Mostrar mensagens com a etiqueta Pães. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pães. Mostrar todas as mensagens

abril 05, 2015

Uma Páscoa Feliz!

Eis pois o "folar" de 2015! E como a Páscoa também dura 40 dias, tal como durou a Quaresma, ainda sobra tempo para prepararem esta delícia, caso estejam interessados ;)



Não se trata da receita de um folar tradicional; é uma adaptação minha à época pascal que se vive =)

Fiz assim:

- Coloquei 3 gemas no copo medidor e juntei leite morno até perfazer 250ml; deitei na tigela da batedeira, munida com a pá de amassar, e juntei:
- 90g de açucar
- 1 colher de sobremesa bem cheia de fermento de padeiro liofilizado
- 70g de manteiga mole
- 400g de farinha tipo 55
- 1 colher de café de canela
- 1 colher de café de erva-doce
- 1 colher de sobremesa de sal

Amassa-se bem até a massa formar uma bola elástica e mole. Deixa-se repousar em local quente, até duplicar de volume.

Enquanto a massa leveda leva-se um tachinho ao lume com 1 chávena de chá de açucar amarelo, 1/2 chávena de chá de manteiga e 1 colher de chá de canela em pó. Mexe-se com a colher de pau e retira-se do lume assim que a manteiga estiver derretida. Reserva-se.

Estende-se a massa já levedada sobre a bancada da cozinha polvilhada com farinha e estende-se em rectângulo (basta esticá-la com as mãos mas, se quiserem, podem usar o rolo da massa).
Cobre-se com o creme de açucar, manteiga e canela, reservando cerca de 2 colheres de sopa da mistura, e enrola-se em rolo.
Unem-se bem as pontas, formando uma argola, como se vê na foto. Se tiverem jeito para isso "torçam" a argola, o que dará um efeito engraçado de estrias depois de cozida.

Coloquem dentro de uma forma redonda forrada com papel vegetal, de tamanho adaptado à argola de massa e deixem levedar de novo.

Entretanto aqueçam o forno a 190ºC. Quando a massa tiver novamente aumentado de volume, introduzam no forno. Passados 20 minutos, quando começar a alourar, pincelem com o creme de canela que reservaram. Deixem cozer até que um palito inserido na massa saia limpo, ou até se apresentar bem dourada.

E aqui têm, dá mais trabalho a ler a receita que a pô-la em prática. Mãos à obra!

Acompanhem com uma bela chávena de chá ou café.




julho 28, 2014

Sanduíche de rabo de boi


Claro que a minha sanduíche não ficou linda como o a do Hugo Nascimento, mas ficou deliciosa, e eu aprendi a cozinhar rabo de boi de forma diferente. Até agora só o utilizara para fazer a sopa!

Pois então cá vai:

Tempera-se um quilo de rabo de boi, em pedaços, com sal e deixa-se repousar uma hora.
Depois salteia-se num tacho com um fio de azeite até ficar coradinho e tostado. Retira-se e reserva-se.
No mesmo tacho alouram-se legumes:
2 dentes de alho laminados
2 cebolas em cubos
2 tomates em gomos
1 cenoura às rodelas

Junta-se um pouco mais de azeite, se for necessário, mais
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
1 colher de chá de pimenta da Jamaica em grão
sal q.b.

Rega-se tudo com 3dl de vinho branco e deixa-se ferver um minuto. Nessa altura voltamos a adicionar a carne e deixamos cozinhar em lume brando durante três horas, até a carne se soltar do osso. Durante a cozedura vamos adicionando aos poucos um copo de água, se necessário.

Quando pronta desfia-se a carne, e coloca-se numa forma de bolo inglês forrada com película aderente. Eu não forrei a minha e não tive qualquer dificuldade em desenformar a carne depois. Leva-se a terrina ao frio.

Para o molho emulsiona-se o resultado do estufado num copo liquidificador, com:
1 colher de sopa de azeite virgem extra
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
pimenta preta a gosto

O chefe preconiza ainda que se usem pickles de nabo a acompanhar, cuja receita também indica, mas dos quais eu prescindi, usando apenas umas frescas folhas de alface e pickles comuns.

Abre-se então o pão (chapata, de preferência) ao meio, barra-se com o molho, sobrepõem-se finas fatias de terrina, mais molho, pickles e cebolinho picado.

Bons piqueniques!

julho 25, 2014

O Livro das Sanduíches



Sanduiches são boas para piquinicar, sabem bem no campo ou na praia, podem constituir uma deliciosa refeição ligeira (ou não!) em casa ou fora dela.

Por isso comprei O Livro das Sanduíches,(clic) do Hugo Nascimento. É lindo, divertido, cheio de sugestões para umas sanduíches diferentes e deliciosas!

Mas quê? Para começar escolhi logo uma das receitas mais demoradas: sanduíche de rabo de boi, que requer algum tempo de preparação.  O resultado vem a seguir ;)




abril 04, 2014

Pão Pita ou Pão Sírio


Faz tempo que andava com vontade de experimentar estes pãezinhos, mas ia adiando, e sempre achei que devia ser difícil que os pãezinhos inchassem, formando aquela bolsinha que convida a enchê-la de coisas boas!

Pois olhem, são muito fáceis de fazer e o resultado é mesmo muito compensador, para quem gosta de uma sanduíche a sério.

A receita que segui foi esta, e nem vale a pena dizer que tratando-se de uma receita do Outras Comidas o sucesso é garantido!

Então vão lá, façam e regalem-se! Bom fim de semana :)






setembro 09, 2013

Fondue dos Pobres


Vi esta receita no blog Cinco Sentidos na Cozinha (link aqui ao lado) há mais de 3 anos, imaginem! Fiquei com imensa vontade de experimentar, e só agora o fiz.
Não imaginam a quantidade de receitas que eu anoto para experimentar!... Se as cozinhasse as todas acho que nunca mais repetiria um prato durante o resto da minha vida.

O pãozinho rústico da foto acima também contribuiu em muito para me relembrar desta receita: foi vê-lo para logo desejar aplicá-lo em qualquer coisa nova. O facto de não ser redondo ainda me aguçou mais o apetite; achei que o recheio ficaria espalhado numa superfície maior e mais estaliça. E ficou.

Nesta primeira foto o pãozinho ainda não tinha dado entrada no forno. Depois de por lá passar ficou assim: 



Apetitoso, verdade?

Então, faz-se assim:
Mistura-se um frasco pequeno de maionese (eu cá usei da que eu faço!) com meio chouriço corrente picado (usei chouriço de carne picante, da Guarda), 1/2 cebola, igualmente picada, e 100g de queijo ralado (aqui usei fatias de flamengo cortado em tirinhas, era o que havia).

Corta-se uma tampa ao pão e reserva-se; retira-se o miolo à outra parte, para obter uma espécie de recipiente, que se recheia com o preparado acima.

E leva-se ao forno, a "taça" e a "tampa". Quando o recheio fica douradinho, está pronto a servir. A crosta tostada é a primeira a desaparecer, barrada com o recheio suculento ;)

Cá em casa todos adorámos esta guloseima calórica, que já correu blogs, inventada não se sabe por quem! É uma entrada muito dada a convívios, e muito adequada aos dias mais frescos que se avizinham.




outubro 13, 2012

Pão de tâmaras, nozes e linhaça



Do maravilhoso Apetite Saudável, de Gordon Ramsay. D-E-L-I-C-I-O-S-O!

Não tinha sementes de linhaça, pelo que usei sementes de girassol. Super fácil de fazer, foi muito apreciado ao pequeno almoço cá em casa.

Com esta receita obtém-se um belo pãozinho de 900g.

Preparativos:
-ligar o forno a 170ºC
-untar uma forma para pão ou bolo inglês, de preferência anti-aderente.

1ª mistura - numa panelinha levar a lume brando :
-50g de manteiga sem sal cortada em cubos 
-250g de tâmaras picadas
-2 colheres de sopa de melaço (ou mel; foi o que eu usei)
- 250ml de água

Deixe arrefecer.

2ª mistura - numa tigela grande coloque:
-250g de farinha sem fermento
-250g de farinha integral
-1/2 colher de chá de sal 
-125g de açucar mascavado claro
-2 colheres de chá de fermento em pó

Faça uma covinha no centro e junte 2 ovos ligeiramente batidos, 1 colher de chá de extracto de baunilha e o preparado da panela. Envolva bem sem bater, e acrescente 50g de nozes picadas e 30g de sementes de linhaça.

Coloque na forma preparada e leve ao forno durante 1 hora. Faça o teste do palito antes de retirar o pão do forno.

Comemo-lo morno no dia em que saiu do forno, e ligeiramente torrado, com doce ou queijo, nos dias seguintes :)


abril 16, 2012

Pão Doce de Passas

É delicioso e muito fácil de fazer! Adorei quando o provei ainda morno, e é igualmente bom depois de frio. Com uma fina camada de geleia de marmelo ou simples... e uma chávena de chá.
É o tipo de receita que se prepara num ápice, e nos alegra logo o dia.
A repetir, muitas vezes!

Na tigela da batedeira juntem:

350g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de sal
125g de açucar amarelo
1 colher de sobremesa de canela
100g de passas de uva (não tinha, usei ameixas cortadas aos pedacinhos)
150g de manteiga derretida
6 colheres de sopa de sumo de laranja
zestes de uma laranja
6 colheres de sopa de leite
2 ovos ligeiramente batidos com um garfo




Usem a batedeira em velocidade baixa, apenas para misturar os ingredientes. Vertam numa forma de bolo inglês previamente untada e enfarinhada e cozam em forno pré-aquecido a 180ºC, durante uns 40 a 45 minutos (verifiquem a cozedura com um palito).
Tenham a paciência de esperar que arrefeça para desenformar, porque enquanto quente é muito friável!



março 21, 2012

Ensaios para a Páscoa...

 Esta trança deliciosa e ENORME (na foto só aparece metade; a outra parte dei-a à minha mãezinha, para o pequeno almoço do dia seguinte, já que foi feita à noite, e só me lembrei da foto depois de a ter cortado...) surgiu de um súbito desejo de amassar, tender e enrolar!...

Ficou tão tenra e deliciosa que estou a pensar oferecer algumas como folar, na Páscoa que se aproxima.


Para fazer a massa usei:

330ml de água
2 colheres de sopa bem cheias de leite em pó
2 colheres de café de sal
450g de farinha
2 colheres de sopa de açucar
1 pacote de fermento de padeiro seco
20 g de manteiga mole
2 gemas de ovo

Na tigela da batedeira desfiz o fermento na água morna, juntei o açucar, a manteiga e as gemas, a farinha e o sal, e o leite em pó. Bati com as varas de amassar, até a massa formar uma bola e começar a descolar das paredes da tigela. Tirei-a para bancada da cozinha e amassei um pouco mais, à mão. Voltei a colocar na tigela da batedeira e deixei levedar, até duplicar de volume. Nessa altura voltei a sová-la, antes de moldar a trança.

Para moldar a trança (ficou enorme, sugiro que façam duas, mais pequenas ;) :

- Estender a massa em rectângulo, com o auxílio de farinha e do rolo da massa;
- Cortar em três partes (obtêm-se 3 novos rectângulos)
- Barrar cada rectângulo com manteiga, polvilhar com açucar amarelo e canela.
- Enrolar cada rectângulo, no sentido da largura, de modo a obter uma espécie de tira;
- Entrançar as 3 tiras normalmente, formando a trança;
- Pincelar com gema de ovo batida com um pouco de leite, e polvilhar com mais açucar amarelo.
- Deixar levedar de novo;
- Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 25 a 30 minutos. Verificar a cozedura com um palito.

  Depois de cozida, deixar arrefecer sobre uma grelha, antes de guardar ou devorar imediatamente!

  Nota: Tudo isto leva quase mais tempo a escrever que a executar, não se intimidem com tanto   palavreado, é   muito simples de fazer. 



novembro 06, 2011

"Bollos de Aceite" do Asopaipas


Logo a seguir aos "bollos de leche suizos" fiz estes, de azeite, seguindo escrupulosamente a receita do José Manuel, que transcrevo a seguir.
Ficaram formidáveis, com uma casquinha crocante por fora e muito macios por dentro. Não são tão adocicados como os bolos de leite, apesar de os ter polvilhado por cima com açucar, o que não fiz com os anteriores.

Comêmo-los no feriado de Todos os Santos, ao lanche, com marmelada e doce de abóbora. Em nada ficam atrás do nosso tradicional bolo de azeite da Beira Baixa, que também figurou na mesa na mesma ocasião.

A receita:

500 g de farinha
250 g de água morna
50 g de leite
20 g de leite em pó
15 g de fermento de padeiro
10 g de sal

Depois da 1ª fermentação:
120 g de azeite
Acúcar para polvilhar

Preparação:

Amassar em conjunto todos os ingredientes da massa e deixar dobrar de volume em local abrigado.

Depois desta primeira fermentação juntar o azeite, com paciência, porque ao princípio é um pouco difícil incorporá-lo na massa. 

Dividir a massa en peças pequenas de 80-100g e dar forma aos bolos. Deixamos repousar novamente até que dupliquem de volume. Antes de os introduzir no forno polvilham-se generosamente com açucar.

Pré-aquecer o forno a 250ºC e depois cozer os bolos a 200ºC, durante 15 ou 20 minutos.


Nota: Apesar de serem chamados "bolos" trata-se na realidade de pequenos pãezinhos.




setembro 24, 2011

Bolinhos de Aveia Irlandeses

Do mesmo livro do post anterior: uns bolinhos de aveia que já foram feitos e refeitos cá em casa, e que ganharam o estatuto de snack preferido da Joana... Ela gosta deles por serem nutritivos, terem muitas fibras e não serem doces, ou seja, pelas suas boas qualidades. Eu gosto especialmente deles ainda mornos, cheios de manteiga! Pecaminoso, vá... É por estas e por outras que eu engordo e ela não.

Os restantes membros da família não os apreciam... Também se passará o mesmo com os meus leitores? Uma parte da família é ultra-tradicional a comer, e a outra parte gosta de inovações? Como resolvem o dilema?... Aceitam-se (e agradecem-se) sugestões ;)


Podem fazer bolinhos ou uma broa grande.
Comecem por pré-aquecer o forno a 200ºC e revestir um tabuleiro com papel vegetal.

Os ingredientes:

400g de farinha integral
100g de flocos de aveia (não instantâneos)
+ 2 colheres de chá para salpicar os bolinhos
1 colher de chá de sal fino
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
300ml de cerveja sem alcool (ou "morta"*, se não tiverem sem alcool)
150ml de soro de leite ou iogurte natural (usei o segundo)
4 colheres de sopa de oléo de amendoim ou outro óleo vegetal
4 colheres de sopa de mel (usei apenas duas, por ter em casa um mel de sabor muito acentuado)

* abrir a cerveja e deixá-la perder todo o gás antes de a utilizar na receita.

Numa taça misturar todos os ingredientes secos; numa caneca misturar todos os ingredientes líquidos.
Se medir primeiro o óleo e usar a mesma colher para medir o mel, este deslizará com facilidade...

Junte os ingredientes líquidos aos secos e misture com uma colher de pau. A princípio parecerá mole demais, mas com o bicarbonato a actuar tornar-se-á como areia molhada.

A receita diz para se moldarem 12 bolinhos, mas nós fazêmo-los mais pequenos, obtendo assim uns 18. Polvilham-se com as duas colheres de chá de aveia e levam-se a cozer durante cerca de 15 minutos (não ganham crosta).

Se os não congelarem metam-nos alguns minutos a aquecer no forno, nos dois dias seguintes, ou então tostem-nos!


setembro 24, 2010

Pão


Saber fazer pão é das coisas mais gratificantes e que mais alegria me dá! Tão simples, tão bom... os cuidados com a temperatura e as correntes de ar, para não matar o fermento, a macieza da massa nas mãos, o cheirinho do pão a cozer!

Quem é que não gosta de pãozinho quente com manteiga?...


Estes pãezinhos são óptimos para lanche e pequeno almoço. A receita é de um blog francês, que não anotei... se o(a) autor(a) por cá vir a receita, aceite as minhas desculpas por não poder citá-lo(a), e os parabéns por uns dos pãezinhos mais deliciosos que já fiz!

Eu tenho para mim que deve ser de um desses meus blogs favoritos aqui ao lado... 






A receita, para uma dúzia de pãezinhos pequenos:


500g de farinha sem fermento
260g de leite, morno
70g de manteiga amolecida (ou margarina)
30g de açucar
1 ovo batido
1 colher de chá de sal
1 pacotinho de levedura seca (usei 20g de levedura fresca) 

Numa tigela grande, misturam-se a farinha, o açucar e o sal. Abre-se uma cova no meio, desfaz-se o fermento no leite morno e junta-se à farinha, bem como a manteiga amolecida e o ovo, previamente batido. Misturam-se bem todos os ingredientes.
Bate-se a massa convenientemente até ficar macia e elástica, cobre-se com um pano limpo e deixa-se levedar cerca de 1 hora ou até que dobre de volume, em local abrigado de correntes de ar. No Inverno convém procurar um local onde a temperatura seja amena.
Depois, amassar ligeiramente, dividir a massa em doze partes e moldar os pães. Deixar levedar de novo e levar a cozer em forno previamente aquecido, até ficarem lourinhos. Verificar a cozedura com um palito.


Update: Já descobri, a receita é do blog "Les Gourmands Disent..." Merci beaucoup à Allulou!

novembro 26, 2009

Pão de Nozes















Vão perdoar-me a ausência de mais de um mês (andamos em obras cá em casa...) quando provarem este delicioso pão de nozes!

Embora na fotografia apareça em fundo um frasco de doce de abóbora caseiro, é com queijo que mais gostamos dele. Uma sugestão a ter em conta para acompanhar a tábua de queijos nos dias festivos que se aproximam...


Ingredientes:

+ ou -600 g de farinha de trigo
30 g de fermento de padeiro
1 colher de café de flor de sal
3 ml de água
100 g de nozes partidas em pedacinhos
50 g de nozes moídas


Numa tigela grande, misturam-se a farinha e o sal.
Desfaz-se o fermento na água morna e junta-se à farinha.
Misturam-se bem todos os ingredientes.
Bater a massa convenientemente até ficar macia e elástica e, se necessário, juntar um pouco mais de farinha.
Juntar então as nozes moídas e os pedaços de nozes.
Cobrir com um pano e deixar levedar cerca de 1 hora ou até que dobre de volume, em lugar morno.
Amassar ligeiramente, dividir a massa em duas partes e moldar 2 pães. Levar a cozer em forno quente cerca de 50 minutos.

Nota: A qualidade das nozes é aqui muito importante!



Esta receita foi adaptada por mim, a partir desta aqui.

abril 19, 2009

Pão de alho e salsa


















A descoberta das receitas do blog Pão, Bolos & Cia tem-nos proporcionado momentos deliciosos cá por casa...

Fiz este pão para acompanhar um camembert aquecido no forno até ao ponto de fusão, para uma entrada muito simples. A combinação revelou-se muito interessante.

Encontram a receita aqui.

Muito versátil, este pão pode ser confeccionado segundo inúmeras declinações!

Obrigada ao Renato pela receita.

março 08, 2009

Pão doce de laranja e canela



Parti para a confecção deste pão com a ideia de usar a receita de pão de canela da Conceição, mas as coisas não correram como previsto... Não resisti às pequenas alterações, apesar de ter a certeza de que o pãozinho do Baú deve ser delicioso, e saiu uma coisa diferente :)

Foi asim:

A receita da Conceição indica como ingredientes :

300 ml de leite
50 ml de óleo
2 ovos, que ela não usou mas eu sim
1 colher chá de sal
1 colher sopa de açucar
1 colher sopa de canela em pó
raspas de um limão
500 g de farinha tipo 55
2 colheres cha de fermento seco
~
Resolvi juntar também 60g de açucar.

Logo para começar não havia limões em casa, só laranjas... Pensei que uma raspazinha de laranja ia mesmo bem com a canela, por isso não desisti... E visto que ia usar raspa de laranja, diminuí a quantidade de canela, para que um sabor não anulasse o outro: usei apenas uma colher de café de canela.

Enquanto a MFP amassa, tenho a mania de controlar a consistência da massa. Ora, como a Conceição não usou os ovos na receita, as 500g de farinha devem ter sido suficientes para dar consistência à massa.
Já no meu caso, tendo usado os dois ovos, a quantidade de farinha revelou-se claramente insuficiente...
Fui acrescentando farinha aos poucos, até a massa ter consistência de pão, um pouco mole. Quanto terei acrescentado? Não sei dizer... provavelmente umas 100g ? Nestas coisas ajuda muito a experiência.

Quanto a máquina apitou, lembrei-me de juntar umas sultanas douradas que andavam lá por casa esquecidas. Seriam umas 60g, mas quando repetir esta receita vou juntar pelo menos 100g.

Adorei este pãozinho guloso, que comemos ao lanche. Eu comi o meu com compota de laranja.


fevereiro 06, 2009

Pão de Deus

Fiz em versão FAMILIAR, mas pode moldar-se em pãezinhos individuais.
Gostamos dele ao pequeno almoço, quentinho, com manteiga. Hummm...

Não há foto da fatia, e já foi uma sorte dar tempo para tirar esta...

A receita veio do Gastronomias.

Preparei a massa na máquina do pão, mas pode fazer-se à mão, claro.














Ingredientes para a massa:

500 grs de farinha
150 grs de açúcar
2 ovos
30 grs de fermento de padeiro
100 grs de manteiga
1 dl de leite morno
raspa e sumo de 1/2 laranja
1 colher de chá de sal fino (acrecentei eu)

Para cobrir:

1 ovo
80 grs de coco ralado
2 colheres de sopa de açúcar
açúcar em pó a gosto

Escolhi o programa 7 da Biffinet (massa)e coloquei os ingredientes no recipiente da máquina pela ordem indicada pelo fabricante, ou seja, primeiro os líquidos e depois os sólidos.

Usei apenas 15g de fermento biológico fresco, desfeito no leite morno. Juntei logo uma colher de chá de açucar, para ajudar o trabalho das leveduras, e foi suficiente...

Quando o ciclo terminou amassei um pouco mais, formei uma bola com a massa e coloquei-a num tabuleiro enfarinhado. Deixei crescer novamente, velando para que não apanhasse nenhuma corrente de ar. Acho que já por aqui referi que as correntes de ar são fatais ao fermento... Convém encontrar um canto quentinho e abrigado!

Antes de levar ao forno misturei os ingredientes da cobertura, fiz um corte em cruz no topo do pão e espalhei a mistura. Levei a cozer em forno pré-aquecido, regulado para os 180ºC.

Não me lembro quanto tempo levou a cozer... penso que cerca de 45 minutos, mas como o tempo de cozedura depende sempre do forno de cada um, vigiem e retirem quando um palito inserido no centro do pão sair enxuto.

Depois de cozido polvilhei com açucar em pó.

Não o deixem tostar tanto como eu! ;)

Para fazer à mão, sugiro que usem a técnica da esponja, ou seja, amassem o fermento com um pouco de leite e farinha retirados da quantidade total da receita, deixem levedar, e juntem depois à massa preparada com os restantes ingredientes.

dezembro 02, 2008

Pão de Água

O fantástico pão de água de Pão, Bolos & Cia :
















O melhor pão que fiz em casa até hoje!
Não deixem de experimentar, vão lá dar uma espreitadela...

agosto 26, 2007

Brioche "Flore"



Já por cá tinha dito que sou louca por brioches... À conta disso investiguei várias receitas em blogs franceses, e esta foi a que pûs em prática há dias. Foi feita na máquina do pão.
Se não é perfeita anda muito lá muito perto!

A receita é do blog Palais des Délices, da Céline, um dos meus preferidos.

Devo dizer que não achei farinha T45; usei só a T55, mas vou colocar a receita tal como ela a descreveu, porque a Céline não dá ponto sem nó... Teria por certo feito diferença na consistência do miolo.

Se experimentarem sejam rigorosos com o peso dos ingredientes porque com as brioches não se pode improvisar!

200g de farinha T55
150g de farinha T45
3 g de sal fino
70g de leite
160g de ovos (3 médios)
10g de fermento de padeiro
60g de açucar
175g de manteiga amolecida

Tal como a Céline aconselha, em vez dos ovos inteiros pode usar-se uma maior quantidade de gemas, o que melhora muito a consistência do miolo. Eu usei um ovo inteiro e juntei-lhe várias gemas, até perfazer as 160g indicadas na receita.

Depois foi só colocar os ingredientes na máquina pela ordem indicada pelo fabricante (primeiro os líquidos e depois os sólidos). A manteiga juntei-a com a máquina em funcionamento, quando tudo estava já semi-amassado.
Depois foi esperar para ver!

Outra perspectiva:











E o miolo:

julho 30, 2007

Mais pão caseiro...



Este foi o último pãozinho que fiz com a ajuda da minha máquina. O corte denota que foi cortado ainda muito quente, porque o cheirinho a pão acabado de cozer era tal na cozinha que, assim que saiu do forno, não resisti à tentação de o provar!

A receita tirei-a da net, muito antes de ter o blog, por isso não tive a preocupação de anotar a origem, pelo que peço desculpas ao autor (desconhecido)...

Para três pãezinhos:

1 colher de café de levedura desidratada
500g de farinha
250 ml de água morna
2,5 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de sal fino

Coloquei os ingredientes na máquina pela ordem preconizada pelo fabricante; no caso da minha máquina colocam-se primeiro os líquidos e depois os sólidos.
É facultativo, mas eu junto sempre uma pitada de açucar às massas lêvedas, para ajudar o trabalho do fermento.

Escolhi o programa "massa" : estava com vontade de moldar os pãezinhos à mão.
Quando o programa acabou, retirei a massa para uma superfície enfarinhada e amassei ligeiramente, para retirar o ar à massa. Formei três pães e dei-lhes uns golpes com a lâmina da faca. Deixei-os levedar de novo.

Entretanto, aqueci o forno à temperatura máxima e introduzi os pães, que já tinham duplicado de volume. Coloquei um recipiente com água no forno, porque o vapor durante a cozedura favorece a formação de uma crosta estaladiça.

Após 20 minutos retirei-os do forno e deixei-os sobre uma grelha, para arrefecerem, mas acabei por provar um naco antes disso, generosamente barrado com manteiga!...

junho 15, 2007

Pizzas de sábado à noite...



Cá em casa o sábado à noite é o momento ideal para a pizza familiar, sobretudo se houver um bom filme para ver...

Esta é a receita da massa que nunca deixa ficar mal:

350g de farinha (reservar 150 a 200g para levar a massa ao "ponto")
10g de sal
10g de levedura desidratada ou fermento de padeiro
1 colher de sopa de azeite
250g de água

Misturam-se 200g de farinha com o sal, a levedura e a água morna (a + ou- 20ºC). Junta-se o azeite e amassa-se bem (nesta fase a massa fica mole).

Deixa-se levedar e depois trabalha-se de novo a massa, juntando a farinha reservada, para obter a consistência certa.

Deixar levedar de novo e voltar a amassar é o segredo para obter uma massa macia e não quebradiça. Deixar levedar ainda mais uma vez, voltar a amassar e dividir a massa em três partes (ou seja, três futuras pizzas...)sobre um plano de trabalho enfarinhado.

Deixar repousar as três bolas de massa durante um quarto de hora antes de as estender.

Espalmar as bolas com a mão até obter discos; prosseguir com o rolo da massa, voltando os discos de massa 1/4 de volta para que fiquem bem regulares. Fazer rebordo ou não depende do gosto de cada um...

Colocar a massa sobre o tabuleiro e guarnecer segundo o recheio do frigorífico e a imaginação: o belo molho de tomate, cebola às rodelas, pimentos marinados, azeitonas, chourição e cogumelos foram a minha escolha... Sobre estes ingredientes não podia faltar o queijo mozzarella (fui generosa...), um fio de azeite e orégãos, claro!

Noutra ocasião anchovas ou gambas, ou o salmão fumado e as natas serão as vedetas...

maio 18, 2007

Pãezinhos



Apanhei a receita destes pãezinhos num site francês, muito antes de ter a preocupação de guardar o nome da fonte, pois ainda não existia este blog. Por esse motivo não a posso citar, e pelo facto peço desculpa ao autor... A quem também rendo a minha homenagem, porque são muito bons!

Preparei a massa na máquina do pão, que adoro e de que não tenho vergonha nenhuma! Pelo contrário, até tenho duas.

Como sei que temos por cá mais adeptos das MAP, cá vai a receita.

Trata-se de pãezinhos especialmente indicados para os hamburguers, embora eu os tenho comido de outras maneiras... Quem os fizer com esse fim deve salpicá-los com sementes de sésamo, a preceito.

600 grs de farinha
40 g de fermento de padeiro
40 cl de leite
1 ovo batido
30 grs de margarina
1 colher de sobremesa rasa de sal
2 colheres de sopa de sementes de sésamo

Diluir o fermento no leite morno e deixar repousar 10 minutos. Verter na cuba da máquina e juntar a farinha, o sal, o ovo batido e a margarina amolecida. Programar para "massa".
Quando o programa terminar, retirar a massa para um plano de trabalho enfarinhado, estendê-la e cortar em rodelas de + ou - 8cm de diâmetro (eu fiz bolinhas a olho...).
Dispô-las sobre o tabuleiro do forno e deixar levedar até voltarem a dobrar de volume.
Pincelar os pãezinhos com leite e salpicar som as sementes de sésamo (facultativo).
Levar ao forno, bem quente, até estarem cozidos e dourados.

Quem não tiver máquina, pode igualmente fazer os pãezinhos à mão; só terá que lhes dedicar um pouco mais de carinho...