Deixei de lamentar a expulsão de Adão e Eva do Paraíso quando descobri que eles não tinham presunto nem ovos mexidos! (Dorothy Sayers)
Mostrar mensagens com a etiqueta Doces. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Doces. Mostrar todas as mensagens
dezembro 03, 2014
Beijinhos de Sambuca... ou não!
Do novo e apetitoso Nigellisima, os beijinhos de sambuca! Uns sonhos pequeninos e muito leves, que tomam o nome de um licor italiano de sabor anisado, que eu não usei... Na falta usei licor de anis, que não havia de ser por não ter o licor de Sambuca que ia deixar de provar esta pequenas gulodices!
Muito facéis de fazer, como quase todas as receitas deste novo livro de Nigella Lawson, acompanham bem um cafezinho, a qualquer hora :)
A receita dá para uma pequena quantidade de beijinhos, por isso ponderem duplicá-la...
Precisam de:
1 ovo
100g de ricotta
40g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
2 colheres de chá de licor de sambuca (usei anis)
1 colher de chá de raspa de laranja
açucar em pó q.b.
óleo para fritar
Misture bem o ovo com o queijo ricotta até obter uma mistura suave. Junte a farinha peneirada com o fermento, o açucar e a raspa de laranja. Misture bem.
Aqueça o óleo a 180ºC e frite 4 colheradas de massa de cada vez, usando uma colher de sobremesa.
Vire os beijinhos cuidadosamente para dourarem por igual; não deixe o óleo aquecer demasiado, para não queimarem.
Retire da frigideira e deixe escorrer sobre papel de cozinha. Polvilhe com açucar em pó antes de servir, quentinhos!
outubro 29, 2014
Bolo de Azeite e Mel da Beira Baixa ou.... uma boa sugestão para este Natal!
Eu sei que a fotografia não faz jus à DELÍCIA que é este bolo, hímido e de sabor intenso, mas foi o que sobrou para fotografar!... I'm sorry...
A receita veio direitinha do novo Sabores Com Histórias - Alimentos, Preceitos e Mais de 60 Receitas, de D. Maria de Lourdes Modesto.
Li-o todo, de enfiada, como se de um romance se tratasse... É o que faço com todos os livros dela, a que não resisto, e que nunca me desiludem. Parabéns à D. Mª de Lourdes Modesto por mais este!
Vamos então à receita do também chamado Bolo Podre da Beira Baixa. Nunca percebi porque se dá um nome tão feio a uma coisa tão boa; o mesmo acontece no Alentejo, que também tem a sua versão do bolo de azeite e mel. A receita alentejana também vem neste livro, eu escolhi a da minha terra por razões óbvias, embora adore tudo o que é alentejano...
Aqueça o forno a 160ºC. Unte muito bem uma forma grande, de buraco, com manteiga.
Peneire 200g de farinha com 1 colher de chá de fermento e 1/2 colher de chá de canela e reserve.
Bata 8 gemas com 200g de açucar até obter um preparado fofo e volumoso.
Junte 1 chávena de chá mal cheia de mel (usei uma de 2,5dl), 1 chávena de chá de azeite virgem extra e raspa da casca de 1/2 limão.
Por fim junte as 8 claras batidas em castelo, alternando com a mistura de farinha.
Leve a cozer; o meu levou uma hora. Verificar com um fio de esparguete ou um palito, antes de retirar do forno.
Deixar arrefecer ligeiramente antes de desenformar.
Podem juntar algumas nozes em pedacinhos à massa, se gostarem.
outubro 18, 2014
Já experimentaram?... Baba de Camelo cozida
Já fiz muitas vezes baba de camelo, mas nunca tinha experimentado cozida... A sugestão veio do livro lindo da Clara de Sousa, "A Minha Cozinha".
Prepara- se a baba de camelo como habitualmente e reparte-se por pequenos ramequins bem untados com manteiga (os meus são brancos como a neve, mas nesta foto ficaram azuis, vá-se lá saber porquê!...). Levam-se ao forno até subirem e dourarem, como os soufflés. E é natural que, tal como os soufflés, depois de sairem do forno desçam um pouco. Atenção, porque cozem muito rapidamente!
Se os gostos se dividirem aí em casa entre a mousse crua ou cozida, optem por fazer as duas, isto é, cozam apenas metade!
1 lata de leite condensado cozido
4 ovos, claras batidas em castelo
Batem-se as gemas com o leite condensado e envolvem-se depois as claras cuidadosamente nesta mistura. Serve-se tal qual, polvilhada com algumas amêndoas laminadas ou bolacha ralada, se gostarem, ou leva-se ao forno em tacinhas resistentes ao calor, como na foto.
Bom apetite!
setembro 29, 2014
Muffins de Pêra e Amêndoa
A receita destes fofos e lindos muffins de pêra vieram do blog Tartine Jeanne (link aqui ao lado), e foi ligeiramente adaptada por mim, porque tinha amêndoa e não tinha nozes, como pedia a receita original. Seja como for ficaram absolutamente deliciosos, com uma textura que se funde na boca - talvez os melhores muffins de sempre, cá em casa: enquanto não houver outros para os destronar, serão os NUMBER ONE!
São muito simples de preparar, experimentem, com nozes ou amêndoas, e desconfio que sem nenhuma das duas também devem ficar excelentes...
Para 12 bolinhos:
2 pêras descascadas e cortadas em pedaços
75g de nozes partidas (usei amêndoas)
100g de farinha
100g de açucar
100g de manteiga mole
2 ovos
2 pacotinhos de açucar baunilhado (só pûs um)
1 colher de café de aroma de baunilha (não pûs)
1 pacote de fermento em pó
1 pitada de sal (acrescentei por minha conta)
12 caixinhas de papel para forrar as formas
Trabalhar a manteiga com os açucares e o aroma de baunilha (se usarem), juntar os ovos um a um,e incorporar a farinha e o fermento. Misturar apenas até obter massa lisa. Juntar as nozes e os pedaços de pêra e misturá-los delicadamente na massa.
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar as caixinhas nas formas e enchê-las com a massa. levar ao forno por cerca de 15 minutos. Deixar arrefecer antes de servir.
setembro 09, 2014
O "One Pan Cookie"...
Uma deliciosa "bolacha" gigante, para comemorar o regresso da minha sobrinha querida! Prepara-se em minutos e os miúdos adoram!
Do mais fácil de preparar : tudo é feito na própria frigideira, onde também vai ao forno, evitando a loiça para lavar!
Receita daqui (clic!), onde podem ver a preparação passo a passo.
Traduzindo:
110 g de manteiga
1 ou 2 pitadas de flor de sal
1 "cup" (250ml) de açucar amarelo (150 g)
1 ovo
1+ 1/2 "cup" de farinha (210 g) + 1/2 colher de café de fermento em pó
80 g de chocolate picado
1 pequeno punhado de nozes picadas
Pré-aquecer a 180°C.
Começar por torrar um pouco as nozes na frigideira, picá-las grosseiramente e reservar.
Derreter suavemente a manteiga na mesma frigideira, e, fora do lume, juntar o açucar. Misturar tudo com um garfo.
Juntar o ovo (sem o cozer!) e misturar bem.
Incorporar a farinha misturada com o fermento e envolver bem, até obter massa lisa.
Juntar as nozes e o chocolate picado, misturar, alisar e levar ao forno por 15 a 20 minutos. Verificar a cozedura.
Servir às fatias, com uma bola de gelado! Nham...
Derreter suavemente a manteiga na mesma frigideira, e, fora do lume, juntar o açucar. Misturar tudo com um garfo.
Juntar o ovo (sem o cozer!) e misturar bem.
Incorporar a farinha misturada com o fermento e envolver bem, até obter massa lisa.
Juntar as nozes e o chocolate picado, misturar, alisar e levar ao forno por 15 a 20 minutos. Verificar a cozedura.
Servir às fatias, com uma bola de gelado! Nham...
agosto 23, 2014
Muffins para o pequeno almoço (e não só!...)
Uma das coisas mais gratificantes das férias é podermos fazer aquilo de que gostamos, com tempo.
Como ler com calma e minúcia os nossos novos livros de culinária! (se bem que eu escolho todos os dias um para levar comigo para onde quer que vá, mesmo para o trabalho, nem que seja para dar uma vista de olhos na pausa da hora de almoço =).
E foi assim que, folheando o Apetite Saudável (clic!) de Gordon Ramsay, atentei neste muffins, saudáveis e deliciosos! Sinceramente pensei que ficassem mais pesados, mas ficaram realmente fofos e muito saborosos.
Penso que o uso de bananas bem maduras fará toda a diferença no resultado final, para além de ser uma boa forma de as aproveitar quando já não estão muito bonitas por fora....
À saída do forno:
A receita:
1 ovo ligeiramente batido
130g de açucar amarelo + para polvilhar por cima dos bolinhos antes de os levar ao forno
300g de farinha integral
1 pitada de sal
280ml de leitelho (na falta usei um iogurte natural misturado com leite até perfazer os 280ml)
70g de azeite ou manteiga derretida, fria (usei azeite)
200g de mirtilhos (usei cranberries demolhados durante duas horas)
2 bananas grandes bem maduras, esmagadas
1 colher de chá de bicarbonato
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
A preparação é a típica deste tipo de bolinhos: misturam-se os ingredientes secos (farinha, sal, açucar, fermento e bicarbonato), misturam-se os ingredientes líquidos (bananas, ovo, azeite e leitelho) e juntam-se ambas as preparações.
Por fim acrescentam-se os mirtilhos ou, como no meu caso, os cranberries.
Verte-se a massa em formas de queques, polvilham-se com um pouco mais de açucar, e cozem-se os bolinhos a 180ºC até dourarem ligeiramente. Convém verificar a cozedura com um palito.
maio 06, 2014
Bolinho, bolinho, bolinho! ... de chocolate
Já sei, estão fartos de bolos de chocolate.... Não? andamos todos à procura DO bolo de chocolate?
Então olhem, este foi talvez o melhor bolo de chocolate que fiz nos últimos tempos! D-e-l-i-c-i-o-s-o, digo-vos eu! A foto é do derradeiro pedacinho que havia antes de desaparecer por completo.
A receita é de uma das revistas Continente e chama-se bolo de chocolate em camadas, se bem que eu não fiz camadas nenhumas, mas vou deixar a receita completa, para quem quiser torná-lo ainda mais apetecível!
Para o bolo:
120g de manteiga
120g de chocolate para culinária
350g de açucar (usei apenas 300g)
250g de farinha
1 iogurte grego natural
2 ovos
1 chávena de café expresso
1 colhar de café de bicarbontao
1 pitada de sal
Cobertura e recheio:
"Crème Fraîche" batida com açucar em pó
geleia de frutos silvestres
frutos vermelhos para decorar
Derrete-se o chocolate com a manteiga e reserva-se. Mistura-se o açucar, a farinha, o bicarbonato e o sal. Adicionam-se o iogurte e os ovos, o café, e o chocolate derretido.
Leva-se a forno médio, em forma bem untada, fundo forrado com papel vegetal, e coze por 30 a 40 minutos.
Deixa-se arrefecer antes de desenformar.
Quem quiser pode então cortá-lo em 3 partes, barrar com geleia de frutos silvestres e cobrir com crème fraîche batida com açucar. Decorar com morangos, framboesas, mirtilos, etc.
março 28, 2014
Haja Paciência!...
Haja paciência para esperar por um novo post neste blog!... Será que ainda por cá passa alguém?
Bom, para os persistentes, cá vai uma receita de Pão de Maçã e Avelãs, da Mafalda Pinto Leite, do seu "Cozinha Para Quem Não Tem Tempo". Fi-lo no Dia do Pai, para acompanhar um cházinho à noite, tomado em família. Muito saboroso, pouco doce, fez as nossas delícias!
A receita pede para se cozer o bolo em forma de bolo inglês ou pão de forma, mas eu optei por uma forma redonda normal, sem buraco.
Pois então cá vai:
1 chávena de avelãs sem pele, torradas (ou avelã moída)
3 maçãs descascadas e sem caroço
2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
1 chávena de açucar amarelo
100g de manteiga sem sal derretida
1/3 chávena de leite
1 ovo batido
2 colheres de sopa de compota de laranja amarga (usei geleia de marmelo)
Manteiga para untar
Pré-aqueçam o forno a 180ºC. Preparem a forma, untando com manteiga e polvilhando com farinha.
Se usarem avelãs inteiras reduzam-nas a migalhas. Ralem 2 das maçãs e cortem a 3ª em fatias finas, para decorar.
Peneire a farinha com o fermento para uma tigela, adicione a avelã e o açucar e misture. Bata a manteiga derretida com o ovo e junte à mistura de farinha, juntamente com as maçãs raladas. Use uma colher de pau para misturar.
Deite a massa na forma preparada e alise com uma colher, para nivelar. Decore com as fatias de maçã reservadas. Pincele com manteiga derretida.
Leve ao forno e coza durante 20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Aqueça ligeiramente a compota e pincele a parte de cima do bolo com ela. Deixe arrefecer o bolo por completo, corte em fatias e sirva.
Excelente para o pequeno almoço!
Bom, para os persistentes, cá vai uma receita de Pão de Maçã e Avelãs, da Mafalda Pinto Leite, do seu "Cozinha Para Quem Não Tem Tempo". Fi-lo no Dia do Pai, para acompanhar um cházinho à noite, tomado em família. Muito saboroso, pouco doce, fez as nossas delícias!
Pois então cá vai:
1 chávena de avelãs sem pele, torradas (ou avelã moída)
3 maçãs descascadas e sem caroço
2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
1 chávena de açucar amarelo
100g de manteiga sem sal derretida
1/3 chávena de leite
1 ovo batido
2 colheres de sopa de compota de laranja amarga (usei geleia de marmelo)
Manteiga para untar
Pré-aqueçam o forno a 180ºC. Preparem a forma, untando com manteiga e polvilhando com farinha.
Se usarem avelãs inteiras reduzam-nas a migalhas. Ralem 2 das maçãs e cortem a 3ª em fatias finas, para decorar.
Peneire a farinha com o fermento para uma tigela, adicione a avelã e o açucar e misture. Bata a manteiga derretida com o ovo e junte à mistura de farinha, juntamente com as maçãs raladas. Use uma colher de pau para misturar.
Deite a massa na forma preparada e alise com uma colher, para nivelar. Decore com as fatias de maçã reservadas. Pincele com manteiga derretida.
Leve ao forno e coza durante 20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Aqueça ligeiramente a compota e pincele a parte de cima do bolo com ela. Deixe arrefecer o bolo por completo, corte em fatias e sirva.
Excelente para o pequeno almoço!
janeiro 08, 2014
O Bolo de Bolacha da Clara...
Todos os anos faço um bolo para acompanhar o Champagne e comemorarmos a chegada do Ano Novo.
Este ano a escolha recaiu sobre o bolo de bolacha do A Minha Cozinha (clic!), da Clara de Sousa.
Bastante mais simples de preparar que o tradicional, nada lhe fica a dever em textura e sabor. Aliás, acho-o mais leve e prefiro-o.
Aqui fica a receita, mas aconselho vivamente a comprarem este livro, que é encantador.
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas
Bolacha maria q.b.
Café forte q.b.
Bater as natas bem frias até ficarem firmes, juntar o leite condensado e envolver bem. Fazer o café.
Para facilitar o trabalho e a apresentação final do bolo, colocar um aro sobre o prato de serviço.
Fazer camada alternadas de bolacha embebida no café, bem forte, e de creme, terminando com este último.
Levar ao frio durante 3 horas no mínimo. Para desenformar passar uma faca à volta do aro, para soltar o bolo.
Antes de servir decorar a gosto; eu cobri simplesmente com bolacha-maria ralada. Nham, nham!
Bastante mais simples de preparar que o tradicional, nada lhe fica a dever em textura e sabor. Aliás, acho-o mais leve e prefiro-o.
Aqui fica a receita, mas aconselho vivamente a comprarem este livro, que é encantador.
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas
Bolacha maria q.b.
Café forte q.b.
Bater as natas bem frias até ficarem firmes, juntar o leite condensado e envolver bem. Fazer o café.
Para facilitar o trabalho e a apresentação final do bolo, colocar um aro sobre o prato de serviço.
Fazer camada alternadas de bolacha embebida no café, bem forte, e de creme, terminando com este último.
Levar ao frio durante 3 horas no mínimo. Para desenformar passar uma faca à volta do aro, para soltar o bolo.
Antes de servir decorar a gosto; eu cobri simplesmente com bolacha-maria ralada. Nham, nham!
dezembro 31, 2013
Bolo de Amêndoa e Gila e...boas entradas em 2014!
Na realidade fiz este bolo no Natal, é delicioso!
Deixo como sugestão para as festas de fim de ano, pois é daqueles que fazem um vistaço e não dão trabalho nenhum ;) A consistência e sabor lembram o toucinho do céu, embora não lhe possa chamar assim, para não ofender os puritanos...
Forrei a forma com papel vegetal, que ficou um pouco enrugado, daí aquele "buraquito" que se vê na foto.
É impossível falhar este bolo:
Pré-aqueçam o forno a 180ºC.
Preparem a forma, untando-a com manteiga, forrando com papel vegetal e voltando a untar. Polvilhem com farinha.
Na tigela da batedeira misturem com uma vara de arames 250g de açucar amarelo com 6 ovos inteiros. Juntem 150g de doce de gila e misturem de novo. Acrescentem 250g de amêndoa moída, sem pele. Vertam na forma previamente preparada e levem ao forno por 45 minutos.
Deixem arrefecer antes de desenformar e polvilhem com açucar em pó. É só assim, fácil, fácil!
dezembro 12, 2013
Queques com doce de framboesa e côco
Para a massa:
(a medida é o copo do iogurte)
4 ovos
1 iogurte natural
1 copo de óleo
2 copos de açucar
2 copos de farinha
1 copo de côco ralado
1 colher de chá de fermento em pó
doce de framboesa, ou outro a gosto, q.b.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Separar as gemas dos ovos das claras e bater estas em castelo.
Bater muito bem as gemas com o açucar; juntar o iogurte, o óleo, a farinha misturada com o fermento e o côco ralado, alternando os sólidos e os líquidos. Juntar as claras em castelo, envolvendo com cuidado, para não "partir" as claras.
Dividir a massa pelas forminhas e colocar uma colher de café de doce no topo (tem tendência a afundar) .
Levar ao forno. Atenção que cozem rapidamente!
Depois de cozidos pincelar com geleia e rolar os bolinhos em côco ralado.
Lindos, não ficam?...
dezembro 09, 2013
Sonhos de Abóbora - uma receita para o Natal que se avizinha!
O mal de termos 200.000 livros de culinária, 100.000 blocos e 50.000 cadernos de receitas é que, quando precisamos de uma receita específica, às vezes não nos lembramos em que livro, bloco ou caderno está...
Com parte de uma linda abóbora mogango cozida e escorrida desde a véspera, eu queria a receita dos sonhos (ou velhoses) de abóbora que fiz no ano passado, e que foram tão apreciados por todos! Mas não a encontrei... e então improvisei. O resultado foram aquelas coisinhas fofas da foto acima :)
Às vezes improvisar compensa... Aventurem-se!
250g de abóbora cozida e muito bem escorrida, desfeita (deixei a minha a escorrer na véspera à noite)
270g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento seco granulado (para pão)
3 colheres de sopa de açúcar
raspa de 1/2 limão
1 colher de sopa de aguardente ou vinho do Porto
sal q.b.
3 ovos
Juntei e misturei todos os ingredientes com a batedeira eléctrica, cobri a tigela com película aderente e reservei na cozinha, em local ameno, até que duplicou de volume.
Depois foi só pôr óleo abundante a aquecer e, quando atingiu a temperatura ideal, fritar a massa às colheradas.
Não se deve aquecer excessivamente o óleo, para dar tempo aos sonhos de crescerem e cozerem bem por dentro. A massa deve ser colocada na frigideira com cuidado, para que fiquem redondinhos e sem aquelas pontas inestéticas provocadas pelos pingos de massa.
À saída passam-se por açúcar misturado com canela a gosto, ou mergulham-se numa calda de açúcar fraca, aromatizada a gosto, com pau de canela ou casca de limão ou laranja, por exemplo.
Nota: Já encontrei a receita do ano passado, também muito prática, por ser feita apenas com fermento em pó e não necessitar de tempo de repouso.
junho 17, 2013
Mousse de lima, ou Mousse à Paraty
Leve, fresca e aromática!
Ainda do Pelo Mundo Com Os Tachos.
Misturar 6 iogurtes gregos, naturais, com 1/2 copo de iogurte de cachaça, 1/2 copo do iogurte de sumo de lima e 2 colheres de sopa de açucar mascavado.
Dissolver 2 folhas de gelatina numa colher de sopa de água, no microondas. Juntar à mistura de iogurte e deixar solidificar no frigorífico durante pelo menos 4 horas.
Servir bem frio, polvilhada com raspa de lima.
Nota: A foto é a do livro. Da minha mousse nem foto sobrou...
maio 07, 2013
Bolo de Doce de Leite
Mais um bolinho confeccionado em casa para festejarmos um aniversário em família. Amanteigado e delicioso!
A receita veio daqui, do lindo Technicolor Kitchen, só precisam de ir lá anotá-la!
Bons cozinhados =)
março 13, 2013
Bolo de Amênda e Pêra, para a Páscoa!
Amêndoas combinam com Páscoa, verdade? E então se forem usadas num bolinho macio, untuoso, daqueles que se derretem na boca? Melhor ainda!
Então, aqui têm uma receita deliciosa, de um bolo de amêndoas e pêra, que acompanhado por uma bola de gelado ou creme mascarpone com vinho Marsala e laranja, constitui uma sobremesa perfeita.
Do lindo 200 Receitas Pratos Italianos, de Marina Filippelli
125g de manteiga sem sal + para untar
125g de açucar
2 ovos grandes ligeiramente batidos
50g de farinha peneirada
100g de amêndoa ralada (farinha de amêndoa)
1/2 colher de chá de fermento em pó
3 pêras maduras sem pele nem sementes, partidas ao meio
50g de amêndoa laminada (não tinha, usei palitada)
Açucar em pó, para polvilhar o bolo
Ligue o forno e regule para 190ºC.
Bata em creme a manteiga com o açucar; junte os ovos gradualmente, alternando com um pouco de farinha, se vir que o creme vai talhar.
Adicione a farinha restante, a amêndoa ralada e o fermento, envolvendo cuidadosamente. Verrta numa forma de 20cm de diâmetro (o bolinho é relativamente pequeno, mas suficiente para 8 pessoas) e alise a superfície.
Disponha as pêras sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido durante 25 minutos.
Deixe arrefecer na forma antes de desenformar. Polvilhe com açucar em pó e, se desejar, sirva com uma bola de gelado, ou o seguinte creme:
Creme de queijo mascarpone, marsala e laranja
Misture a raspa da casca de 1 laranja e 2 colheres de sopa de sumo da mesma com 2 colheres de sopa de vinho Marsala doce e 100g de queijo mascarpone. Adoce a gosto com açucar em pó.
março 05, 2013
Bolo-Pudim de Côco
Lembram-se do livro da Anabela Almeida de que já vos falei por aqui? (O banner está no fim desta página!). Pois esta é uma das receitas deliciosas e económicas que lá podem encontrar.
Numa tigela grande juntem:
4 ovos
1 lata de leite condensado
3 dl de leite comum
100g de côco ralado
Batam apenas o suficiente para misturar bem os ingredientes. Vertam numa forma untada com margarina e levem ao forno bem quente (200ºC) durante cerca de 40 minutos. Verifiquem a cozedura com um palito ou, se como eu se cotumam queimar quando usam um objecto tão pequeno, um fio de esparguete crú. Se sair limpo, está o bolo cozido.
Simples, não é?
Desenformem depois de frio, para não partir. Fica com o aspecto de um pudim, e como diz a autora e eu confirmo, é delicioso.
Nota: Eu polvilhei o pudim com um pouco de côco ralado ligeiramente torrado na frigideira.
janeiro 21, 2013
O prometido...
O prometido é devido, por isso cá vai (com grande atraso!) a receita da minha tarte de frutos vermelhos.
Apesar do aspecto voluptuoso, é muito simples:
Comecem por por 8 folhas de gelatina (grandes) de molho em água bem fria.
Façam a calda de frutos vermelhos:
1/2 pacote de frutos vermelhos congelados
Açucar a gosto (usei 4 colheres de sopa)
Levem os ingredientes ao lume num tachinho, até obter uma espécie de compota; quando arrefece engrossa mais um pouco.
Para a base da tarte:
Usei um pacote de bolachas digestivas, que moí no robot de cozinha
com duas colheres de sopa de manteiga. Se necessário acrescentem uma colher de sopa de água fria.
Verti e apertei esta mistura arenosa no fundo de uma forma de mola, vincando bem as arestas.
O creme:
No liquidificador coloquei:
1 1/2 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
3 iogurtes gregos
Misturar tudo e juntar a gelatina, previamente escorrida e derretida no microondas com uma colher de sopa de água.
Verter este creme sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico até prender.
Quando o creme estiver firme, cobrir com o doce de frutos vermelhos e conservar no frio, ou servir em seguida.
Espero que gostem!
Apesar do aspecto voluptuoso, é muito simples:
Comecem por por 8 folhas de gelatina (grandes) de molho em água bem fria.
Façam a calda de frutos vermelhos:
1/2 pacote de frutos vermelhos congelados
Açucar a gosto (usei 4 colheres de sopa)
Levem os ingredientes ao lume num tachinho, até obter uma espécie de compota; quando arrefece engrossa mais um pouco.
Para a base da tarte:
Usei um pacote de bolachas digestivas, que moí no robot de cozinha
com duas colheres de sopa de manteiga. Se necessário acrescentem uma colher de sopa de água fria.
Verti e apertei esta mistura arenosa no fundo de uma forma de mola, vincando bem as arestas.
O creme:
No liquidificador coloquei:
1 1/2 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
3 iogurtes gregos
Misturar tudo e juntar a gelatina, previamente escorrida e derretida no microondas com uma colher de sopa de água.
Verter este creme sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico até prender.
Quando o creme estiver firme, cobrir com o doce de frutos vermelhos e conservar no frio, ou servir em seguida.
Espero que gostem!
dezembro 06, 2012
Broas de Mel
Tinha esta receita bem guardada, à espera da ocasião propícia para a confeccionar. É do Outras Comidas, blog fabuloso que dispensa apresentações.
Tal como aconteceu com outras receitas daquele blog, as broinhas não desiludiram, e vêm mesmo a calhar nesta época natalícia: por um lado são deliciosas e têm um ar festivo, por outro lado a receita presta-se também a possíveis aproveitamentos após as Festas!
As minhas broinhas estalaram um pouco; da próxima vez vou tentar evitar este problema. Talvez reduzindo a quantidade de bolos farinhados? ...
Encontram a receita aqui, com o habitual passo-a-passo do Luís, sempre tão elucidativo!
outubro 13, 2012
Pão de tâmaras, nozes e linhaça
Do maravilhoso Apetite Saudável, de Gordon Ramsay. D-E-L-I-C-I-O-S-O!
Não tinha sementes de linhaça, pelo que usei sementes de girassol. Super fácil de fazer, foi muito apreciado ao pequeno almoço cá em casa.
Com esta receita obtém-se um belo pãozinho de 900g.
Preparativos:
-ligar o forno a 170ºC
-untar uma forma para pão ou bolo inglês, de preferência anti-aderente.
1ª mistura - numa panelinha levar a lume brando :
-50g de manteiga sem sal cortada em cubos
-250g de tâmaras picadas
-2 colheres de sopa de melaço (ou mel; foi o que eu usei)
- 250ml de água
Deixe arrefecer.
2ª mistura - numa tigela grande coloque:
-250g de farinha sem fermento
-250g de farinha integral
-1/2 colher de chá de sal
-125g de açucar mascavado claro
-2 colheres de chá de fermento em pó
Faça uma covinha no centro e junte 2 ovos ligeiramente batidos, 1 colher de chá de extracto de baunilha e o preparado da panela. Envolva bem sem bater, e acrescente 50g de nozes picadas e 30g de sementes de linhaça.
Coloque na forma preparada e leve ao forno durante 1 hora. Faça o teste do palito antes de retirar o pão do forno.
Comemo-lo morno no dia em que saiu do forno, e ligeiramente torrado, com doce ou queijo, nos dias seguintes :)
agosto 07, 2012
Bolo de ameixas invertido (down side up!)
Adorei! Servi-o ontem no jantar de família, com uma bola de gelado.
Inspirei-me em vários dos vossos posts, onde usaram as abundantes ameixas de verão nos vossos bolos, e fiz assim:
Usando o meu copinho de 200ml:
Fiz um "buttermilk" caseiro, com 1 copo de leite à temperatura ambiente, misturado com uma colher de sumo de limão. Quando talhou, juntei-lhe 3 ovos e um copo de óleo mal cheio. Misturei com o batedor de varas.
Numa tigela coloquei 2 copos e meio de açucar, 1 copo de farinha de avelãs e 1 copo de farinha com fermento.
Juntei a mistura líquida aos secos e misturei tudo rapidamente, à maneira dos muffins.
Untei uma forma lisa com óleo, forrei-lhe o fundo com papel vegetal e cobri com açucar demerara. Por cima do açucar coloquei meias ameixas sem caroço, parte cortada para baixo. Polvilhei com mais açucar e uma pitada de canela.
Por cima verti a massa do bolo, e levei ao forno a 180ºC durante 35 minutos.
Depois de cozido deixei arrefecer ligeiramente sobre uma grelha, e depois desenformei para o prato de serviço. Milagrosamente o papel vegetal ficou logo colado à forma, e o bolo com o aspecto que vêem na foto, nem foi preciso descolar o papel...
Nota: A acidez das ameixas persiste no bolo, por isso escolham ameixas firmes, mas madurinhas!
Subscrever:
Mensagens (Atom)




