensar num pudim de pão que comi num restaurante de Rio Maior, um pudim de pão com café, negro mesmo, uma delícia como será este bolo que agora fez.

Paula disse...

A Taste in Heaven, o bolinho é mesmo muito bom, vale a pena experimentar!

Avental, pois fico à espera desse pudim de pão com café; deixou-me a pulga atrás da orelha!...

Elvira disse...

Esse cake é maravilhoso, não é...? :-)

Branca disse...

ainda bem q gostastes do pudim.
este bolito parece ser mesmo bom ! vou ter de experimentar ........